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Licia do Prado Valladares; Adalberto Cardoso(resenha)

>   A Invenção da Favela: do mito de origem a Favela.com (Resenha)

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Licia do Prado Valladares; Adalberto Cardoso(resenha)
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Resenha de Adalberto Cardoso sobre o livro de Licia do Prado Valladares

 

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(trecho)

Este excelente A invenção da favela, de Licia Valladares, assume tal ponto de vista já no título. Borrando fronteiras disciplinares,o trabalho é um pouco de história das idéias e dos conceitos (como em Koselleck), um pouco de sociologia do conhecimento (como em Merton), um pouco de sociologia construtivista (como em Gusfield) e um pouco de sociologia histórica (como em Elias), que procura desvendar as metamorfoses da favela carioca no imaginário de agentes do poder público, sanitaristas,urbanistas,cientistas sociais,militantes da Igreja Católica e outras confissões, jornalistas e outros que contribuíram, cada qual à sua maneira, para a transformação, ao longo de cem anos, da favela em problema social e, depois, em problema sociológico. Como, para a autora, o “pensamento de determinado autor só pode ser compreendido quando se leva em conta o seu tempo,origens de classe,características sociais, políticas e religiosas, além do contexto intelectual em que circulava e se inseria” (p. 13), o livro é também um pouco de história do Brasil, que aparece como pano de fundo do teatro que realmente interessa, as representações sobre a favela. Nesse sentido, e em muitos outros, trata-se de obra original que vem preencher importante lacuna nos estudos sobre o tema no Brasil.

Embora o problema geral que interessa à autora não seja explicitado desde o início (na verdade,insidioso nas páginas iniciais,ele só se revela plenamente no final do texto, ali pela página 150), o livro de Licia Valladares pode ser lido como uma tentativa de recuperar o processo de consolidação,no ideário carioca e também nacional,de um conjunto de dogmas sobre a favela. A partir do que ela denomina mito fundador (situado no final do século XIX,quando os combatentes de Canudos fincam moradia no morro da Providência,mais tarde morro da Favella, reproduzindo ali os padrões habitacionais típicos do sertão nordestino e, com isso, fundando a visão dual que opunha “favela versus cidade”, na esteira da dualidade “sertão versus litoral” típica das interpretações do Brasil de então), Valladares mostra em que medida as representações sucessivas sobre a favela como fenômeno social terminaram por consolidar, mesmo entre os cientistas sociais, o “dogma” de que a favela é diferente do asfalto. Sua lavra é cortante:

 

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