Vista aérea de Cafarnaum nos dias de hoje.
O espaço coberto é considerado ser o local da casa de
Pedro e vê-se ao fundo o Mar de Tiberíades, também
chamado de Lago de Genesaré.
Há mais de três décadas,
no tempo da máquina de escrever, preparei um estudo sobre Simão
Pedro para fazer na sociedade espírita de mesmo nome em Belo
Horizonte. Tendo aceito este ano para falar nas comemorações
da casa espírita em Caeté-MG, combinamos que o mesmo tema
seria abordado.
Como se tratava de uma palestra biográfica,
que vai seguindo os episódios que envolvem o apóstolo
ao longo da narrativa dos evangelhos e do livro de atos, aproveitei
a oportunidade para revisitar o texto, consultando a tradução
de Haroldo Dutra de “O novo testamento”.
Gostaria de compartilhar com os leitores
algumas reflexões sobre o episódio narrado por João,
do encontro de Jesus, após a morte, com Pedro, em Cafarnaum.
O episódio é bem curioso,
e aparenta ser uma espécie de história contada pelos apóstolos
e não um acontecimento real. Uma das razões é geográfica.
Pedro estava em Jerusalém após a crucificação
de Jesus. O rabi retorna da morte e apresenta-se diversas vezes aos
apóstolos e a outras pessoas. De repente, o episódio narrado
por João acontece em Cafarnaum, na Galileia, a mais de cem quilômetros
de caminhada da capital da Judeia. Pedro já está novamente
instalado, pescando, com barcos e redes, juntamente com outros discípulos.
Concluído o evangelho de João, temos o livro dos Atos,
com Pedro novamente em Jerusalém, no episódio mediúnico
do dia de Pentecostes. Teria ele se deslocado, mesmo tendo visto Jesus
após a morte, no episódio que envolve o ceticismo de Tomé,
e depois voltado novamente a Jerusalém para construir a primeira
comunidade cristã?
O segundo motivo é literário.
O episódio soa a história, porque Jesus aparece novamente
aos discípulos, reedita a pesca do dia em que converteu os primeiros
quatro, e reedita a negação de Pedro, após a refeição
da manhã, fazendo-o repetir três vezes uma declaração
de amor fraternal. É uma espécie de texto de regeneração
dos apóstolos, e principalmente de Pedro, após os eventos
da crucificação.
O terceiro motivo é hermenêutico.
Um episódio tão marcante deveria aparecer em mais de um
evangelho, e encontrei apenas no evangelho de João, considerado
espiritual.
A leitura do texto traduzido por Haroldo é
interessante. Jesus pergunta três vezes a Pedro:
- Simão, [filho de] João,
tu me amas mais do que a estes?
Ante as três respostas afirmativas do apóstolo,
Jesus faz três pedidos convergentes, mas diferentes:
- Alimenta meus cordeiros.
- Apascenta minhas ovelhas.
- Alimenta minhas ovelhas.
Alimentar e apascentar são verbos
relacionados a cuidados. Apascentar (e não pacificar), envolve
as ações de conduzir e vigiar no pasto, pastorear, ou
como lemos na tradução de Haroldo, “todas as funções
do pastor, tais como guiar, levar ao pasto, nutrir, cuidar, vigiar”.
Alimentar, segundo as notas da tradução de Haroldo Dutra,
pode ser entendido como levar para pastar, oferecer pasto.
No antigo testamento, o profeta Ezequiel
(capítulo 34) diz ter ouvido de Deus uma profecia contra os pastores
de Israel. Com a leitura do capítulo, percebe-se logo que ele
não fala de ovelhas, cordeiros e pastores, mas do povo e dos
sacerdotes. Ele acusa os pastores de comer a gordura, servir-se da lã
e matar o cevado, mas não apascentar o rebanho (v. 3), ou seja,
aproveitarem-se das leis que obrigam o povo de Israel a sustentá-los,
mas não cumprir com o seu trabalho de dar assistência religiosa.
Ezequiel escreve que as ovelhas de Deus
passaram a servir de pasto às feras e foram entregues à
rapina. Considerando os sacerdotes ineptos para cuidar do povo, Ezequiel
escreve que o próprio Deus distinguiria a ovelha gorda da ovelha
magra (v. 20) e que Davi se tornaria pastor de Deus e apascentaria o
rebanho (v. 23), ou seja, ele institui um novo cuidador ao mesmo tempo
em que traz de volta a si uma função que era atribuída
aos sacerdotes.
A passagem de João parece fazer
uma referência ao capítulo 34 de Ezequiel. Pedro é
convidado por Jesus a ser o pastor das ovelhas e cordeiros, ou seja,
a executar uma função sacerdotal no lugar dos sacerdotes
do culto judeu.
Tendo ou não acontecido como
está escrito, a passagem do Evangelho de João marca a
construção de uma ekklesia cristã, de caráter
religioso e comunitário, o que justifica as descrições
da comunidade de Jerusalém que encontramos no livro dos Atos
dos Apóstolos. Nesta comunidade não apenas se estudavam
os evangelhos, mas também se redistribuíam alimentos e
outros bens entre os que necessitavam. O episódio das viúvas
helenistas e da instituição de diáconos (Atos,
capítulo 6) ilustra bem esta função.
JUDEUS E HELENISTAS NO CRISTIANISMO NASCENTE EM JERUSALÉM
http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2010/03/judeus-e-helenistas-no-cristianismo.html
PEDRO INTERPRETADO POR TIM E VANESSA
http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2012/03/pedro-interpretado-por-tim-e-vanessa.html
Fonte:
http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2015/11/pedro-tu-me-amas.html?spref=fb
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