Universidade diz que Laboratório do Impossível
será dedicado ao desenvolvimento do pensamento crítico
e à discussão sobre a relação entre ciência
e crenças
Um laboratório diferente foi
inaugurado em 14 dezembro pela Universidade de São Paulo (USP),
para fomentar estudos sobre a influência de fenômenos
considerados impossíveis ou sobrenaturais e a sua relação
com as crenças e o conhecimento científico.
O Laboratório do Impossível,
localizado na Cidade Universitária, abrigará parte das
atividades realizadas pelo Laboratório de Estudos Psicossociais Crença, Subjetividade, Cultura & Saúde
(InterPsi), do Instituto de Psicologia da USP. Segundo o coordenador
do InterPsi, Wellington Zangari, a ideia é que o espaço,
que teve suas instalações totalmente reformadas recentemente,
seja dedicado à realização de atividades de extensão,
para promover o diálogo entre a arte mágica e a ciência.
As atividades do laboratório
serão desenvolvidas especificamente para estudantes do ensino
fundamental e médio, principalmente de escolas públicas.
A intenção é aproximar crianças e adolescentes
da ciência e da universidade
Além do Laboratório
do Impossível, o espaço também contará
com mais dois ambientes: o Museu da Crença e da Cultura da
Paz, que exibirá artefatos ligados a crenças, práticas
e experiências religiosas, esotéricas, paranormais, anômalas
e pseudocientíficas; e a Biblioteca Quevedo-Cobêro, que
receberá o acervo do Centro Latino-Americano de Parapsicologia
(Clap), fundado pelo Padre Quevedo, famoso parapsicólogo que
reuniu, ao longo de quatro décadas, uma coleção
composta de cerca de 15 mil itens sobre o tema.
vejam neste link
a lista dos livros já disponibilizados:
> https://drive.google.com/file/d/1hAfrQWt_J0ieEs4m_8QXMzMjfHSprGD8/view