A melhor maneira de me seguirem é
não me seguirem: é me reinventarem.
Paulo Freire
Isso poderia também ser aplicado
a Kardec?
Paulo Freire, um dos melhores intersubjetivistas que o Brasil já
teve, entendia de lógica dialética. Ele sabia que compreender
é interpretar, e não copiar. E mais, ele dava ao trabalho
do conhecimento uma dimensão ético-política:
essa forma de compreensão adiciona autonomia aos sujeitos,
libertando-os da opressão embutida na idéia de que aprender
não é pensar. Para ele, o pensar é pensar por
conta própria, é reconstruir, é reinventar -
isto é, não é "fazer de novo", e sim
o "fazer o novo".
Vejamos Kardec. Homem
de outro tempo, foi um genial racionalista de índole positivista.
Não trabalhava com a lógica dialética, mas com
a lógica formal. Onde Paulo Freire fala de "libertação",
ele chama "evolução". Onde Freire fala de
"invenção", Kardec refere-se como "descoberta".
Pois, para Kardec, o conhecimento se desenvolveria não pela
negação da descoberta feita, mas pelo acréscimo
de novas descobertas.
Não acho, contudo, que Freire
negue Kardec, ou vice-versa. Ao contrário. Acho que, de um
ponto de vista da teoria do conhecimento, ambos se complementam.
Primeiro, porque Freire não
nega o processo cumulativo do desenvolvimento do conhecimento. Ele,
firmado já no século vinte, apenas não se detém
nesse âmbito, e admite o processo substitutivo desse desenvolvimento.
Isto é, não apenas se "descobre", mas também
se "reinventa".
E, segundo, porque Kardec
não nega ao espiritismo a possibilidade do avanço cognitivo
- jamais ele pretendeu que seus livros fossem canonizados ou dogmatizados
-, mas, ao contrário, deixou clara uma regra que considero,
particularmente, a regra áurea da epistemologia kardeciana:
o Espiritismo deve acompanhar o progresso da ciência, a qual,
se comprovar algo em contrário ao espiritismo, este é
que deve ser modificado.
Assim, sendo, julgo acertado responder
com um "sim" à sua pergunta, amigo querido. E em
dois sentidos, podemos "reinventar Kardec": nos processos
interpretativos, coisa que, sem o querer, todos os espíritas
já o fazem, ao buscar compreendê-lo e aplicá-lo;
e no avanço do conhecimento espírita, pelos critérios
da racionalidade filosófica e científica em qualquer
sentido, cumprindo assim a regra de ouro da epistemologia de Kardec,
contida especialmente no primeiro capítulo de "A Gênese".
Aliás, como busquei deixar
claro em meu texto "A filosofia
espírita da fé raciocinada,
considero que praticar essa "reinvenção" é
cumprir Kardec, é ser kardecista no método, o que, pessoalmente,
considero muito mais importante do que o ser nos conteúdos.
Assim como, para mim, ser cristão não é
crer em certos dogmas, mas praticar a ética do Cristo.
Luiz Signates – Goiânia/GO (Lista IPEPE,
em 09/10/2000)