20º ENLIHPE - ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO


Tema central 2025: Justiça Divina segundo o Espiritismo

 

20º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

O Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (ENLIHPE) é um espaço privilegiado no contexto brasileiro para apresentação e discussão de propostas e trabalhos de investigação científica sobre a temática espírita. O sucesso alcançado nos anos anteriores tem atraído pesquisadores de todo o Brasil, interessados na divulgação e discussão de seus estudos.

Um dos diferenciais do ENLIHPE é o seu formato, o qual incentiva a formação de redes de pesquisa e promove a aproximação de estudiosos de diferentes áreas do conhecimento. A avaliação dos é feita utilizando-se o sistema Double Blind Review, no qual o trabalho é avaliado anonimamente por 2 por membros da Comissão Científica do encontro. As pesquisas são desenvolvidas em qualquer área do conhecimento, desde que vinculadas à temática espírita. Todos os trabalhos são submetidos em forma de artigo científico.

O Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, em 2025, foi realizado em Campinas. Local: C.E. Allan Kardec. Rua Irmã Serafina, 674. Campinas/SP

Em 2025, o Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (ENLIHPE) teve como tema principal "Justiça Divina segundo o Espiritismo" e o livro "O céu e o inferno", de Allan Kardec. As apresentações ocorreram nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, sábado e domingo, no Centro Espírita Allan Kardec, rua Irmã Serafina, 674, centro de Campinas/SP.

O ENLIHPE 2025 teve a Coordenação de Marco Milani e apresentação de Pedro Nakano

 

No sábado houve apresentações diversas.

01 - Inicialmente houve uma homenagem a Therezinha Oliveira, feita por Julia Nezu.

Therezinha Oliveira (1926–2013) foi uma das figuras mais proeminentes e respeitadas do Espiritismo no Brasil. Educadora, escritora e oradora, ela dedicou mais de cinquenta anos de sua vida à divulgação, estudo e prática da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.
Sua principal contribuição foi a sistematização do estudo espírita, produzindo uma vasta obra conhecida pela clareza, simplicidade e fidelidade aos princípios doutrinários.



Vídeo 01: ENLIHPE 2025 - Homenagem a Therezinha Oliveira por Julia Nezu

_____________________________________________________

 

02 - Brasil Fernandes de Barros destacou-se no sábado de manhã com a apresentação de 2 trabalhos.

Brasil Fernandes de Barros possui formação em Ciências da Religião, tendo obtido títulos de Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É um acadêmico e pesquisador brasileiro com foco no estudo do Espiritismo sob a ótica das Ciências da Religião.

O primeiro trabalho que apresentou foi: "Chico Xavier e o processo de produção de seus livros: um estudo documental".

Esta apresentação trata do trabalho de Chico Xavier na produção e revisão de seus livros, da dinâmica do trabalho mediúnico e até da sua relação com a FEB.


Vídeo 02 - ENLIHPE 2025 - "Chico Xavier e o processo de produção de seus livros: um estudo documental"

 

 

Brasil Fernandes de Barros, um pouco mais tarde, mas no mesmo sábado de manhã, apresentou um desdobramento de trabalho apresentado em ENLIHPE anterior: "Exposição da proposta de normalização de referência a Kardec" - abordando uma questão importante nas citações e pesquisas desenvolvidas.

Vídeo 03 - ENLIHPE 2025 - "Exposição da proposta de normalização de referência a Kardec"

 

____________________________________________________________________________

 

Ainda no sábado de manhã, 30/08/2025, Alexandre Fontes da Fonseca apresentou "Analisar André Luiz não é condená-lo"

Alexandre Fontes da Fonseca possui formação em Física e atua como Professor Associado no Departamento de Física Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Alexandre é uma figura conhecida no movimento espírita brasileiro, como um pesquisador e divulgador científico-doutrinário do Espiritismo. Seu principal foco é a relação entre Ciência e Espiritismo, e ele é um defensor da aplicação do rigor científico e do raciocínio lógico aos fenômenos e conceitos espíritas.

É fundador e editor do Jornal de Estudos Espíritas (JEE) uma publicação dedicada a artigos de pesquisa espíritas, que valorizem Kardec utilizando a Doutrina como base e fundamentos para descrição e explicação de fenômenos psíquicos e conceitos de interesse espírita.

A frase "Analisar André Luiz não é condená-lo" resume bem a sua abordagem: ele defende o estudo rigoroso e crítico das obras espíritas, incluindo as psicografias de André Luiz (recebidas por Chico Xavier), para garantir a coerência doutrinária e a aplicação do método racional de Allan Kardec.

Vídeo 04 - ENLIHPE 2025 - "Analisar André Luiz não é condená-lo"

 

_______________________________________________________________________________

 

No sábado a tarde, no mesmo dia 30/08/2025, Adair Ribeiro, Carlos Seth, Luciana Farias apresentaram:
"Os títulos de O evangelho segundo o espiritismo"

A apresentação foi feita por Luciana Farias.

Adair Ribeiro Júnior é um pesquisador espírita com formação em Engenharia Naval e pós-graduação em Direito Tributário, o que reflete seu perfil analítico e metódico. É curador do museu virtual Allan Kardec Online (AKOL) e Diretor de Parcerias do CCDPE-ECM (Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro). Autor do livro A obra esquecida de Angeli Torteroli, que resgata a história de um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil.

Carlos Seth Bastos tem formação em Engenharia Eletrônica e é um dos mais ativos investigadores históricos do Espiritismo no Brasil.
Desenvolveu o CSI do Espiritismo (Codification, Séances, Investigation), um projeto dedicado à investigação minuciosa dos bastidores da Codificação Espírita, incluindo os médiuns e as sessões utilizadas por Kardec. Também dedica-se a análise e correção de imprecisões históricas nas biografias de Allan Kardec. Ele busca desmistificar lendas e erros que se propagaram ao longo do tempo.

Luciana Farias é uma pesquisadora espírita com formação em Ciência da Computação (Mestre em Sistemas e Computação).
É a criadora do site: É a criadora do site: https://www.obrasdekardec.com.br que disponibiliza e-books gratuitos com a comparação de diferentes versões dos textos originais de Kardec, facilitando o estudo e a identificação de possíveis alterações (como no caso da 5ª edição de A Gênese).
Frequentemente é coautora com Adair Ribeiro Júnior e Carlos Seth Bastos de diversos trabalhos com foco na investigação dos manuscritos e documentos históricos da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Esses três pesquisadores representam a vertente do Espiritismo que prioriza a pesquisa em fontes primárias e a fidelidade ao método de Kardec, sendo importantes para o aprofundamento e a clareza doutrinária do movimento espírita.


Carlos Seth Bastos, Adair Ribeiro Júnior e Luciana Farias

 

Vídeo 05 - ENLIHPE 2025 - "Os títulos de O evangelho segundo o espiritismo"

 

__________________________________________________________________________

 

Ainda no sábado a tarde, 30/08/2025, Sueli da Silva Aquino e Hermes Adolfo de Aquino apresentaram o trabalho:
Importância da leitura e estudo das obras de Kardec pelos adeptos do espiritismo.

São reconhecidos como pesquisadores e expositores espíritas contemporâneos com foco na coerência doutrinária e no estudo aprofundado das obras de Allan Kardec. Seu trabalho é centrado na análise e divulgação da importância do estudo rigoroso do Pentateuco Kardequiano. Suas apresentações e artigos focam em temas como a justiça divina e a necessidade de leitura e estudo das obras de Kardec pelos adeptos.

Ao final de sua apresentação houve um debate muito interessante sobre o ensino do espiritismo nos centros espíritas.


Sueli da Silva Aquino e Hermes Adolfo de Aquino

Vídeo 06 - ENLIHPE 2025 - "Importância da leitura e estudo das obras de Kardec pelos adeptos do espiritismo"

 

_________________________________________________________________________________________

 

Como um presente a todos o ENLIHPE trouxe um pequeno depoimento do Professor Nubor Facure

O Professor Doutor Nubor Orlando Facure é uma das figuras mais proeminentes na interface entre a Medicina/Neurociência e o Espiritismo no Brasil. Sua biografia é marcada por uma sólida carreira acadêmica e um trabalho pioneiro na pesquisa da mediunidade sob a perspectiva neurológica.

Formado em Medicina, com especialização em Neurologia e Neurocirurgia. Trabalhou por 30 anos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde alcançou o cargo de Professor Titular de Neurocirurgia. Fundou e dirige o Instituto do Cérebro de Campinas (fundado em 1987).   

É amplamente conhecido no meio espírita por aplicar seu profundo conhecimento em neurociência ao estudo dos fenômenos da alma, da mente e da mediunidade. É um dos pioneiros no Brasil a desenvolver estudos e ensaios clínicos sobre a relação entre o cérebro e a mediunidade, propondo modelos para entender como o processo mediúnico se manifesta através do aparato neurológico.

É natural de Uberaba (MG) e iniciou sua convivência com a Doutrina Espírita desde a infância, tendo tido contato com figuras importantes do movimento espírita local antes mesmo da chegada de Chico Xavier à cidade. Posteriormente, sua vivência com o trabalho de Chico Xavier complementou sua formação espírita.

É autor de inúmeros livros e artigos, sendo um conferencista muito requisitado. Suas obras abordam a inter-relação entre o físico (o cérebro) e o espiritual (o Espírito e a Mente), como o livro Mediunidade, um ensaio clínico e artigos sobre Neurologia e Espiritualidade.


Professor Nubor Facure

 

Vídeo 07 - ENLIHPE 2025 - "Nubor Facure - Depoimento"

 

_____________________________________________

 

No domingo de manhã – 31/08/2025 - os dois trabalhos apresentados tiveram como foco o livro "O céu e o inferno", de Allan Kardec

Inicialmente Antonio Cesar Perri de Carvalho proferiu a palestra: "160 anos do livro O céu e o inferno"

Antonio Cesar Perri de Carvalho é uma das figuras mais influentes e importantes na gestão e unificação do Movimento Espírita Brasileiro e Internacional, com uma trajetória que alia uma sólida carreira acadêmica à liderança espírita.

Professor Universitário, atuou como Professor Titular da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo. Foi Pró-Reitor de Graduação da UNESP e também colaborou com órgãos do Governo Federal, como o INEP (Ministério da Educação), demonstrando sua experiência em gestão e educação.

Sua atuação no Espiritismo é marcada pela dedicação à Unificação e à Gestão Institucional. Assumiu cargos de liderança na União Municipal Espírita de Araçatuba e, posteriormente, presidiu a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP) por três gestões. Foi Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), a principal instituição do Movimento Espírita no país, atuando na diretoria a partir de 2004 e sendo Presidente entre 2012 e 2015. Durante sua gestão, enfatizou a importância do estudo da Doutrina e a unificação das atividades.

Também atuou em nível global como membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional (CEI). É autor e organizador de mais de 30 livros espíritas, que abordam temas de gestão, prática espírita e cristã, e memória do Espiritismo, incluindo sua autobiografia intitulada Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões, onde relata sua trajetória pessoal, profissional e espírita.


Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Vídeo 08 - ENLIHPE 2025 - "160 anos do livro O céu e o inferno"

 

_____________________________________________________________

 

 

Na última apresentação do ENLIHPE 2025 Luciana Farias e Luís Jorge Lira Neto apresentaram o trabalho:
"O céu e o inferno: origem dos textos e evolução da obra"

Luciana Farias e Luís Jorge Lira Neto são coautores do livro "O céu e o inferno: origem dos textos e evolução da obra", que se insere na recente e rigorosa linha de pesquisa histórica sobre o Espiritismo no Brasil. No livro "O céu e o inferno: origem dos textos e evolução da obra" o objetivo dos autores é investigar e apresentar, de forma detalhada, como os textos que compõem a quarta obra da Codificação Espírita foram coletados, organizados e, principalmente, como o livro evoluiu em suas edições subsequentes, fornecendo uma base sólida para o estudo crítico da obra.

Luciana Farias é uma pesquisadora espírita com formação em Ciência da Computação (Mestre em Sistemas e Computação).
É a criadora do site: É a criadora do site: https://www.obrasdekardec.com.br que disponibiliza e-books gratuitos com a comparação de diferentes versões dos textos originais de Kardec, facilitando o estudo e a identificação de possíveis alterações (como no caso da 5ª edição de A Gênese).

Luís Jorge Lira Neto (Luís Lira Neto) é Mestre em Economia e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, é Doutorando em Ciência da Religião. Sua transição da área de exatas para a Ciência da Religião reflete seu interesse em pesquisar o Espiritismo de forma aprofundada e academicamente validada. É expositor e pesquisador e revisor de artigos científicos em revistas da área de Religião, o que atesta seu rigor metodológico. Além do livro sobre O Céu e o Inferno, é coautor de outras obras e artigos, frequentemente debatendo a singularidade e a evolução das obras fundamentais, como O Evangelho Segundo o Espiritismo.


Luís Jorge Lira Neto, Marco Milani e Luciana Farias

Vídeo 09 - ENLIHPE 2025 - "O céu e o inferno: origem dos textos e evolução da obra"

 

 

 

Fonte: https://ccdpe.org.br/20o-enlihpe/

 

 

topo