O Planejamento
reencarnatório é um processo educativo para aprimoramento
do espírito no seu processo de evolução. Ele está
pautado nas leis que regem a reencarnação tendo como base
a lei de causa e efeito.
Cada espírito traz consigo registros de experiências milenares
e consequentemente seus acertos e desacertos naturais de desenvolvimento
como espírito imortal. E, nesse processo, as energias construídas
pelos sentimentos — etapa por etapa — deixam expressões
emocionais e impressões de sensações que reaparecem
em fortes impulsos. E de acordo com o mau uso da inteligência,
a Providência Divina promove ações orgânicas
na formação, onde a deficiência genética
propicia, no campo neurológico, deformidades que impedem ações
que venham aumentar o comprometimento do espírito que, por rebeldia,
ainda não sabe bem utilizar suas potencialidades. Assim, limitado
a um corpo, instrumento de ação no plano terreno, esse
espírito vai sendo contido e envolvido pelas vibrações
de amor de seus pais e “aprendendo a aprender” a qualificar
seus pensamentos e a melhorar seu potencial espiritual que está
em germe em si mesmo.
Todo esse processo é reflexo de registros promovidos pelo espírito,
em seu perispírito, pelatransgressão do mal, uso da inteligência
com reflexo no campo moral. Pois não podemos esquecer que somos
formados por três partes essenciais: o corpo, ou ser material
— animado pelo princípio vital —, a alma —
espírito encarnado cujo corpo é a habitação
— e pelo princípio intermediário ou perispírito
— substância que serve de primeiro envoltório do
espírito que une a alma ao corpo.
Assim sendo, todo patrimônio espiritual permanece nos arquivos
do campo mental do espírito e que, no mundo espiritual, continuará
o processo evolutivo, ficando assim registrado todas as mudanças
intelectuais e morais conquistadas por ele.
Ao apresentarmos a organização e função
do perispírito, desejamos deixar claro a importância e
grandiosidade da reencarnação e os recursos preciosos
da ação educativa que ela oferece nos transtornos comportamentais
ou síndromes, tendo, como recurso importante, o amor incondicional
baseado em muita conversa com o espírito, mesmo que esse esteja
contido num corpo deficitário às ações naturais.
Analisando a questão 373, em O Livro dos Espíritos,
Kardec, refletindo sobre os bloqueios da inteligência, perguntou
aos espíritos se um corpo de idiota (1)
pode abrigar um espírito que animou um homem de gênio na
existência precedente. E os espíritos responderam: “Sim,
o gênio, às vezes, torna-se um flagelo quando dele se abusa”.
Assim, uma criança que renasce com graves bloqueios na inteligência
pode ser um espírito que possui poderosas estruturas mentais,
mas que precisa desenvolver o aspecto moral. Por isso a ação
da Lei Divina age em benefício desse espírito mantendo-o
contido nos limites de sua ação do pensar e agir.
É importante que o meio onde a criança conviva favoreça
atenção, proteção, carinho, regras, limites
(quando necessário) e diálogo, pois a confiança
e segurança são necessárias para melhor equilíbrio
no campo da emoção.
Depois da família, a escola é fundamental para um melhor
desempenho cognitivo, dentro das possibilidades que a criança
possa oferecer e principalmente no que tange à ação
social. O Centro Espírita, também, por sua vez, favorece
uma ação efetiva no contexto espiritual por meio da evangelização
e passes, promovendo uma harmonização no campo físico-psíquico-espiritual.
Entre os transtornos comportamentais e síndromes, podemos citar
o TA — Transtorno de Ansiedade — sentimento
vago e desagradável medo persistente; FOBIAS
desde as mais simples às mais complexas — como a fobia
social, que são aquelas crianças e jovens, por exemplo,
que têm medo de ir ao quadro, levantar as mão, etc.; o
TOC — Transtorno Obsessivo Compulsivo —
que é um comportamento caracterizado pelo pensamento repetitivo
e sem sentido e compulsões, como: lavar as mãos sempre,
organização e verificação excessiva; o TBH
— Transtorno Bipolar do Humor ou Transtorno Bipolar, no qual a
alteração de humor pode se apresentar de uma irritação
a euforia; TDA/H —Transtorno de Déficit
de Atenção e Hiperatividade onde predomina de sinais de
desatenção; o Autismo Infantil; Síndrome
de Asperger — é o autismo em alto grau; síndrome
de Rett (mais frequente nas meninas) — promove a perda
dos movimentos e comunicação (é confundida com
autismo) e a Síndrome de Down — a pessoa
apresenta deficiência intelectual e algumas características
físicas específicas. E não podemos esquecer também
que dentro da síndrome de Down existem outras características
específicas.
Diante dessa pequena observação, podemos assim dizer que
os bloqueios são “ações
pedagógicas divinas importantes, para melhor favorecer
o espírito reencarnante, que, por sua rebeldia
espiritual, precisa ser orientado através
de uma metodologia específica, que fornecerá
a ele maior compreensão do aprendizado”.
As orientações são necessárias
para sua evolução, mediante técnicas
baseadas no amor, no qual as vibrações de carinho
e dedicação venham amenizar as suas emoções,
de forma a propiciar um equilíbrio
capaz de ajudá-lo a perceber
com mais clareza e paz interior, o verdadeiro significado do
seu existir, utilizando adequada e conscientemente
seu livre-arbítrio.
E encerrando nossa reflexão, podemos citar Joanna de Ângelis,
no livro Leis Morais, que traz
para todos a consolação numa beleza de amor verdadeiro
diante dessas questões quando diz:
(...) Se te repousas no berço dos sonhos desfeitos um filhinho
(...) deficiente de qualquer natureza, esquece-lhe a aparência
e assiste-o com amor.
Não te chega ao trono do sentimento por acaso.
Antigo companheiro vencido, suplica ajuda (...)
Dá-lhe ternura, canta-lhe um poema de esperança, ajuda-o
(...).
Nota:
(1) Interpretado de forma diferente nos dias de
hoje, quando o termo ganha um aspecto por demais pejorativo, à
época de Kardec, meados do século 19, idiotia referia-se
a algum distúrbio mental.
Referências Bibliográficas:
Educação do Espírito
— Introdução à Pedagogia Espírita
— Walter Oliveira Alves — Editora Ide.
O que é Evangelização
de Espíritos — Obra Mediúnica — Espírito
Eurípedes Barsanulfo — Editora Esperança e Caridade.
Vida e Sexo, introdução, ditado pelo Espírito
Emmanuel — Obra psicografada por Francisco Cândido Xavier,
26 ed. — RJ. FEB, 2010.
O Livro dos Espíritos, Ed. CELD. 2010
Apostila do 12o Seminário de Pedagogia Espírita na Educação
— Realizado dia 1/5/2016 — CELD.
Revista A&E - atividades e experiências — Ano 9 —
no 5 — setembro de 2008 — Editora
Positivo.
Fonte: https://celd.xyz/wp-content/uploads/01-Revista_CELD_Janeiro-2017.pdf
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