18º ENLIHPE 2023 - Como foi


Tema central 2023: "Perispírito: concepções e pesquisas"

 

 

18º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

Tema central: Perispírito: concepções e pesquisas

 


A logomarca do 18º ENLIHPE foi desenvolvida apresentando as cores da bandeira de Juiz de Fora,
o azul, o vermelho e o vermelho, que são também as cores oficiais da cidade.

 

Todo ano, a Liga de Pesquisadores do Espiritismo - LIHPE, rede de estudiosos do espiritismo promove seu encontro nacional.

O 18º ENLIHPE Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo aconteceu em 2023, nos dias 16 e 17 de setembro, na cidade mineira de Juiz de Fora. O evento teve a coordenação de Humberto Schubert Coelho.

O tema desse ano foi Perispírito: concepções e pesquisas.

O apoio da organização foi da AME Juiz de Fora e Sociedade Espírita Primavera, fundada no dia 2 de setembro de 2017.

O Encontro é uma realização da LIHPE em parceria com o CCDPE-ECM e que, além da Sociedade Espírita Primavera, tem apoio da AME Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora, da UEM União Espírita Mineira e da USE SP União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

 

Logo abaixo reproduzimos texto da cobertura do evento feita pelo jornalista A.J.Orlando, responsável pela LIHPE Newsletter.

"Depois de passar por Goiânia, Campinas, Belo Horizonte, Fortaleza e, por vários anos, pela capital paulista, além de evento virtual durante a pandemia, a LIHPE Liga de Pesquisadores do Espiritismo esteve reunida nos dias 16 e 17 de setembro, para a realização do seu 18º Encontro Nacional. Desta vez, o evento aconteceu em Juiz de Fora, na sede da AME-JF Aliança Municipal Espírita daquela cidade.

Pesquisadores de áreas do espiritismo e do conhecimento estiveram reunidos para conhecer e acompanhar a apresentação de trabalhos relacionados ao tema Perispírito: concepções e pesquisas. No total, 80 participantes, de 17 cidades dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, estiveram reunidos comentando e analisando os trabalhos que fizeram parte do Encontro, além de confraternização e conhecimento da rede de pesquisadores existente no Brasil.


Na abertura, além do coordenador do Encontro, Humberto Schubert Coelho, falaram a presidente da USE SP, Rosana Gaspar, a presidente do CCDPE-ECM, Julia Nezu, e o presidente da AME JF, Geraldo Sebastião Soares.

Na oportunidade, além do livro do evento, Perispírito: concepções e pesquisas, foram lançados também, o livro de Lucas Berlanza e Eric Pacheco, História Geral do Espiritismo: resumo expositivo, e Ciência da vida após a morte, de autoria de Humberto Schubert Coelho, Marianna de Abreu Costa e Alexander Moreira-Almeida. Os dois primeiros são da Editora CCDPE-ECM."

Alexandre Fontes da Fonseca e Alexander Moreira Almeida realizaram reuniões específicas com os pesquisadores para apresentação da Assessoria de Ciência e Pesquisa Espírita da USE/SP e do NUPES - Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora."




Segue abaixo os vídeos disponíveis das apresentações realizadas no sábado, dia 16/09/2023:

 

01 - Vídeo da Abertura do ENLIHPE 2023 - com Humberto Schubert Coelho, Coordenador do ENLIHPE 203, Rosana Gaspar, Presidente da USE SP, Julia Nezu, presidente do CCDPE-ECM, e Geraldo Sebastião Soares, Presidente da AME JF.


> clique aqui para acessar o vídeo -

 


02 - Logo após a vídeo de abertura houve a apresentação de David Monducci, com o tema "O perispírito e os campos morfogenéticos" -


> clique aqui para acessar o vídeo -

 

03 - Na sequência, o professor e físico Alexandre Fontes da Fonseca, apresentou o estudo "Incoerências doutrinárias na obra "Evolução em dois mundos parte I: a questão do automatismo fisiológico" - tema delicado de estudo de uma das obras mais complexas de André Luiz, tanto que o expositor iniciou a sua apresentação explicitando o seu respeito pela obra e autor do livro objeto de estudo.


> clique aqui para acessar o vídeo -

 

04 - Pouco depois foi feita a apresentação de Luciana Farias, de estudo que realizou com Adair Ribeiro Júnior e Carlos Seth Bastos, denominado "Perispírito e natureza do corpo de Jesus", voltando a focar o tema principal do ENLIHE 2023, dessa vez centrando o estudo em Jesus e retomando uma polêmica que se arrasta desde o século XIX.


> clique aqui para acessar o vídeo -

 

05 - Após o intervalo do café, Vitor Moura com o "Projeto Piloto de replicação do Controle de Ensino dos Espíritos" - este instrumento de trabalho utilizado por Kardec já foi tema de controvérsias sobre como aplicá-lo atualmente. Vitor Moura trouxe um estudo e proposta para tanto.


> clique aqui para acessar o vídeo -

 

06 - Logo depois Brasil Fernandes de Barros apresentou o seu estudo "Características religiosas do espiritismo: conceitos controversos", utilizando-se da neurociência da religião para procurar compreender como no Brasil o espiritismo adquiriu características de uma religião.


> clique aqui para acessar o vídeo -

 

07 - Antes ainda do almoço, houve a apresentação de Luís Jorge Lira Neto e Luciana Farias, com o estudo "O ciclo de vida organizacional da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas".


> clique aqui para acessar o vídeo -

 

08 - Depois do almoço, Bruno Angeli Faez trouxe o trabalho "Investigação científica de sobrevivência pós-morte da consciência: delineamentos conceituais e filosóficos" - com uma visão filosófica e histórica sobre a questão da consciência e da sobrevivência.


> clique aqui para acessar o vídeo -

 

09 - Dando sequência as apresentações Jéssica Plácido apresentou o trabalho desenvolvido por uma equipe, denominado "Caracterização funcional do transe mediúnico: eletroencefalografia e redes funcionais cerebrais"


> clique aqui para acessar o vídeo -

 


10 - Prosseguindo nas apresentações Daniel Salomão Silva, de Juiz de Fora, apresentou o estudo "Trocas de vestes e transformações: descrições análogas ao perispírito na literatura não canônica do judaísmo antigo" -, com um estudo histórico sobre sobre o perispírito.


> clique aqui para acessar o vídeo -

 

11 - Após o intervalo Alexander Moreira-Almeida e Humberto Schubert Coelho apresentaram o livro, recentemente lançado, "Ciência da vida após a morte", de autoria dos dois e de Marianna de Abreu Costa. Os autores esclareceram que o objeto do livro seria condensar o que existe de pesquisa acadêmica no mundo já feita sobre uma questão central da filosofia e de todas as religiões, a sobrevivência da consciência após a morte. Segundo apresentou Alexander, o livro se foca em evidências. Discutir, no aspecto ontológico, a sobrevivência da consciência, do espírito, da alma, após a morte.


Alexander Moreira-Almeida (esquerda) e Humberto Schubert Coelho (direta)

O livro foi publicado inicialmente em inglês, na principal editora científica do mundo e está sendo publicado em outras línguas. Humberto Schubert realça que o livro é único num certo sentido, pois há mais de 100 anos não há um livro que tenta compilar todas as evidências disponíveis sobre a sobrevivência humana. Como especificou, os autores conseguiram ousar ao conseguir fazer uma coletânea de todas as evidências disponíveis.

Muito significativo e lembrado na apresentação pelos autores, é que para quem quiser se aprofundar no tema, o livro tem mais de 350 referências de estudos e pesquisas bibliográficas, acadêmicas, sobre o tema da sobrevivência da consciência da vida após a morte. E a editora Springer já convidou os autores para daqui há alguns anos publicarem um volume maior, mais denso sobre a questão da sobrevivência após a morte.



> clique aqui para acessar o vídeo -

 

 


12 - Para finalizar o dia, Lucas Berlanza e Eric Pacheco apresentaram o livro "História Geral do Espiritismo: resumo expositivo" - em lançamento

 
> clique aqui para acessar o vídeo -

 

> No final do sábado, 16/09/2023 -, houve a reunião da LIHPE, Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

Foi escolhido o tema do Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo em 2024: "No décimo nono encontro, em 2024, o tema é 160 anos de O evangelho segundo o espiritismo". A comissão organizadora do Encontro procura trabalhos relacionados à terceira obra fundamental da Doutrina Espírita, com enfoque filosófico, científico, moral ou histórico. Serão aceitas inscrições de trabalhos completos e já finalizados, assim como de resumos de trabalhos em andamento. As apresentações no evento serão orais ou em posters, segundo indicação do autor ou recomendação da Comissão Organizadora.

As submissões de trabalho estarão abertas até 15 demarço de 2024. Os trabalhos passarão pelo sistema de avaliação duplocego por parte de pesquisadores consolidados nas respectivas áreas de suas especialidades. Os trabalhos devem ser inéditos em forma de artigo científico. O artigo deverá ser gravado em 2arquivos: Arquivo 1 – contendo o nome do(s) autor(es), o títulodo trabalho e o resumo; Arquivo 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação. Por e-mail, envie os arquivos 1 e 2 na mesma mensagem para: 19enlihpe@ccdpe.org.br. (para outras informações envie email para este endereço também).

 

 

> DOMINGO

No domingo, 17/09/2023, os professores Alexandre Fontes da Fonseca e Alexander Moreira-Almeida apresentaram aos interessados em pesquisa científica linhas de trabalho e mentoria em pesquisa espírita. Alexandre é o responsável pela Assessoria Científica da USE/SP e Alexander, criou e é o responsável pelo NUPES - Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Alexandre Fontes da Fonseca nos enviou algumas linhas sobre esta apresentação:

"Basicamente, fiz uma exposição, na primeira parte da manhã, sobre conceitos breves a respeito de ciência e propus uma linha de pensamento legítima sobre ciência espírita que tenha fundamentos na teoria espírita contida em Kardec. Comentei sobre pesquisas sobre fenômenos ditos anômalos mas que não podem ser chamados de pesquisas espíritas porque utilizam fundamentos de outras áreas do conhecimento. Para ser espírita precisa ser fundamentada na teoria contida na Doutrina Espírita.

Na parte final da manhã de domingo, dois grupos se formaram: interessados em conversar sobre como trabalhar nessa frente de pesquisa espírita, de ciência espírita; e interessados em conversar sobre como trabalhar na pesquisa de fenômenos de interesse espírita mas dentro de outros referenciais teóricos e mais próximos do meio acadêmico (áreas médica, filosófica, história, etc.)."

 



Conheça os trabalhos da LIHPE
Os melhores trabalhos apresentados ao longo dos 20 anos de Encontros estão publicados em livros-coletâneas sob o nome “Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo”, contando já com sete volumes. Se tiver interesse em conhecê-los, visita a Livraria do CCDPE em https://ccdpe.org.br/loja/.

 

 

 

 

 

topo