Geraldo José de Paiva é
professor do Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo.
Versão de conferência proferida no XII Congresso Nacional
do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos, Belo Horizonte,
7-10 de setembro de 2000
RESUMO
Comparam-se as respostas ao Questionário
de Leuba relativo à crença dos cientistas num Deus pessoal
e na imortalidade pessoal, obtidas em 1916, 1933, 1996 e 1998, as quais
não apresentam grande variedade estatística. Apresentam-se,
a seguir, algumas tentativas recentes de entendimento mútuo entre
ciência e religião, com destaque das posições
de Barbour, Haught e Hefner, que propõem a superação
do confronto e da indiferença pelo diálogo e pela integração.
Finalmente, discute-se a relação do cientista com a religião
do ponto de vista não mais epistemológico, mas psicológico,
com base em pesquisa com pesquisadores universitários das áreas
das ciências físicas, biológicas e humanas.
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(início do texto)
Ciência e Religião têm
sido um binômio problemático em algumas áreas da
cultura ocidental moderna. O acréscimo da Psicologia a esse binômio
tem o sentido de destacar a extensão da ciência natural
e biológica para a ciência humana e de apontar a dimensão
psicológica que vincula o cientista à religião
e o religioso à ciência.
De alguma forma, ciência e religião têm sido relacionadas
como entidades em conflito. No entanto, as relações entre
ambas não foram sempre conflituosas, nem na área acadêmica
nem na área religiosa. Lembre-se a palavra sempre citada de Galileu
relacionando o estudo natural dos corpos celestes e a doutrina bíblica:
a Bíblia não nos diz como são feitos os céus,
mas o que devemos fazer para chegar até lá. Recorde-se
também que foram muitos os religiosos que propugnaram pela liberdade
acadêmica (Marsden & Longfield, 1992).
Em todo o caso, contemporaneamente, além do desencanto fin de
siècle com a falta da "Resposta" às questões
que a ciência se vem propondo (Horgan, 1997), presenciamos manifestações
que vão de um certo desalento com a falta de novidade no trato
das relações entre ciência e religião (Hutchinson,
1991), até o entusiasmo com novos centros e sociedades
dedicados ao tema: na Europa, a Sociedade Européia para o
Estudo da Ciência e da Teologia (até 1989, da Ciência
e da Religião); nos Estados Unidos, o Centro para a Teologia
e as Ciências Naturais, em Berkeley, CA, e o Centro para
a Religião e a Ciência, de Chicago. A revista Zygon:
Journal of Religion and Science, cujo redator-chefe é Philip
Hefner, recebe, para exame, no mínimo três vezes mais artigos
do que é capaz de aceitar (Hefner, 1997).
Não deixa de chamar a atenção, contudo, a direção
geral desse interesse: como observa Jones (1994)
no caso da psicologia, não são os cientistas que debatem
as relações da ciência com a religião, mas
pessoas religiosas, inclusive cientistas, que se interessam pela questão.
Um exemplo recente notável dessa direção é
a Encíclica Fides et Ratio de João Paulo II.
Mas podem citar-se outras publicações, como Spiritual
Evolution: Scientists discuss their beliefs (Templeton
& Giniger, 1998), com contribuições de cientistas
representativos da Austrália, Inglaterra, Alemanha e dos Estados
Unidos, nas áreas de astronomia, biologia, química, genética,
medicina, física e zoologia; Science & Religion: From
conflict to conversation (Haught, 1995);
as Terry Lectures, Belief in God in an Age of Science (Polkinghorne,
1998) e o sempre famoso Religion in an Age of Science,
atualizado pelo When Science Meets Religion, de I. Barbour (Barbour,
1990, 2000), agraciado em 1999 com o Prêmio Templeton
(Herrmann, 1999).
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Fonte:
Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(3), pp. 561-567
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300010&lng=pt&nrm=iso
PAIVA, Geraldo José de. Ciência, religião, psicologia:
conhecimento e comportamento. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre ,
v. 15, n. 3, p. 561-567, 2002 .
Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300010&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em 06 mar. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300010.
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