Espiritualidade e Sociedade





Ivomar Schüler da Costa


>  O Centro Espírita e os modelos de Igreja

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Ivomar Schüler da Costa
>    O Centro Espírita e os modelos de Igreja

 

 

 

O Espiritismo não tem ligações históricas com o Cristianismo, embora tenha ligações lógicas. Disso depreende-se que as estruturas organizacionais, em princípio, não deveriam seguir os padrões historicamente estabelecidos pelos diversos movimentos cristãos. Primeiramente porque a maioria das igrejas cristãs acabou se organizando em torno de cultos, o que o Espiritismo não tem.

A história demonstra que o Cristianismo começou como um movimento totalmente descentralizado e durante séculos essa descentralização de ações e de poder foi sendo restringida. Com a Reforma Protestante, o cristianismo, sob o ponto de vista organizacional, bifurcou-se. Pelo caminho de centralização seguiu a Igreja Católica Apostólica Romana, enquanto pelo da descentralização seguiram as novas igrejas surgidas com a Reforma.

A Igreja Católica pôs em prática uma estratégia organizacional que pretendia torná-la uma única organização centralizada em torno de uma pessoa, a qual todos deveriam se submeter. A imagem que melhor reflete este plano é o de um grande e pesado monólito.

As igrejas protestantes, por sua vez, se organizaram obedecendo a graus diferentes de descentralização, porém, com exceção da Igreja Presbiteriana, que tem o Rei da Inglaterra como seu líder supremo. As outras igrejas buscaram amenizar a centralização, abrindo espaços para a participação da membresia.

 

 

-> continue a ler - texto completo em pdf - clique para acessar

 

 

 

Fonte: http://centroemovimento.blogspot.com/2015/01/o-centro-espirita-e-os-modelos-de-igreja.html

 

 

 

Leiam de Ivomar Schüler da Costa
seta dupla verde claro direita  O Centro Espírita e os modelos de Igreja
seta dupla verde claro direita  A Divisão do trabalho no Centro Espírita: Atividades doutrinárias - exposição e crítica dos modelos organizacionais
seta dupla verde claro direita  A questão da gestão nas casas espíritas e o modelo organizacional de nossas instituições

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z  - Allan Kardec   - Special Page - Translated Titles

* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :