Ivan René Franzolim

>    Direção da Instituição Espírita

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Dentre as diferentes funções do processo administrativo, existe aquela conhecida como direção, que está relacionada com a capacidade de liderar e motivar os colaboradores adequadamente. Representa a terceira função administrativa.

A liderança é o principal instrumento da direção, utilizada para interagir com os colaboradores para a execução das atividades no esforço de seguir o planejamento e atingir ou superar metas pré-determinadas, que, no seu conjunto, garantem o alcance dos objetivos estratégicos e do padrão de qualidade esperado.

A direção procura garantir bons resultados para todas as partes envolvidas com um padrão esperado de eficiência no uso dos recursos e nas ações sociais. Ela pode ser realizada em todos os níveis organizacionais, sempre com muita empatia. Os diretores dirigem os gestores, que dirigem os supervisores e os executores.

Não se trata de mandar e obedecer, mas de demonstrar a harmonia dos objetivos comuns e convencer os colaboradores a terem as atitudes mais adequadas na execução e relacionamento com os pares e com as pessoas atendidas.

O papel do líder é ajudar a organização a atingir sua visão, cumprir sua missão, com base nas ações coordenadas dos colaboradores, baseadas nos valores institucionais.

Tradicionalmente, o exercício da liderança envolve comportamentos autoritários, liberais e democráticos. Há muito tempo que a liderança se distancia da autoridade de linha ou hierárquica, para se aproximar dos conceitos de coaching (alcance de metas e objetivos) e mentoring (transferência de conhecimento e a expertise).

Assim, treinar, orientar e incentivar os voluntários a fazerem o seu melhor é, antes de tudo, um princípio fundamentado no desenvolvimento da pessoa humana.

É determinante para o líder atual, principalmente em organizações religiosas ou não governamentais desenvolver sua capacidade de motivar, de estimular intelectualmente os subordinados, despertar talentos e de se preocupar com as características e necessidades individuais dos seus colaboradores.

A melhoria da comunicação assertiva e solidária deve ser buscada incessantemente entre todos os envolvidos.

Para nós, espíritas, a comunicação é uma faculdade do princípio inteligente que todos precisamos desenvolver. Somos seres essencialmente comunicativos. Estamos sempre irradiando e captando assuntos de nosso interesse, conectando mentes. A comunicação para nós é alimento do espírito. Afetamos os outros e somos afetados, mudamos para melhor e ajudamos a transformar o meio que vivemos.

É imprescindível aumentar nosso interesse pelas pessoas, disposição para compreender e comprometer os colaboradores com os ideais para exercer a direção de forma proficiente e profícua.

A liderança hoje pode ser também situacional, de um projeto, por exemplo. Todos devem ter a oportunidade de liderar vez por outra para identificar e treinar novos talentos visando assumirem cargos de direção em um futuro breve.

O líder deve ter o comportamento ético, íntegro, responsável, comprometido e transparente, além de atuar para facilitar o alcance dos objetivos pessoais dos trabalhadores, em sua maioria voluntários que almejam, entre outras coisas: ser solidário, melhorar a autoestima, retribuir algo que recebeu, fazer a diferença, aprender coisas novas e contribuir para o Espiritismo.

Afinal, o “lucro” de uma organização social tem a ver com a garantia de continuidade de seus serviços e a melhoria da qualidade de vida do público atendido.

Não tem receio de adotar soluções simples, nem cultiva o preciosismo de só fazer alguma coisa quando obtiver todas as respostas antes. É preciso priorizar e trabalhar com os recursos disponíveis.

Importante sempre ouvir e procurar acolher as ideias e sugestões dos executantes. Descobrir e usar o que motiva os colaboradores e que esteja em sintonia com a missão, visão, valores e objetivos da organização.

Dar o exemplo na conduta, iniciativa, dedicação e qualidade do trabalho. Manter ambiente de alegria em que as pessoas cultivem a satisfação interior de fazer tudo o que seus valores e suas próprias consciências considerem adequados.

Nunca permitir que o domínio do conformismo, da indiferença e do silêncio ante as deficiências e as oportunidades.

A direção de uma instituição que não visa lucros e sim, serviços prestados à comunidade, representa o processo de interpretar os objetivos, filosofia e cultura da organização para indicar bons caminhos, motivar e habilitar os colaboradores para buscarem os melhores resultados. É despertar o ideal, convergir as pessoas para as causas comuns e o trabalho se desenvolverá com alegria e otimismo e vontade de contribuir.

 

Fonte: https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2023/01/DE193.pdf

 

 

 


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