Alexandre Fontes da Fonseca

>    Chips em Cérebros: o que diz o Espiritismo

Artigos, teses e publicações

Alexandre Fontes da Fonseca
>    Chips em Cérebros: o que diz o Espiritismo

 

O jornal O Estado de São Paulo, no dia 21 de Março de 2004, dedicou uma página inteira à uma reportagem sobre o professor titular de Neurobiologia da Duke University, Carolina do Norte, Prof. Miguel Nicolelis, brasileiro radicado nos EUA.

Em artigos científicos recentes [1,2], o Prof. Nicolelis apresentou alguns resultados de uma pesquisa extraordinária com a implantação de chips em cérebros de macacos. Esses chips permitem que o cérebro do animal controle dispositivos eletro-mecânicos a distância. Essas pesquisas certamente possuem implicações para o tratamento e, talvez, cura de pessoas que sofrem de algum tipo de paralisia. Veremos que essas pesquisas são de interesse espírita, analisando os seus limites diante do conhecimento da existência do espírito.

O Prof. Nicolelis e sua equipe desenvolveram um sistema que converte impulsos cerebrais em sinais elétricos que são interpretados e analisados por computador. Em artigo publicado em 2003 [2], o experimento com macacos foi realizado mostrando que é possível obter e registrar os pulsos cerebrais relacionados ao comportamento. Vários chips foram implantados em regiões específicas do cérebro registrando, ao mesmo tempo, os impulsos cerebrais e emitindo outros pulsos de acordo com o experimento. Em [1], Nicolelis afirma que não apenas é possível obter informação sobre como o conjunto de neurônios codificam os sinais para a execução de uma determinada tarefa, como mover as mãos, mas também é possível ao cérebro se adaptar ao novo “implante”. Se os chips estiverem ligados a um computador que “interpreta” e converte os sinais cerebrais em sinais elétricos apropriados ao movimento de um robô, o indivíduo pode aprender a mover e controlar esse robô como se ele fosse parte de seu corpo.


Figura 1: Esquema representativo do experimento realizado com macacos pelo Prof. Nicolelis. Um chip implantado no cérebro é conectado a um computador que interpreta os impulsos cerebrais e os converte em sinais de controle para um robô. Veja o texto para maiores detalhes.


O Prof. Nicolelis, na reportagem do jornal O Estado de São Paulo, explica como isso seria possível: “você compra um carro novinho e, por algum tempo, não se sente à vontade ao volante, mas após alguns dias a plasticidade cerebral faz com que ele pareça parte de você.” Isso significa que o cérebro, com o exercício, se adapta ao novo implante cerebral e, por conseguinte, ao robô que pode servir como braço, mãos ou pernas mecânicas auxiliares.

Apesar de que, à primeira vista, essas pesquisas parecerem reforçar teses materialistas sobre a vida, para nós espíritas, que temos a certeza da existência e sobrevivência da alma, essas pesquisas mostram a grande versatilidade do instrumento chamado cérebro além de nos oferecer uma grande analogia para a influência do espírito sobre o corpo físico.

O ponto principal é que essas pesquisas não dizem nada a respeito da origem, fonte ou causa inicial dos impulsos cerebrais. O primeiro impulso dentro do cérebro é conseqüência da influência do espírito que é, por isso, responsável por seus atos e pensamentos, conferindo ao indivíduo sua identidade particular, não determinada pelo corpo físico
[3].

Vejamos o que dizem Kardec e os Espíritos [4]:

369. O livre exercício das faculdades da alma está subordinado ao desenvolvimento dos órgãos?
“Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma, manifestação que se acha subordinada ao desenvolvimento e ao grau de perfeição dos órgãos, como a excelência de um trabalho o está à da ferramenta própria à sua execução.”

370. Da influência dos órgãos se pode inferir a existência de uma relação entre o desenvolvimento dos do cérebro e o das faculdades morais e intelectuais?
“Não confundais o efeito com a causa. O Espírito dispõe sempre das faculdades que lhe são próprias. Ora, não são os órgãos que dão as faculdades, e sim estas que impulsionam o desenvolvimento dos órgãos.”

a) - Dever-se-á deduzir daí que a diversidade das aptidões entre os homens deriva unicamente do estado do Espírito?
“O termo - unicamente - não exprime com toda a exatidão o que ocorre. O princípio dessa diversidade reside nas qualidades do Espírito, que pode ser mais ou menos adiantado. Cumpre, porém, se leve em conta a influência da matéria, que mais ou menos lhe cerceia o exercício de suas faculdades.” (Grifos nossos).
Comentário de Kardec: Encarnado, traz o Espírito certas predisposições e, se se admitir que a cada uma corresponda no cérebro um órgão, o desenvolvimento desses órgãos será efeito e não causa. Se nos órgãos estivesse o princípio das faculdades, o homem seria máquina sem livrearbítrio e sem a responsabilidade de seus atos. (...)

Percebe-se pelas respostas dos espíritos às questões 369 e 370 que a causa dos impulsos cerebrais que levam o indivíduo a realizar um ato ou pensamento reside no espírito. O desenvolvimento e o grau de perfeição dos órgãos do corpo físico impõem um limite à completa manifestação das faculdades do espírito.

É interessante verificar que os resultados das pesquisas do Prof. Nicolelis confirmam as seguintes palavras de Kardec: “Se nos órgãos estivesse o princípio das faculdades, o homem seria máquina sem livre-arbítrio e sem a responsabilidade de seus atos”. O robô ligado ao cérebro do indivíduo, via um chip implantado no mesmo, não tem livre-arbítrio para se movimentar sozinho. Se uma pessoa desavisada chegar ao laboratório do Prof. Nicolelis e olhar o robô fazendo alguma atividade, ele vai achar que o robô está vivo. Mas sabemos que o comando vindo do indivíduo é que faz o robô se movimentar. É exatamente nesse sentido que se deve entender as palavras de Kardec com relação ao espírito. Os orgãos sozinhos não possuem livre-arbítrio e isso significa que eles obedecem a ordem que vém do espírito. O perispírito, em interação com o cérebro e o sistema nervoso, é responsável pela “ponte” entre o princípio inteligente do universo, essência da vida, e a sua manifestação no mundo material, o corpo físico. Ambos, o perispírito e o cérebro, são elementos oriundos do princípio material. Assim como o chip e o computador, no experimento do Prof. Nicolelis, são elementos intermediários imprescindíveis, o perispírito em contato com o cérebro é imprescindível para que o espírito controle seu corpo e atue no mundo material.


Figura 2: Esquema representando o papel intermediário do Perispírito entre o espírito e o corpo físico. Essa ligação é possível graças a existência do Perispírito e do desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso.

Essas pesquisas abrem campo para algumas conjecturas espíritas. Como a intensidade de energia necessária para a interação cérebro-chip é pequena, podemos imaginar que com a ajuda dos fluidos animalizados de um médium de efeitos físicos, seria possível a um espírito desencarnado controlar os movimentos de um robô utilizando os recursos tecnológicos análogos aos que o Prof. Nicolelis desenvolveu e utilizou em suas pesquisas.

Uma outra questão que só o futuro responderá é se a capacidade de adaptação do cérebro ao chip é uma característica do espírito ou puramente a versatilidade do cérebro. Arrisco dizer que a capacidade do espírito deve ter um papel fundamental para o processo. Mas em ciência, a opinião de um cientista é apenas o ponto de partida. Somente os trabalhos de pesquisa futuras irão responder com segurança essa questão. Abririam essas experiências do Prof. Nicolelis, uma “brecha” para demonstrarmos a existência de “algo” além da matéria? O passo inicial está dado. O mais difícil aguarda o esforço dos pesquisadores.

Concluimos com uma prece de agradecimento ao Criador por permitir que a inteligência humana possa ir vencendo barreiras para o desenvolvimento de novas formas de tratamento de doenças e limitações humanas.



O autor é “post-doc” no Instituto de Física da USP e membro do Conselho Editorial do Boletim do GEAE (http://www.geae.inf.br)


Referências


[1] M. A. L. Nicolelis, Brain-machine interfaces to restore motor function and probe neural circuits, 2003, Nature Reviews Neuroscience 4, pp. 417-422.

[2] M. A. L. Nicolelis, D. Dimitrov, J. M. Carmena, R. Crist, G. Lehew, J. D. Kralik and S. P. Wise, Chronic, multisite, multielectrode recordings in macaque monkeys, 2003, Proceedings of the Nationa Academy of Sciences of USA 100, pp. 11041-11046.

[3] A. F. da Fonseca, O Genoma Humano e a Identidade dos Espíritos, 2004, Revista Internacional de Espiritismo 12, Janeiro, p. 624.

[4] A. Kardec, O Livro dos Espíritos, FEB, 76a. Edição (1995).


Fonte: Revista Internacional de Espiritismo - Fevereiro/2005





topo

 

Visitem também o Jornal de Estudos Espíritas (JEE), editado por Alexandre Fontes da Fonseca
       -   https://sites.google.com/site/jeespiritas

Leiam outros artigos de Alexandre Fontes da Fonseca


>  Alguns comentários sobre Física Quântica e Espiritismo
>  Aliança entre Ciência e Religião: Uma Contribuição da Matemática

>  Amai-vos e instruí-vos: estudando Ciência
>  Análise Científica da Teoria da Apometria
>  Análise de 'A Teoria Corpuscular do Espírito' e 'Psi quântico
>  Aniversário do Desencarne de Kardec: como comemorar?
>  A atualidade do termo “fluido” no Espiritismo
>  Caos, complexidade e a influência dos espíritos sobre os fenômenos da natureza
>  Caráter Progressivo do Espiritismo versus Responsabilidade do Movimento Espírita: Dúvidas e Solução
>  Carne: comer ou não comer? Eis a questão sob a luz da Doutrina Espírita
>  A Ciência em busca da verdadeira felicidade
>  Ciência e Espiritismo: um alerta de Allan Kardec e André Luiz
>  Controvérsias, contradições e polêmicas: um paralelo entre a Ciência e o Espiritismo
>  Chips em Cérebros: o que diz o Espiritismo
>  O Cientista, a pulga e Kardec
>  Como se ver livre da Obsessão?
>  Como o Espiritismo contribui para a Sociedade?
>  Considerações sobre a Ressonância "Shumann"
>  Cura Quântica
>  Curas: pomadas e cremes de origem mediúnica sob a luz do Espiritismo
>  Das Simetrias da Natureza às leis Morais
>  Duplo etérico: conceito espírita ou não?
>  É correto falar magnetismo?
>  Em Busca dos Mecanismos da Mediunidade
>  Ensaio teórico sobre afinidade no Espiritismo
>  Estaria o Espiritismo ultrapassado?... Ou muito na frente?
>  O Espiritismo e a Universidade: condições necessárias mas não suficientes
>  Explicando conceitos espíritas em Mecanismos da Mediunidade parte I: analogia com raios gama
>  Explicando conceitos espíritas em Mecanismos da Mediunidade parte II: analogia com circuitos elétricos
>  Evocação direta de Espíritos: quatro condições necessárias para fazê-la com um fim sério
>  Evocação no Movimento Espírita: quem disse que não há?
>  A Fábula dos Três Porquinhos e o Estudo do Espiritismo
>  Fé Raciocinada: Segundo Jesus, a Maior Fé!
>  Fenômeno de transporte: Bozzano, Zöllner, a Física e o Espiritismo
>  Física Quântica e Espiritismo : Um Alerta!
>  O Fluido Cósmico Universal e as Teorias Cosmológicas
>  Fluidos espirituais obedecem aos passes longitudinal e transversal?
>  Fluidos, Perispírito e as Manifestações Espirituais
>  O Genoma Humano e a Identidade do Espírito
>  O homem que questionou Jesus
>  Homenagem aos 150 anos do Espiritismo: uma análise matemática do Método do Controle Universal do Ensino dos Espíritos
>  Homenagem aos 156 anos (1857-2013) do Espiritismo: uma análise matemática do Controle Universal do Ensino dos Espíritos
>  A Importância do "Instruí-vos"
> A incoerência doutrinária das técnicas no passe
>  O “insight” pertence ao cérebro ou ao Espírito?
>  Jesus: Amor e Inteligência
>  Jogo do Ultimato e o Progresso da Humanidade
>  Magnetismo ou Espiritismo? Parte I: A excelência teórica do Espiritismo
>  Magnetismo ou Espiritismo? Parte II: Reflexões em torno da palavra magnetismo no movimento espírita
>  Matéria e Energia Escura: não são o Fluido Universal
>  Mecanismos da Mediunidade segundo o Espiritismo
>  Os mecanismos do auxílio a Espíritos sofredores através do diálogo fraterno - Parte 1
>  Os mecanismos do auxílio a Espíritos sofredores através do diálogo fraterno - Parte II: o papel dos médiuns   
>  Os mecanismos do auxílio a Espíritos sofredores através do diálogo fraterno - Parte III - o papel dos elementos de sustentação
>  "Mensagem" dos Cristais de Água: Cientificamente NÃO Comprovado
>  O Natal na Codificação Espírita
>  A obra "A Física da Alma" e o Espiritismo
>  Opinião do espírita no movimento espírita
>  Parábola do Semeador: Revisitando Reflexões sobre o “Semeador”
>  O Pensamento é matéria? É quântico?
>  Permanentes Mudanças e Permanência
>  Pesquisa Espírita e Espiritualista
>  Pesquisas e documentos inéditos de Allan Kardec. Como vamos lidar com isso?
>  A Pureza Doutrinária e a Ciência
>  O que é Apometria e diferenças entre ela e o Espiritismo
>  O que é que o Espiritismo tem... que os outros não tem?
>  O que seria Pureza Doutrinária segundo o Espiritismo?
>  Reflexões sobre a validade das técnicas de passes segundo a Doutrina Espírita
>  Sobre Caboclos e Pretos Velhos
>  A Temática Espírita na Atualidade - entrevista
>  A Transmissão do Pensamento é um Fenômeno Não-Local?
>  Um ensaio sobre matéria e energia
>  Um ensaio teórico sobre a estabilidade de grandes construções espirituais
>  Uma análise científica de algumas afirmações de A Grande Síntese, de Pietro Ubaldi
>  Uma explicação alternativa, espírita e científica, para a concepção do corpo material de Jesus em Maria ainda virgem
>  Uma Hipótese para a Autoridade da Doutrina Espírita Ser Explicada em O Evangelho Segundo o Espiritismo e Não em Outra Obra
>  Unificação espírita segundo Kardec, o modelo de unificação da Ciência e uma proposta de unificação para o movimento espírita
>  Viagem no tempo: uma restrição espírita

Curso de Ciência e Espiritismo :
>   1 - Introdução e Conceito de Ciência
>   2 - O Método científico e um pouco mais sobre ciência
>   3 - A Ciência Espírita e a divulgação dos trabalhos científicos
>   4 - Tópicos de pesquisa multidisciplinar entre algumas Ciências e o Espiritismo - O método de análise por pares
>  5 - Contribuições da Matemática : Periódicos espíritas
>  6 - Física e Espiritismo I : propriedades da matéria - A diferença entre livros e artigos
>  7 - Física e Espiritismo II : energia e matéria. Referências científicas na pesquisa espírita
>  8 - Física e Espiritismo III : Análise dos Fenômenos Espíritas. Exemplos de pesquisas com valor científico
>  9 - Física e Espiritismo IV : Fenômenos espíritas: Clássicos ou quânticos?
>  10 - Física e Espiritismo V : Deus, Espírito e Função de onda
>  11 - Comprovação científica versus característica científica
>  12 - Física e Espiritismo : considerações finais
>  13 - O Espiritismo e a Universidade
>  14 - O que é um Projeto de Pesquisa ?
>  15 - Exemplo de Projeto de Pesquisa Espírita
>  16 - O Estudo e a orientação no trabalho de pesquisa espírita
>  17 - O Laboratório da Pesquisa Espírita
>  18 - Conclusões Finais

> Curso de Ciência e Espiritismo - texto completo em word

Artigos com co-autoria:

Alexandre Fontes da Fonseca; Ademir Xavier Jr.,
> Um Diálogo Fraterno sobre Ciência & Espiritismo

Alexandre Fontes da Fonseca; Alvaro Vannucci
> Embriões congelados: espíritos ligados por até 12 Anos

Alexandre Fontes da Fonseca; Andrea Laporte
> Os centros de força não são conceitos espíritas

Alexandre Fontes da Fonseca; Antonio Cunha Leite Lacerda; CristianoTorchi
> Reflexões Críticas sobre o Perispírito e sua Influência na Formação e Manutenção do Corpo Físico

Alexandre Fontes da Fonseca; Leonardo Marmo Moreira
>    As Barreiras vibratórias e suas consequências para a programação reencarnatória
>    Reencarnação e suas evidências científicas: trabalhos acadêmicos de Erlendur Haraldsson e correlações doutrinárias

Alexandre Fontes da Fonseca; Marise Simões
>   Instinto: inteligência de origem divina na matéria

 



topo


Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :