Espiritualidade e Sociedade




Geraldo José de Paiva et alii.

>    Psicologia da Religião no Brasil: a produção em periódicos e livros

Artigos, teses e publicações

Geraldo José de Paiva; Wellington Zangari; Marisa Moura Verdade; José Rogério Machado de Paula; David Gaspar Ribeiro de Faria; Denise Mendes Gomes; Fátima C. C. Fontes; Cátia Cilene Lima Rodrigues; Maria Luísa Trovato; Antônio Máspoli de Araújo Gomes
>    Psicologia da Religião no Brasil: a produção em periódicos e livros

 

--------------------------------------

 

Psic.: Teor. e Pesq. vol.25 no.3 Brasília July/Sept. 2009

 

->   clique aqui para acessar o texto em pdf

 


RESUMO

Apresenta-se apreciação crítica da Psicologia da Religião no Brasil, no período de 1956 a 2005, realizada com base em artigos publicados principalmente em periódicos nacionais de Psicologia. Avaliaram-se 125 artigos, segundo o tema, a teoria e a metodologia.

Observou-se tendência de aumento gradativo do número de publicações. Os temas preferidos foram saúde, experiência religiosa, vocação, identidade e relações entre psicologia e religião. A produção revela utilização de teorias, conceitos e métodos da linha-mestra da Psicologia. A apreciação crítica é contextualizada em termos da origem da Psicologia da Religião no Brasil, da sua institucionalização acadêmica e dos eventos que resultaram numa literatura científica específica.

 

Introdução do texto:

A Psicologia da Religião (PR) consiste no estudo do comportamento religioso, isto é, do comportamento que se refere a um objeto transcendente, denominado "Deus" na cultura ocidental. Para a PR, esse comportamento pode ser de aceitação ou de rejeição do objeto transcendente, e esse objeto pode receber diversas outras denominações, além da predominante na cultura ocidental.

A PR no Brasil completou recentemente 50 anos, se tomarmos como início o artigo de Benkö (1956). Por ocasião desse cinquentenário, o Laboratório de Estudos em Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com o apoio do CNPq, empreendeu uma apreciação teórico-crítica da produção da área, registrada em periódicos científicos brasileiros a partir de l956, reconhecendo, entretanto, a existência de artigos esporádicos anteriores a essa data, geralmente em revistas de cultura (Berge, 1939). O presente artigo leva em conta essa produção, acrescentando-lhe publicações em forma de livros, realização de eventos científicos e organização acadêmica do tópico.

 

->  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Leiam de Geraldo José de Paiva
seta dupla verde claro direita  Ciência e religião
seta dupla verde claro direita  Ciência, religião, psicologia: conhecimento e comportamento
seta dupla verde claro direita  O Estado e a educação religiosa: observações a partir da psicologia
seta dupla verde claro direita  Religião, enfrentamento e cura: perspectivas psicológicas
seta dupla verde claro direita  Religiosidade Clássica, Espiritualidade Conteporânea e Qualidade de Vida: Discussões Psicológicas
seta dupla verde claro direita  Representação Social da Religião em Docentes-Pesquisadores Universitários


Leiam também: Geraldo José de Paiva et alii.

seta dupla verde claro direita  Psicologia da Religião no Brasil: a produção em periódicos e livros

 


topo