RESUMO
Definem-se os conceitos de religiosidade,
espiritualidade e qualidade de vida e discutem-se algumas relações
entre qualidade de vida e, de um lado, religiosidade e, de outro, espiritualidade.
As referências psicológicas utilizadas nessa discussão
incluem emoção, corporalidade, identidade, pertença
grupal e fatores de personalidade.
Na comparação, lastreada em estudos experimentais da literatura
psicológica, religiosidade e espiritualidade revelam modalidades
ou gradações diferentes nessas variáveis psicológicas,
dependentes da cultura e da faixa etária dos sujeitos e da maneira
como lhes são propostos os quesitos no instrumento. Apontam-se
as contribuições que religiosidade e espiritualidade podem
oferecer para a qualidade de vida.
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Três termos são importantes
paraa discussão psicológica da relação entre
Espiritualidade e Qualidade de Vida: espiritualidade, qualidade de vida
e, como comparação, religiosidade.
A discussão dirá respeito à psicologia, a saber,
àquela faixa intermediária entre o lógico e o biológico,
em que se dão os processos tipicamente denominados psíquicos,
de que são exemplo as cognições sociais, as disposições
emocionais, os trabalhos da imaginação e os desejos. O
tratamento dos termos e de suas relações sob o enfoque
da psicologia apoia-se principalmente em estudos do Centro de Psicologia
da Religião da Universidade Católica de Louvain (Louvain-la-Neuve),
coordenados por Vassilis Saroglou, diretor daquele Centro. A escolha
desses estudos se deve à comparação que estabelecem
freqüentemente entre os resultados obtidos em amostras européias
e amostras norte-americanas. Se a temática parecer de interesse
para a pesquisa acadêmica brasileira, como aparentemente o é
(Paiva, 2004; 2005a, b; Paiva & Fernandes, 2006), essa comparação
poderá sugerir projetos de investigação em nosso
meio.
Espiritualidade
Espiritualidade é um termo originário do Novo Testamento,
derivado do neologismo latino spiritualis (pneumatikós),
que designava o campo do ensinamento
sapiencial da Bíblia (Sudbrack, 1993).
A palavra encontra, pois, seu nicho na tradição religiosa
cristã mais antiga e principalmente na tradição
católica. Lembrem-se as espiritualidades franciscana, carmelita,
dominicana, jesuítica, luterana, calvinista, jansenista e outras
(Paiva, 2004). A riqueza dessa tradição
pode ser vista, por exemplo, nos dezessete volumes de M.Viller e colaboradores,
Dictionnaire de Spiritualité ascétique et mystique
(1932-1995).
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Fonte:
PAIVA, Geraldo José de. RELIGIOSIDADE CLÁSSICA, ESPIRITUALIDADE
CONTEMPORÂNEA E QUALIDADE DE VIDA: DISCUSSÕES PSICOLÓGICAS.
Revista Relegens Thréskeia, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 01-13, jul.
2015. ISSN 2317-3688.
Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/relegens/article/view/42257>.
Acesso em: 06 mar. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5380/rt.v4i1.42257.
Leiam de Geraldo José de Paiva
Ciência
e religião
Ciência,
religião, psicologia: conhecimento e comportamento
O
Estado e a educação religiosa: observações
a partir da psicologia
Religião,
enfrentamento e cura: perspectivas psicológicas
Religiosidade
Clássica, Espiritualidade Conteporânea e Qualidade de Vida:
Discussões Psicológicas
Representação
Social da Religião em Docentes-Pesquisadores Universitários
Leiam também: Geraldo José de Paiva et alii.
Psicologia
da Religião no Brasil: a produção em periódicos
e livros
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