Jáder Sampaio

>    
Que devemos conservar e o que devemos mudar nas casas espíritas?

Artigos, teses e publicações

Jáder Sampaio
>    Que devemos conservar e o que devemos mudar nas casas espíritas?

 

 


Um dos grandes desafios de qualquer doutrina desenvolvida em um determinado momento no tempo está em identificar o que é essencial e contínuo do que é passageiro e mutável. Outro, é saber perceber o que é próprio de uma localidade geográfica e o que é comum a todas.

Essas são importantes fontes de conflitos entre dirigentes de diferentes casas espíritas, ou de estados brasileiros ou até de confederações internacionais. O que pode ser feito de forma diferente, sem comprometer a qualidade e a coerência doutrinária e o que não poderia?

Logo na chegada do Espiritismo ao Brasil, já na primeira publicação brasileira feita em O echo d’além-túmulo, o autor, Luiz Olympio Telles de Menezes, não via diferença entre o Catolicismo e o Espiritismo. Assim que a notícia chegou à França de Desliens, secretário de Kardec, ele se sentiu obrigado a discordar elegantemente na Revue Spirite, uma vez que o Espiritismo era incompatível em diversos pontos com o Catolicismo, seja empregando a razão, a observação ou a interpretação das mensagens dos Espíritos. Eram doutrinas com pontos em comum, mas com inúmeras divergências. Com o tempo, o Espiritismo no Brasil se modificou e se aproximou mais do projeto de Allan Kardec, passou a valorizá-lo e a distinguir o pensamento espírita do pensamento católico. O Brasil deixou de ser um país oficialmente católico e o Estado Brasileiro tornou-se laico.

Do ponto de vista das organizações, Rivail conhecia bem as instituições que formavam a Universidade Imperial da França, que englobavam desde a educação de crianças na primeira infância até o ensino superior. Na época havia institutos e academias de pesquisa, a bem dizer associações de cientistas interessados em alguma área de conhecimento, que se reuniam em períodos pré-fixados para compartilhar descobertas, debater pontos diversos anunciar publicações, entre outros objetivos. Bem possivelmente esse era o tipo de instituição que serviu de base para a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas por Allan Kardec. No Brasil da mesma época, havia apenas faculdades isoladas, que vieram sendo fundadas desde a vinda da família real de Portugal ao Brasil. As elites enviavam anteriormente seus filhos para estudar na metrópole portuguesa e o ensino continuava ligado à Igreja Católica, de forma geral, que se tornou a grande referência de organização no Brasil.

Na história do movimento espírita brasileiro, portanto, houve grande influência da Igreja no Espiritismo, exceção da homeopatia e das ligações de muitos espíritas com a Maçonaria, entre outros pontos diversos. Quanto mais se estudava os livros de Kardec, maior era a influência da filosofia, a percepção das diferenças, o desejo de se construir uma ciência espírita e de se mostrar relevante para a sociedade brasileira, o que foi um dos fatores que deu origem à complexa rede de ações sociais feita pelos espíritas.

Um centro espírita no início do século 20 se assemelhava a uma igreja, obviamente sem a quantidade imensa de ritos e sem uma hierarquia similar de controle dos centros espíritas. Houve um esforço associativo e de aproximação das práticas nas casas espíritas que culminou nos esforços da chamada unificação, muito defendida por Bezerra de Menezes e pela Federação Espírita Brasileira.

As Universidades começaram a se formar nas primeiras décadas do século 20, e as instituições de fomento à pesquisa se desenvolveram a partir dos anos 1950 na sociedade brasileira, ganhando recursos substantivos de estado para a realização da pesquisa a partir da década de 1970. Foi nessa época que se formou o eixo ensino, pesquisa e extensão, como diretrizes básicas nas universidades, que se tornaram em algo maior que instituições de ensino, formada exclusivamente por professores, mas também em espaços de produção do conhecimento, contando com pesquisadores e técnicos para a aplicação do conhecimento na sociedade, contando com as atividades de extensão.

Essa nova mentalidade organizacional tem chegado ao movimento espírita brasileiro, que mais que ensinar a doutrina de Kardec, tem se envolvido aos poucos na interlocução entre conhecimento acadêmico e conhecimento espírita, vem acompanhando as mudanças na universidade, tem se preocupado com a construção do conhecimento espírita, com a reflexão das inúmeras práticas (mediúnica, de ação social, de saúde, entre outras) frente ao avanço das ciências. A complexidade das áreas de conhecimento e os anos de formação necessários para se entender os temas, têm incentivado a criação de organizações espíritas dedicadas a uma área determinada do conhecimento, como direito, educação, psicologia, medicina, entre outras.

Graças à cultura espírita de estudo e reflexão com os instrumentos da razão e das ciências, muitos espíritas têm assumido cargos em Universidades, seja de professores ou pesquisadores. Ao desenvolverem suas habilidades de produção de conhecimento, sentem-se interessados em aplicar essas competências no avanço da doutrina. É claro que há muitas pessoas despreparadas que ficam nos limites inferiores das analogias, apenas, às vezes com compreensões equivocadas das novas construções teóricas por lhes faltar base na respectiva área de conhecimento. Estes, sem querer, acabam contribuindo para o descrédito da doutrina junto aos que efetivamente conhecem as teorias e aplicações que eles julgam dominar.

As mudanças sociais, que não necessariamente podem ser vistas como progressos, e que às vezes são nada mais que experiências sociais, são talvez as que mais demandam o cuidado e a reflexão das lideranças espíritas. O que eram apenas costumes de época e o que são costumes da época atual, fadados à mudança futura? O que devemos aceitar, o que devemos incorporar, o que devemos mudar nos centros espíritas? O que é uma consequência do materialismo na sociedade, de uma mentalidade individualista e de acumulação de bens, e o que veio para tornar nossas vidas mais confortáveis e que já atingiu um enorme segmento da sociedade brasileira, alterando algumas características das casas espíritas? Que novidades são incoerentes com a ética espírita, e que novidades são novos recursos para o estudo, a divulgação e a aplicação do espiritismo na sociedade moderna? Essas são algumas questões que devemos enfrentar com serenidade e ouvir a experiência dos colegas dirigentes com atenção, antes que se tornem fontes de conflitos nos centros espíritas.

 

 

Jáder Sampaio é psicólogo, doutor em administração, tradutor
e escritor espírita, pesquisador e membro da Liga de Pesquisadores
do Espiritismo

 

 

Fonte: https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2023/01/DE193.pdf

 

 

 

 

Visitem o blog de Jáder Sampaio:

>   Espiritismo Comentado - http://espiritismocomentado.blogspot.com.br

Leiam outros textos de Jáder Sampaio:

>  Ação social espírita no século XXI
>  Allan Kardec advoga uma certeza instintiva da existência de Deus?
>  Allan Kardec e o Islamismo
>  Allan Kardec e os diferentes espíritas
>  Alma, Espíritos e espírito: qual a diferença para Allan Kardec?
>  André Luiz : Cruz ou Chagas
>  Apocalipse Gnóstico de Paulo de Tarso e a Reencarnação (O)
>  Astrid Sayegh - entrevista por Jáder Sampaio
>  As bases científicas do espiritismo por Delanne
>  Boicote na Casa Espírita
>  Caçadores de Bruxas
>  O Caráter do Conhecimento Espírita
>  Carlos Imbassahy e a jovem médium Aurora
>  As Cartas Psicografadas de Chico Xavier
>  Carlos Alvarado escreve sobre possibilidades de estudos de transe mediúnico
>  A Casa de Chico Xavier
>  O Chico dos Pobres
>  Chico Xavier e Roberto Muskat
>  A Ciência como empreendimento coletivo
>  Cientista norte-americana escreve sobre passes e desobssessão no Brasil
>  Cinco Espíritos escrevem por dois médiuns: Chico Xavier e Divaldo Franco
>  Com o Chico no cinema
>  Como estudar Hermínio Miranda no Centro Espírita?
>  Como foi e vem sendo construído o Movimento Espírita no Estado de São Paulo?
>  Como foi Escrito “O Livro dos Espíritos”?
>  Como foi fundada a Federação Espírita Brasileira?
>  Comunicabilidade dos Espíritos é uma premissa metafísica no Espiritismo? (A)
>  Construção da Psicologia Espírita (A)
>  Convênios de Creches Espíritas com o Poder Público
>  Criptestesia de Charles Richet e a Hipnose (A)
>  Cristão: uma viagem no tempo, uma pergunta à própria alma
>  Curiosa ligação de uma médium de Pernambuco com uma instituição de São Bernardo do Campo (A)
>  Darwin, Deísta; Kardec, Cristão-Espírita
>  Delanne : pesquisador de Espiritismo
>  Deolindo Amorim conhece Carlos Imbassahy
>  Deus criou o vírus da Covid-19?
>  Devem os Centros Espíritas Manter Creches?
>  As Diferentes reuniões públicas, de Estudo e de formação dos trabalhadores espíritas
>  Os dois conceitos de natureza em Allan Kardec
>  Duas concepções de Deus na Bíblia: A Torá e a Epístola aos Gálatas
>  Educação Espírita da Criança
>  EIDÔLON ou Sombra: em busca da ideia de Perispírito na Grécia Antiga
>  Encontrando Jesus a partir da análise dos Evangelhos
>  A Experiência religiosa afeta o cérebro?
>  Espiritismo: Ciência Natural ou Filosofia?
>  Espiritismo: crença compartilhada ou doutrina filosófica?
>  Espiritismo é a Verdade Absoluta?
>  Espiritismo e Totalitarismo: História do Espiritismo na Hungria
>  Espiritismo, Misticismo, Sentimento Religioso e Positivismo: uma resposa de Léon Denis
>  O Espiritismo é uma fé raciocinada?
>  O Espiritismo na Áustria
>  Espiritismo na Universidade?
>  Espiritismo na Zona Rural Fluminense
>  Espiritismo ou espiritismo?
>  Estudo sem Conteúdo
>  Estupro de menor e aborto - que pensar?
>  Éthos, Sincretismo e Identidade do Espiritismo Brasileiro
>  Flammarion : um astrônomo diante do mundo dos Espíritos
>  O Gênio céltico : traduzida a obra mais polêmica de Léon Denis
>  Grupo da Fraternidade Irmã Ló
>  Há milagres
>  Há um século e meio - Viagem espírita de 1862
>  Herculano Pires, Ernest Renan e Charles Guignebert
>  A Humildade de Deolindo Amorim
>  A Importância do vínculo psicológico na evangelização de crianças de comunidades
>  Iniciativas Brasileiras e Francesas de preservação da Memória Espírita
>  O Insight de Allan Kardec
>  Interrupção temporária da mediunidade
>  As Irmãs Fox, Conan Doyle e o Espiritismo Brasileiro
>  Isolamento de Grupos nos Centro Espírita
>  Judeus e Helenistas no Cristianismo Nascente em Jerusalém
>  Kardec, a Alma do mundo e o Panteísmo
>  Kardec e Husserl: um anacronismo?
>  Kardec e o ensino moral de base cristã
>  Kardec, o filme na sala de aula
>  Lammenais, a Religião e Allan Kardec
>  Letargia e Catalepsia
>  A LIHPE, a Universidade e o Movimento Espírita
>  O Livro dos Médiuns: esse desconhecido
>  Livros, tablets, downloads e pirataria: uma conversa necessária e cultura em uma organização do terceiro setor
>  O Médium de Jerônimo de Praga estudou o Cristianismo
>  Mediunidade no Laboratório (A)
>  Mediunidade: pesquisa e história
>  Mediunidade e Tipos Psicológicos
>  Mediunidade Intuitiva
>  Os Mensageiros
>  Meu filho deve ir para a Mocidade antes do tempo?
>  Muitos resultados negativos na análise de cartas psicografadas por médiuns brasileiros
>  Museu Histórico, Museus Espíritas
>  Nos Bastidores da Obsessão e "O Céu e o Inferno"
>  Origem da restrição às evocações de espíritos no Brasil
>  Orígenes, Reencarnacionista Cristão?
>  A Páscoa e os espíritas
>  Pedro, Tu me Amas?
>  Pequenas editoras, Grandes autores
>  A Pesquisa Qualitativa Entre a Fenomenologia e o Empirismo-Formal
>  Pesquisadores norte-americanos estudam médiuns - Julie Beischel (PhD) e Gary Schawrtz (PhD) publicaram na revista Explore, os resultados de uma pesquisa com médiuns de base experimental
>  Por que acreditamos em reencarnação?
>  Por que os espíritos apresentam-se trajados para os médiuns?
>  A Prática de Aborto afeta a saúde mental da mulher?
>  Prece diminui enxaqueca?
>  O Problema da Territorialização das Sociedades Espíritas
>  Os Profetas entre os Judeus, os Cristãos e os Espíritas
>  Projeto concernente ao Espiritismo
>  Proposta de Associações Municipais de Creches Espíritas
>  Provação, Prova, Expiação e Missão
>  Quais são as diferenças entre "O Evangelho Segundo João" e os três evangelhos sinóticos?
>  Qual a diferença entre Medicina Alternativa e Medicina Complementar?
>  Que devemos conservar e o que devemos mudar nas casas espíritas?
>  Que é Medianímico? (O)
>  Que é Monomania, termo psiquiátrico empregado por Allan Kardec? (O)
>  Que é Metapsíquica? (O)
>  Que é a Terceira Parte da nossa reunião mediúnica (O)
>  Que tipos de conhecimento compõem a obra de Allan Kardec?
>  Que são questões filosóficas? A Vida (O)
>  Que um Papel Kraft tem a ver com Deus? (O)
>  Quem é O Sal da Terra?
>  Quem é o próximo?
>  Quem foi Alfred Russel Wallace?
>  "Quem foi Jesus" é encenado em Belo Horizonte
>  A questão de Deus: Kardec, Tomás de Aquino e John Duns Scotus
>  Reencarnação na França antes de Kardec
>  A Religião e a Modernidade
>  Religião pode ser boa para a saúde mental?
>  Resenha do livro O Espiritismo, uma nova filosofia, de Maurice Lachâtre: entre Kardec, o anarquismo e o socialismo do século XIX
>  Reuniões mediúnicas à distância: psicografar ou não?
>  Sensações dos Médiuns
>  Schemata
>  Sinais de nascença em "A Tragédia de Santa Maria"
>  Sobre o conceito de Espírito
>  Sofrimento e mecanismos de defesa de voluntários
>  Solstício e o Natal (O)
>  A Teoria da Presciência exposta por Allan Kardec
>  Tertuliano e os Cristãos do Segundo Século
>  Textos Cristãos nos tempos de Paulo de Tarso, segundo Emmanuel (Os)
>  Texto Evangélico contém mitos? (O)?
>  Trabalhadores, Frequentadores ou Assistidos?
>  Os Trabalhadores da Vinha
>  Trajetória da "Sociedade Anônima" segundo Simoni Privato - Século XIX
>  Transição: uma visão racional
>  Tratamento "Espiritual" em mulheres com Artrite reumatoite na Dinamarca
>  Tratamento Espiritual (Healing) beneficia pacientes com sintomas crônicos?
>  Tratamentos semelhantes ao Passe e à Prece: Palavras que permitem acessar pesquisas científicas
>  Três Diferentes Tipos de Pesquisas sobre a Mediunidade
>  Um estudo compreensivo sobre a psicografia
>  Um Novo Velho Grande Livro : "Mesopotâmia: luz na noite do tempo", do Espírito Josepho
>  Um pouco mais sobre Deísmo
>  Uma análise de 91 estudos de diferentes formas de tratamentos espirituais
>  Uma dissertação de Mestrado sobre a Epístola de Paulo aos Coríntios
>  Uma História de Amélie Gabrielle Boudet
>  Uma pesquisa contemporânea sobre mesas girantes
>  União Espírita Mineira publica cobertura completa do 14º ENLHIPE
>  Vamos?
>  Vidência e Clarividência : uma revisão dos conceitos na literatura espírita, metapsíquica e parapsicológica
>  Visão do Jeus Histórico de Reimarus ante o Jesus como Espírito superior de Allan Kardec (A)
>  Voluntários: um estudo sobre a motivação de pessoas e cultura em uma organização do terceiro setor
>  Yvonne e o Ambiente Metaetérico
>  Yvonne, as Irmãs de Sion e os detalhes de suas narrativas
>  Yvonne A. Pereira e seus livros

 

Vejam também:

Alina Gomide Vasconcelos; Jáder dos Reis Sampaio; Elizabeth Nascimento
>  PMK: Medidas válidas para a predição do desempenho no trabalho?

Pedro Camilo de Figueirêdo
> Até breve, querido amigo, Jáder Sampaio

 


>   voltar para a página inicial


 



topo