Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>  Escola de samba paulista homenageia Chico Xavier em carro alegórico




 

 

21/02/2023

 

Escola de samba paulista homenageia Chico Xavier em carro alegórico



Carro alegórico reproduz Chico Xavier gigante - Divulgação / Vídeo / TV Globo

 

 

por Wallacy Ferrari


Encerrando a primeira noite de desfiles do grupo especial do Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, a escola de samba Gaviões da Fiel apresentou um enredo com diversos componentes religiosos das mais diversas crenças, representando a pluralidade de fés, destacando as mais populares do Brasil.

Uma delas foi o espiritismo, que contou com um carro alegórico homenageando o principal nome brasileiro da doutrina espírita: o médium mineiro Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier.

Na estrutura temática, o médium, que totaliza mais de 50 milhões de exemplares de seus livros vendidos, foi disposto no topo do veículo, confeccionado na cor azul para destacar-se de maneira iluminada, como um corpo sobrenatural.

Ao redor da representação fiel do médium em postura de psicografia, com a popular peruca, óculos e uma caneta na mão direita, diversas decorações enalteciam referências de suas obras e da própria religião.


20 anos sem Chico

No ano passado, completou-se 20 anos da morte de Chico Xavier. Nascido em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em 1910, ele se tornou um dos mais importantes nomes da história do Brasil.

Médium e filantropo, Chico Xavieré eternizado na História como um dos principais expoentes do Espiritismo. Em vida, psicografou mais de 10 mil cartas e é responsável pela publicação de mais de 400 livros. Os números de vendas também impressionam, Chico vendeu mais de 50 milhões de obras.

Sensação ao redor do país, Chico Xavier faleceu aos 92 anos em Uberaba, Minas Gerais, após uma parada cardiorrespiratória. No entanto, se engana quem imagina que o brilho do médium se apagou com o seu óbito. 20 anos depois, sua obra segue sendo alvo de fascínio, e também de ataques.

Nesta data importante, o site Aventuras na História conversou com o escritor e jornalistaMarcel Souto Maior, que é autor da obra ‘As vidas de Chico Xavier’. Durante a entrevista, a redação conversou sobre o estudo a respeito do médium e relembrou aspectos que envolvem a vida de Xavier. Confira abaixo!

 

 


Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/escola-de-samba-paulista-homenageia-chico-xavier-em-carro-alegorico.phtml

 

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações