Espiritualidade e Sociedade



Pedro Camilo de Figueirêdo

>   Simplesmente, cansei!

Artigos, teses e publicações

Pedro Camilo
>   Simplesmente, cansei!

 


O avançar do tempo e o amadurecimento consolidado em quase 41 anos de existência neste corpo conduziu-me a desenvolver vários tipos de "cansaço". Um deles, e é dos mais significativos, é o cansaço com as disputas de espaço e de discurso no movimento espírita e, por consequência, as várias tendências absolutizadoras de visões e versões.
.
(Não)Federativistas, (não)roustanguistas, (não)chiquistas, (não)místicos, (não)científicos, (não)laicos e (não)ortodoxos, dentre outras tantas divisões (sem esquecer os mais recentes direitistas e esquerdistas, bem como os contra e os a favor das adulterações nas obras de Kardec), seguem, décadas a fio, disputando pela posse do discurso hegemônico, sustentando, desde seus pontos de vista, que a vista do seu ponto é mais ensolarada e garante A verdadeira visão, A visão do todo.
.
Segue-se, assim, vivenciando as mais profundas contradições intestinas. Se, por um lado, defende-se a necessidade de tolerância extramuros, com diálogos inter-religioso, interfilosófico e intercientífico, por outro, falha-se grandemente no diálogo intradoutrinário. A bem da verdade, este último só existe entre os que rezam pela mesma cartilha, pois os que pensam diferente são simplesmente "cancelados", para usar a palavra da moda.
.
E onde estará, de fato, A verdade? Em todo lugar e em lugar nenhum! E, certamente, não estará ao lado de quem, a título de defendê-la, precisa, a todo custo, passar por cima e destruir quem pensa de modo diferente.
.
A melhor defesa, no campo das ideias, nunca é o ataque. Este, quase sempre, esconde o desejo, nem sempre inconsciente, de ocupar o lugar do suposto oponente, seja em visibilidade, seja em postos de influência, de poder.
.
Cansei de tudo isso! Nada de "torcidas (des)organizadas", de guetos, de trincheiras. "Mas Pedro", pode você objetar, "e a defesa dA verdade contra os oportunistas, os de má-fé?" E eu simplesmente direi: continue no seu caminho, sendo sincero no que pensa, diz e faz, e deixe que cada um ajuíze por si e responda perante a própria consciência.
.
Em mim, já não deixo espaço para mais nada disso. A cada um suas escolhas, suas certezas, seus caminhos.
.
Lembrando Geraldo Vandré, na sua música "Réquiem para Matraga":
.
"Tanta vida pra viver
Tanta vida a se acabar
Com tanto pra se fazer
Com tanto pra se salvar
Você que não me entendeu
Não perde por esperar"
.
É isso. Simplesmente, cansei!

 


 

Fonte: https://web.facebook.com/pedro.camilo.81 -

 

Pedro Camilo (Salvador/BA)
Pedro Camilo de Figueirêdo é doutorando em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, mestre em Direito Público e professor universitário. Expositor espírita desde os 16 anos, já proferiu palestras e seminários em diversas cidades do Brasil e em Portugal. Entre livros espíritas, jurídicos, antologias poéticas e obras organizadas, já publicou e participou de mais de 30 livros, além de contribuir com artigos para diversos periódicos espíritas. No trabalho como editor, é responsável pelas publicações da Editora Mente Aberta e da Lachâtre. Tem pesquisado, há mais de 20 anos, a vida e a obra da médium Yvonne do Amaral Pereira, sobre quem já publicou 5 (cinco) livros.

 

 

Leiam de Pedro Camilo Figueiredo

seta dupla verde claro direita  André Luiz Peixinho
seta dupla verde claro direita  Até breve, querido amigo, Jáder Sampaio
seta dupla verde claro direita  Chico Xavier não foi - E não é - Santo!
seta dupla verde claro direita  Chico Xavier, sua sexualidade e sua possível reencarnação como Kardec

seta dupla verde claro direita  O Espírita, a Crítica e a Divergência
seta dupla verde claro direita  Espíritas, o que estamos comunicando
seta dupla verde claro direita  Espiritismo, movimento espírita, política e eleições
seta dupla verde claro direita  Espiritismo em xeque: em torno da reportagem da BBC Brasil sobre a visão espírita do suicídio
seta dupla verde claro direita  O espiritismo não deve ser utilizado para justificar escolhas partidárias, nem para legitimar candidaturas ou propostas/planos de governo
seta dupla verde claro direita  Festas Juninas e venda de bebidas alcoólicas pelas Casas Espíritas
seta dupla verde claro direita  Luiz Antônio Gasparetto: Breve Reflexão
seta dupla verde claro direita  Minha Experiência com Hermínio Miranda
seta dupla verde claro direita  Simplesmente, cansei!
seta dupla verde claro direita  Umbandização da prática mediúnica espírita?

 

 

 


topo