Espirituialidades e Sociedade



Notícias :

7º. Congresso Espírita Mundial em Cuba supera expectativas

 



02/04/2013

No 7º Congresso Espírita Mundial, do CEI, em Havana, houve 2.012 inscritos, sendo 1.200 cubanos. Entre os 31 países presentes, tiveram maior número de participantes: Brasil – 569; Colômbia – 55; Estados Unidos – 41; México – 18; Uruguai – 16; Panamá – 12; Inglaterra e Portugal – 10.

Como parte de tradição local, antes do início do Congresso houve homenagem pública em praça central ao patriota José Marti (também simpatizante de ideias espírita). O Teatro Lazaro Peña esteve lotado durante todo o período de 22 a 24 de março. Na abertura e em vários momentos compareceram representantes do Governo de Cuba: assessor do presidente da República, diretora e assessora do Departamento de Assuntos Religiosos do Governo, assessora do Ministério da Justiça.

Servando Agramonte e muitos líderes do Movimento Espírita Cubano usaram da palavra. Divaldo Pereira Franco proferiu as palestras de abertura e de encerramento e foi homenageado durante o evento, pelo seu trabalho pela paz. Atuaram como expositores: Fábio Villarraga e Jorge Berrio (Colombia); Charles Kempf (França); Vitor Mora Feria (Portugal); Eduardo Nanni (Bolívia); Jean Paul Évrard (Bélgica); Jussara Korngold e Vanessa Anseloni (EUA); Antonio Cesar Perri de Carvalho, Marlene Nobre, Roberto Fuina Versiani (Brasil); Elsa Rossi (Reino Unido); Ciro Labrada, Servando Agramonte, Raúl Hernández Espinosa, Manuel de la Cruz, Rev. Juan Ramón de La Paz (Cuba); José Velásquez (El Salvador); Maria de La Gracia de Ender (Panamá); Jorge Camargo Zurita (México); Odette Lettelier (Chile); José Vásquez (Venezuela); Salvador Martin (Espanha); Edwin Bravo (Guatemala); Eduardo Dos Santos e Edimilson L. Nogueira (Uruguai); Edgard Machuca (Porto Rico); Gustavo Martinez (Argentina). Ocorreram diversas apresentações artístico-culturais.

Ao final, foi informado que os vídeos sobre o Congresso estarão disponíveis em um novo site dentro de 40 dias (www.cubaespirita.org).

O 8º. Congresso Mundial será realizado no 2º. semestre de 2016, em Lisboa (Portugal). Durante os dias e em seguida ao Congresso também ocorreram reuniões da Comissão Executiva do CEI e Reunião Ordinária do CEI.

 

COMUNICADO AO MOVIMENTO ESPÍRITA

O Conselho Espírita Internacional atende aos objetivos de divulgação da Doutrina Espírita, promovendo a paz entre as nações e fraternidade entre todos os povos, sem distinção de cor ou posição social. De acordo com as orientações de Allan Kardec, não se relaciona com nenhuma posição ou manifestação política.

 

Congresso e Reuniões do CEI em Cuba

A cidade de Havana (Cuba) sediou entre os dias 22 e 26 de março o 7º. Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional, a reunião da Comissão Executiva do CEI e Reunião Ordinária do CEI. O CEI e a Federação Espírita Brasileira doaram a Cuba uma edição especial, em espanhol, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, e, no mesmo “container” de livros haviam vários títulos em espanhol editados pelo IDE.

O Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional, em Havana (Cuba), superou as expectativas de participação, com mais de dois mil inscritos, sendo 1.200 cubanos. Entre os 31 países presentes, tiveram maior número de participantes: Brasil – 569; Colômbia – 55; Estados Unidos – 41; México – 18; Uruguai – 16; Panamá – 12; Inglaterra e Portugal – 10. Dias antes houve um pré-Congresso na região leste de Cuba, com palestras e visitas a Manzanillo, Bayamo e Sierra Maestra.

Na Reunião do CEI foram definidas várias ações internacionais e, inclusive, informou-se sobre o 2º. Congresso Espírita Sulamericano, promovido pela Coordenadoria do CEI da América do Sul, e que ocorrerá em Assunção (Paraguai) nos dias 13 a 15 de setembro de 2013. O 8º. Congresso Espírita Mundial (do CEI) será realizado no 2º. semestre de 2016, em Lisboa (Portugal), tendo como tema central “Em Defesa da Vida”.

Fonte:
http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/congresso-de-cuba-supera-expectativas/

 

topo