Espiritualidade e Sociedade



Pedro Camilo de Figueirêdo

>   André Luiz Peixinho

Artigos, teses e publicações

Pedro Camilo
>   André Luiz Peixinho



André Luiz Peixinho

 

Em 02 de abril 2024

 

 

Foi na tarde (para mim, já noite) do dia 30 de março de 2024 que Marcos Melo, um caro amigo da época de juventude espírita, trouxe-me a notícia da desencarnação de André Luiz Peixinho.

Médico, psicólogo, filósofo, professor e empresário, dentre outras tantas atividades que bem indicam sua versatilidade e sua inteligência invulgar, André Peixinho dedicou sua vida à causa do bem, atuando em diversas frentes sociais, sobretudo na educação e na assistência social.

A notícia de sua desencarnação suscitou em mim, nos últimos dias, uma série de recordações dos momentos em que tivemos nossos caminhos interseccionados. Não fomos amigos, no sentido próprio do termo, mas tive, com ele, interações importantes para minha formação humana e que não posso deixar de reconhecer.

O primeiro registro de memória que tenho de Peixinho (em Serrinha ele é chamado de André, e logo adiante digo o porquê) data do carnaval de 1998, na Confraternização de Juventudes Espíritas da Bahia (Conjeb) de Jequié. À época, eu contava 16 anos, aquela era a minha primeira Conjeb e atuava como monitor de uma turma de outros jovens “mais jovens” do que eu, ao lado de duas pessoas queridas: Washington Bacelar e Manoel. Lá pelas tantas, uma das jovens da sala, ao levantar-se do chão, deu com a cabeça numa janela e desmaiou. Peixinho, que estava lá e próximo ao local, foi socorrê-la, e pude acompanhá-lo até à enfermaria improvisada, onde observei os cuidados e as atenções que teve com a garota.

A partir dali, em outros tantos momentos pude estar em sua presença, fosse em suas falas públicas, fosse nas reuniões do Departamento de Infância e Juventude (DIJ) da Federação Espírita do Estado da Bahia (Feeb), tornando-me admirador de sua acuidade intelectual.

Em 1999, no âmbito do Projeto Hólon (que se tornou uma entidade sem fins lucrativos naquele mesmo ano, em 13 de março), ele coordenou uma ação que visava oportunizar, a vestibulandos de baixa renda, o acesso a um cursinho pré-vestibular. A Sociedade Hólon estabeleceu uma parceria com o Curso Exato, que funcionava no bairro da Pituba, em Salvador, a partir da qual cada estudante pagava 30% do valor da mensalidade e dedicava algumas horas semanais de trabalho voluntário junto à Feeb. Aqueles que nem mesmo tinham condição de pagar esse percentual (era cerca de R$ 30,00, numa época em que o salário-mínimo era de R$ 136,00) eram subvencionados pela Sociedade Hólon (leia-se, pelo próprio Peixinho), o que possibilitou que muitos jovens tivessem acesso à universidade e hoje, mais qualificados, desfrutem de uma vida melhor. Eu, embora só tenha efetivamente passado no vestibular em 2000, fui um dos jovens acolhidos por esse projeto.

Em 2002, conheci e tornei-me amigo de Elzio Ferreira de Souza, a quem o movimento espírita baiano deve os anos mais fecundos de gestão da livraria da Casa de Petitinga (sede histórica da Feeb), um verdadeiro ponto de encontro da cultura espírita da Bahia. Elzio, que durante muitos anos atuou como promotor de justiça no interior da Bahia, foi amigo muito próximo de Aristóteles Peixinho, médium e liderança espírita singular da cidade de Serrinha, pai de André. Lembro-me de Elzio contanto as incríveis histórias mediúnicas de Peixinho (o pai, Aristóteles, que era assim chamado por toda a gente) e do tom de respeito e carinho com que se referia a André (o filho, pois que era assim chamado por toda a gente) que, ao fim, tornou-se mais conhecido do que pai.

Um dos traços mais marcantes da personalidade de André Peixinho, ao lado da inteligência, era a generosidade. Além das ações sociais promovidas pela Sociedade Hólon, ele ajudava financeiramente a pessoas e instituições, como a Mansão do Caminho, as Obras Sociais Irmã Dulce e a própria Feeb. Aliás, muitas vezes ouvi pessoas que o acusavam de ter “invadido” o espaço da sede da Feeb no Iguatemi com as atividades da Sociedade Hólon, sem saberem que esse foi um meio usado por ele para manter o espaço (que é imenso e ficava ocioso durante a maior parte do tempo) em funcionamento, justificando, sobretudo, a ajuda financeira que saía de seu próprio bolso para garantir a manutenção daquela estrutura.

Ainda no âmbito do movimento espírita, Peixinho financiava grande parte dos ônibus que levavam os jovens para as Conjebs e outros encontros no interior do estado, além de muitas vezes assumir os custos que extrapolavam a receita desses eventos.

Sou testemunha do quanto ele ajudou financeiramente a diversas pessoas, especialmente um determinado projeto espírita do Sudeste que atravessou momentos financeiros muito difíceis. Peixinho não só financiou ações desse projeto, como ajudou diretamente a uma de suas lideranças, durante meses.

Além de ter sido beneficiado, eu mesmo, por essa generosidade, no projeto pré-vestibular, em outras duas circunstâncias ele foi especialmente atencioso e acolhedor comigo.

Em 2003, quando lancei a primeira edição do livro YVONNE PEREIRA: UMA HEROÍNA SILENCIOSA, ele, que foi apresentado à obra por Elzio, durante o congresso espírita estadual daquele mesmo ano, fez questão de levar-me diante de toda a plateia do Auditório Iemanjá, do antigo Centro de Convenções da Bahia, apresentando-me e à obra, dizendo estas palavras de que nunca esqueci: “Vejam, eu levei não sei quantos anos para escrever minha tese, e ele, um rapaz com essa idade [22 anos], escreveu um livro tão importante”.

Já em 2008, quando nos encontramos num evento na Feeb, ele, sabendo que eu já estava formado em Direito e já era advogado, chamou-me a um canto e disse: “Olha, você não gostaria de abrir uma frente de atuação jurídica junto à Sociedade Hólon?”. Com outros tantos jovens recém-formados ele fez algo parecido, para ajudar a impulsioná-los em suas carreiras. Expliquei a ele que, desde o ano anterior, eu ocupava um cargo de diretor de presídio junto à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do estado, não sendo possível assumir aquele compromisso, o que ele escutou com viva satisfação, parabenizando-me, para depois dizer: “Pois saiba que as portas estão abertas; a hora que você quiser, o espaço é seu”.

Muitas outras vezes nos encontramos, seja na Bahia, seja em Campina Grande, na Paraíba, e ainda teria outras histórias a contar dessas muitas intersecções que tivemos ao longo de mais de duas décadas no movimento espírita, mas penso, André Peixinho, que o que aqui vai dito expressa um pouco do reconhecimento e da gratidão que você merece.

Que nesses novos caminhos – para você, não tão novos assim –, você, ao lado de Aristóteles, Elzio, Petitinga e de tantos outros, continue firme e ativo como sempre foi, pondo sua inteligência e sua generosidade a serviço do bem.

Até um dia!

Coimbra, 2 de abril de 2024.

 

 

Fonte: https://blog.lachatre.com.br/2024/04/andre-luiz-peixinho.html

 

 

 

Pedro Camilo (Salvador/BA)
Pedro Camilo de Figueirêdo é doutorando em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, mestre em Direito Público e professor universitário. Expositor espírita desde os 16 anos, já proferiu palestras e seminários em diversas cidades do Brasil e em Portugal. Entre livros espíritas, jurídicos, antologias poéticas e obras organizadas, já publicou e participou de mais de 30 livros, além de contribuir com artigos para diversos periódicos espíritas. No trabalho como editor, é responsável pelas publicações da Editora Mente Aberta e da Lachâtre. Tem pesquisado, há mais de 20 anos, a vida e a obra da médium Yvonne do Amaral Pereira, sobre quem já publicou 5 (cinco) livros.

 

 

 

 

Leiam de Pedro Camilo Figueiredo

seta dupla verde claro direita  André Luiz Peixinho
seta dupla verde claro direita  Até breve, querido amigo, Jáder Sampaio
seta dupla verde claro direita  Chico Xavier não foi - E não é - Santo!
seta dupla verde claro direita  Chico Xavier, sua sexualidade e sua possível reencarnação como Kardec

seta dupla verde claro direita  O Espírita, a Crítica e a Divergência
seta dupla verde claro direita  Espíritas, o que estamos comunicando
seta dupla verde claro direita  Espiritismo, movimento espírita, política e eleições
seta dupla verde claro direita  Espiritismo em xeque: em torno da reportagem da BBC Brasil sobre a visão espírita do suicídio
seta dupla verde claro direita  O espiritismo não deve ser utilizado para justificar escolhas partidárias, nem para legitimar candidaturas ou propostas/planos de governo
seta dupla verde claro direita  Festas Juninas e venda de bebidas alcoólicas pelas Casas Espíritas
seta dupla verde claro direita  Luiz Antônio Gasparetto: Breve Reflexão
seta dupla verde claro direita  Minha Experiência com Hermínio Miranda
seta dupla verde claro direita  Simplesmente, cansei!
seta dupla verde claro direita  Umbandização da prática mediúnica espírita?

 

 

 

 

Visitem o blog de Jáder Sampaio:

>   Espiritismo Comentado - http://espiritismocomentado.blogspot.com.br

Leiam outros textos de Jáder Sampaio:

>  Ação social espírita no século XXI
>  Allan Kardec advoga uma certeza instintiva da existência de Deus?
>  Allan Kardec e o Islamismo
>  Allan Kardec e os diferentes espíritas
>  Alma, Espíritos e espírito: qual a diferença para Allan Kardec?
>  André Luiz : Cruz ou Chagas
>  Apocalipse Gnóstico de Paulo de Tarso e a Reencarnação (O)
>  Astrid Sayegh - entrevista por Jáder Sampaio
>  As bases científicas do espiritismo por Delanne
>  Boicote na Casa Espírita
>  Caçadores de Bruxas
>  O Caráter do Conhecimento Espírita
>  Carlos Imbassahy e a jovem médium Aurora
>  As Cartas Psicografadas de Chico Xavier
>  Carlos Alvarado escreve sobre possibilidades de estudos de transe mediúnico
>  A Casa de Chico Xavier
>  O Chico dos Pobres
>  Chico Xavier e Roberto Muskat
>  A Ciência como empreendimento coletivo
>  Cientista norte-americana escreve sobre passes e desobssessão no Brasil
>  Cinco Espíritos escrevem por dois médiuns: Chico Xavier e Divaldo Franco
>  Com o Chico no cinema
>  Como estudar Hermínio Miranda no Centro Espírita?
>  Como foi e vem sendo construído o Movimento Espírita no Estado de São Paulo?
>  Como foi Escrito “O Livro dos Espíritos”?
>  Como foi fundada a Federação Espírita Brasileira?
>  Comunicabilidade dos Espíritos é uma premissa metafísica no Espiritismo? (A)
>  Construção da Psicologia Espírita (A)
>  Convênios de Creches Espíritas com o Poder Público
>  Criptestesia de Charles Richet e a Hipnose (A)
>  Cristão: uma viagem no tempo, uma pergunta à própria alma
>  Curiosa ligação de uma médium de Pernambuco com uma instituição de São Bernardo do Campo (A)
>  Darwin, Deísta; Kardec, Cristão-Espírita
>  Delanne : pesquisador de Espiritismo
>  Deolindo Amorim conhece Carlos Imbassahy
>  Deus criou o vírus da Covid-19?
>  Devem os Centros Espíritas Manter Creches?
>  As Diferentes reuniões públicas, de Estudo e de formação dos trabalhadores espíritas
>  Os dois conceitos de natureza em Allan Kardec
>  Duas concepções de Deus na Bíblia: A Torá e a Epístola aos Gálatas
>  Educação Espírita da Criança
>  EIDÔLON ou Sombra: em busca da ideia de Perispírito na Grécia Antiga
>  Encontrando Jesus a partir da análise dos Evangelhos
>  A Experiência religiosa afeta o cérebro?
>  Espiritismo: Ciência Natural ou Filosofia?
>  Espiritismo: crença compartilhada ou doutrina filosófica?
>  Espiritismo é a Verdade Absoluta?
>  Espiritismo e Totalitarismo: História do Espiritismo na Hungria
>  Espiritismo, Misticismo, Sentimento Religioso e Positivismo: uma resposa de Léon Denis
>  O Espiritismo é uma fé raciocinada?
>  O Espiritismo na Áustria
>  Espiritismo na Universidade?
>  Espiritismo na Zona Rural Fluminense
>  Espiritismo ou espiritismo?
>  Estudo sem Conteúdo
>  Estupro de menor e aborto - que pensar?
>  Éthos, Sincretismo e Identidade do Espiritismo Brasileiro
>  Flammarion : um astrônomo diante do mundo dos Espíritos
>  O Gênio céltico : traduzida a obra mais polêmica de Léon Denis
>  Grupo da Fraternidade Irmã Ló
>  Há milagres
>  Há um século e meio - Viagem espírita de 1862
>  Herculano Pires, Ernest Renan e Charles Guignebert
>  A Humildade de Deolindo Amorim
>  A Importância do vínculo psicológico na evangelização de crianças de comunidades
>  Iniciativas Brasileiras e Francesas de preservação da Memória Espírita
>  O Insight de Allan Kardec
>  Interrupção temporária da mediunidade
>  As Irmãs Fox, Conan Doyle e o Espiritismo Brasileiro
>  Isolamento de Grupos nos Centro Espírita
>  Judeus e Helenistas no Cristianismo Nascente em Jerusalém
>  Kardec, a Alma do mundo e o Panteísmo
>  Kardec e Husserl: um anacronismo?
>  Kardec e o ensino moral de base cristã
>  Kardec, o filme na sala de aula
>  Lammenais, a Religião e Allan Kardec
>  Letargia e Catalepsia
>  A LIHPE, a Universidade e o Movimento Espírita
>  O Livro dos Médiuns: esse desconhecido
>  Livros, tablets, downloads e pirataria: uma conversa necessária e cultura em uma organização do terceiro setor
>  O Médium de Jerônimo de Praga estudou o Cristianismo
>  Mediunidade no Laboratório (A)
>  Mediunidade: pesquisa e história
>  Mediunidade e Tipos Psicológicos
>  Mediunidade Intuitiva
>  Os Mensageiros
>  Meu filho deve ir para a Mocidade antes do tempo?
>  Muitos resultados negativos na análise de cartas psicografadas por médiuns brasileiros
>  Museu Histórico, Museus Espíritas
>  Nos Bastidores da Obsessão e "O Céu e o Inferno"
>  Origem da restrição às evocações de espíritos no Brasil
>  Orígenes, Reencarnacionista Cristão?
>  A Páscoa e os espíritas
>  Pedro, Tu me Amas?
>  Pequenas editoras, Grandes autores
>  A Pesquisa Qualitativa Entre a Fenomenologia e o Empirismo-Formal
>  Pesquisadores norte-americanos estudam médiuns - Julie Beischel (PhD) e Gary Schawrtz (PhD) publicaram na revista Explore, os resultados de uma pesquisa com médiuns de base experimental
>  Por que acreditamos em reencarnação?
>  Por que os espíritos apresentam-se trajados para os médiuns?
>  A Prática de Aborto afeta a saúde mental da mulher?
>  Prece diminui enxaqueca?
>  O Problema da Territorialização das Sociedades Espíritas
>  Os Profetas entre os Judeus, os Cristãos e os Espíritas
>  Projeto concernente ao Espiritismo
>  Proposta de Associações Municipais de Creches Espíritas
>  Provação, Prova, Expiação e Missão
>  Quais são as diferenças entre "O Evangelho Segundo João" e os três evangelhos sinóticos?
>  Qual a diferença entre Medicina Alternativa e Medicina Complementar?
>  Que devemos conservar e o que devemos mudar nas casas espíritas?
>  Que é Medianímico? (O)
>  Que é Monomania, termo psiquiátrico empregado por Allan Kardec? (O)
>  Que é Metapsíquica? (O)
>  Que é a Terceira Parte da nossa reunião mediúnica (O)
>  Que tipos de conhecimento compõem a obra de Allan Kardec?
>  Que são questões filosóficas? A Vida (O)
>  Que um Papel Kraft tem a ver com Deus? (O)
>  Quem é O Sal da Terra?
>  Quem é o próximo?
>  Quem foi Alfred Russel Wallace?
>  "Quem foi Jesus" é encenado em Belo Horizonte
>  A questão de Deus: Kardec, Tomás de Aquino e John Duns Scotus
>  Reencarnação na França antes de Kardec
>  A Religião e a Modernidade
>  Religião pode ser boa para a saúde mental?
>  Resenha do livro O Espiritismo, uma nova filosofia, de Maurice Lachâtre: entre Kardec, o anarquismo e o socialismo do século XIX
>  Reuniões mediúnicas à distância: psicografar ou não?
>  Sensações dos Médiuns
>  Schemata
>  Sinais de nascença em "A Tragédia de Santa Maria"
>  Sobre o conceito de Espírito
>  Sofrimento e mecanismos de defesa de voluntários
>  Solstício e o Natal (O)
>  A Teoria da Presciência exposta por Allan Kardec
>  Tertuliano e os Cristãos do Segundo Século
>  Textos Cristãos nos tempos de Paulo de Tarso, segundo Emmanuel (Os)
>  Texto Evangélico contém mitos? (O)?
>  Trabalhadores, Frequentadores ou Assistidos?
>  Os Trabalhadores da Vinha
>  Trajetória da "Sociedade Anônima" segundo Simoni Privato - Século XIX
>  Transição: uma visão racional
>  Tratamento "Espiritual" em mulheres com Artrite reumatoite na Dinamarca
>  Tratamento Espiritual (Healing) beneficia pacientes com sintomas crônicos?
>  Tratamentos semelhantes ao Passe e à Prece: Palavras que permitem acessar pesquisas científicas
>  Três Diferentes Tipos de Pesquisas sobre a Mediunidade
>  Um estudo compreensivo sobre a psicografia
>  Um Novo Velho Grande Livro : "Mesopotâmia: luz na noite do tempo", do Espírito Josepho
>  Um pouco mais sobre Deísmo
>  Uma análise de 91 estudos de diferentes formas de tratamentos espirituais
>  Uma dissertação de Mestrado sobre a Epístola de Paulo aos Coríntios
>  Uma História de Amélie Gabrielle Boudet
>  Uma pesquisa contemporânea sobre mesas girantes
>  União Espírita Mineira publica cobertura completa do 14º ENLHIPE
>  Vamos?
>  Vidência e Clarividência : uma revisão dos conceitos na literatura espírita, metapsíquica e parapsicológica
>  Visão do Jeus Histórico de Reimarus ante o Jesus como Espírito superior de Allan Kardec (A)
>  Voluntários: um estudo sobre a motivação de pessoas e cultura em uma organização do terceiro setor
>  Yvonne e o Ambiente Metaetérico
>  Yvonne, as Irmãs de Sion e os detalhes de suas narrativas
>  Yvonne A. Pereira e seus livros

 

Vejam também:

Alina Gomide Vasconcelos; Jáder dos Reis Sampaio; Elizabeth Nascimento
>  PMK: Medidas válidas para a predição do desempenho no trabalho?

Pedro Camilo de Figueirêdo
> Até breve, querido amigo, Jáder Sampaio

 


>   voltar para a página inicial


 

 


topo