Dora Alice COLOMBO (Dora
INCONTRI), Pedagogia Espírita: um projeto brasileiro
e suas raízes histórico-filosóficas.
São Paulo, Feusp, 2001.
Tese de doutorado.
Resumo:
Esta tese apresenta a Pedagogia Espírita, como uma proposta
nascida no Brasil, atualmente o país com maior número
de adeptos do Espiritismo no mundo, mas cujas raízes remontam
a Sócrates e Platão, passando por interpretações
nãoortodoxas do Cristianismo e por pedagogos, como Comenius,
Rousseau e Pestalozzi, que influenciaram Kardec, educador francês
e codificador da doutrina espírita.
A primeira parte da tese discute as bases epistemológias
do Espiritismo, que se pretende ciência, filosofia e religião,
e defende o que se chama neste trabalho de “o paradigma do
espírito”. Contextualizada a doutrina de Kardec, primeiro
no século XIX, em que surgiu, e depois no século XX,
estabelecem-se paralelos e confrontos com vertentes atuantes nesses
períodos. Nesse diálogo, faz-se uma leitura crítica
de alguns elementos do pós-moderno, a partir da visão
espírita, propondo-se o paradigma do espírito como
alternativa às perplexidades epistemológicas e existenciais
que o homem contemporâneo enfrenta.
A segunda parte da tese examina as heranças e abordagens
do Espiritismo e suas conseqüências pedagógicas,
buscando evidenciar que o paradigma do espírito vinha sendo
constituído desde os gregos e, com isso, faz-se uma releitura
da tradição ocidental. Descrevendo-se especificamente
as contribuições de Sócrates e Platão,
Comenius, Rousseau e Pestalozzi, encerra-se esta parte com a abordagem
proposta por Kardec.
Na terceira parte, faz-se um estudo exploratório da teoria
e da prática de
uma Pedagogia Espírita emergente no Brasil, desde princípios
do século XX, dando voz a educadores e pensadores espíritas,
até agora ignorados no contexto da cultura brasileira. Os
que fazem parte desta análise, pela contribuição
original que deram à construção da Pedagogia
Espírita são: Eurípedes Barsanulfo (1880-1918),
Anália Franco (1853-1919), Tomás Novelino (1901-2000),
Ney Lobo (1919- ) Pedro de Camargo (Vinicius) (1878-1966) e J.Herculano
Pires (1914-1979).
A terceira parte termina com a apresentação de uma
proposta de Pedagogia Espírita, com seus fundamentos filosóficos,
princípios gerais e aplicações práticas.
Conclui-se a tese, com a inserção da proposta pedagógica
espírita num projeto de educação brasileira,
como elemento de influência para fazer validar a dimensão
espiritual do educando