Principais cidades visitadas por Kardec em 1862
Com as cartas de Kardec talvez possamos
ter uma noção mais próxima de algumas decisões
que ele tomou quando adotou o pseudônimo e o encargo de estruturar
os ensinos dos espíritos.
Depois de ler e reler durante anos a
obra dele, há mais de uma década me chamou a atenção
o texto publicado na Revista Espírita em dezembro de 1863 (Período
de luta), no qual ele propõe uma sequência de períodos
para o espiritismo, que ele se encontra no período de luta e
que ele entrará no período religioso. Em abril do ano
seguinte Kardec publica “O evangelho segundo o espiritismo”,
sua obra mais influente e mais vendida no Brasil.
Um dos fatores para essa decisão
parece-me ser o chamado “auto de fé” de Barcelona.
Mais do que divulgar a doutrina na Espanha, ele tem um significado simbólico.
Até a queima dos livros espíritas em praça pública,
a linha de pensamento de Kardec era a de que o espiritismo não
seria uma religião, que cada espírita teria a sua, e que,
como o conhecimento espírita era uma ciência e uma filosofia,
ele contribuiria com o avanço das religiões e sua relação
com o mundo das ciências, muito debilitada na França de
sua época. A partir do auto de fé ele percebe que o caminho
dos espíritas não seria o da aceitação pelos
núcleos religiosos então estabelecidos.
Hoje penso que há mais um fator
a se considerar. As viagens espíritas que ele fez nos anos anteriores
ao texto Período de luta.
O cristianismo na França do século
19 foi muito fustigado pelo iluminismo e pelas ciências, por consequência,
pela literatura, mas continuava sendo uma espécie de referência
moral que regia as relações sociais e influenciava as
leis. A educação, tão cara a Kardec, tinha em sua
tessitura uma enormidade de instituições cristãs,
que não conseguiram ser substituídas pelo ensino leigo,
senão no final do século 19, quando se criou o ensino
público leigo.
Bem ou mal, os professores religiosos
trabalhavam a moral cristã com seus alunos. Seja qual for sua
orientação pedagógica, eles seriam uma “segunda
linha” a mostrar às crianças e jovens uma série
de valores. Na época de Kardec, as ideias do ensino leigo avançavam,
e aos poucos, a ética e a moral eram condenadas ao interior das
igrejas e ao seio da família.
Em 1860-1862, Kardec, que já
se correspondia com espíritas de diversos lugares da França
e do mundo ocidental, aceita os convites para fazer viagens de divulgação
do espiritismo. Os leitores de suas obras queriam conhecê-lo e
ouvir orientações para seus núcleos recém-formados.
Se me permitem fazer uma hipótese,
penso que esse contato pessoal de Kardec com os grupos, e a hostilidade
das religiões cristãs (umas mais, outras menos) com o
espiritismo, fez com que ele pensasse em formalizar melhor a questão
da ética e da moral. Se as igrejas não acolhiam os espíritas
em seu seio, através dos mecanismos de estigmatização
dos livros espíritas e dos que se aproximavam de seus núcleos,
seria importante que os núcleos espíritas desenvolvessem
também um ensino moral, derivado da ética cristã
e das reflexões feitas a partir das consequências dos atos
praticados em vida após a morte, obtidos pacientemente com a
análise dos relatos dos espíritos.
Penso que o contato direto com os espíritas
de toda a França, a percepção mais próxima
de suas dificuldades, suas lutas, e talvez até de sua intimidade
familiar influenciou o professor a entalhar um de seus mais luminosos
brilhantes. Ele se deteve no ensino moral de Jesus, comentado à
luz dos ensinos espíritas, e consolidou nas sociedades espíritas
uma preocupação com a vida terrena, que não mais
poderia ser delegada apenas à família, às igrejas
e às escolas. Depois disso, os espíritas se preocupariam
muito mais com a caridade e com a fraternidade, pensariam em instituições
para acolher as pessoas vulneráveis e em outras ações
sociais para o socorro do que hoje chamamos pessoas em situação
de vulnerabilidade. O espiritismo refletiria ainda mais detidamente
as relações entre as pessoas encarnadas, os deveres de
família e muitos outros temas ligados à vida cotidiana.
O espiritismo deixa de privilegiar a elaboração intelectual
e científica dos fenômenos e dos ensinos espirituais, e
dá atenção destacada ao convite de Cárita,
que passeava pelas periferias de Paris e convocava as pessoas ao trabalho
voluntário contra a fome, o frio e a ignorância.
Em fevereiro de 1862, Kardec comunica
(Revista Espírita) que havia feito uma subscrição
em favor dos operários de Lyon que passavam por alguma "aflição".
Enviou 500 francos e publicou uma mensagem do espírito Cárita
de agradecimento aos espíritas franceses que apoiaram a iniciativa.
É apenas, como diria o escriba,
uma “hipótese de trabalho”. Quem sabe a correspondência
nova que está sendo trazida à luz nos traga mais elementos
para refletir sobre ela?
Fonte:
https://espiritismocomentado.blogspot.com/2020/10/kardec-e-o-ensino-moral-de-base-crista.html?spref=fb
—
Visitem o blog de Jáder Sampaio:
> Espiritismo Comentado - http://espiritismocomentado.blogspot.com.br
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