Espiritualidade e Sociedade





Selma Trigo

>   O olhar espiritual diante dos transtornos comportamentais e bloqueios da inteligência

Artigos, teses e publicações

Selma Trigo
>   O olhar espiritual diante dos transtornos comportamentais e bloqueios da
inteligência

 

 

O Planejamento reencarnatório é um processo educativo para aprimoramento do espírito no seu processo de evolução. Ele está pautado nas leis que regem a reencarnação tendo como base a lei de causa e efeito.

Cada espírito traz consigo registros de experiências milenares e consequentemente seus acertos e desacertos naturais de desenvolvimento como espírito imortal. E, nesse processo, as energias construídas pelos sentimentos — etapa por etapa — deixam expressões emocionais e impressões de sensações que reaparecem em fortes impulsos. E de acordo com o mau uso da inteligência, a Providência Divina promove ações orgânicas na formação, onde a deficiência genética propicia, no campo neurológico, deformidades que impedem ações que venham aumentar o comprometimento do espírito que, por rebeldia, ainda não sabe bem utilizar suas potencialidades. Assim, limitado a um corpo, instrumento de ação no plano terreno, esse espírito vai sendo contido e envolvido pelas vibrações de amor de seus pais e “aprendendo a aprender” a qualificar seus pensamentos e a melhorar seu potencial espiritual que está em germe em si mesmo.

Todo esse processo é reflexo de registros promovidos pelo espírito, em seu perispírito, pelatransgressão do mal, uso da inteligência com reflexo no campo moral. Pois não podemos esquecer que somos formados por três partes essenciais: o corpo, ou ser material — animado pelo princípio vital —, a alma — espírito encarnado cujo corpo é a habitação — e pelo princípio intermediário ou perispírito — substância que serve de primeiro envoltório do espírito que une a alma ao corpo.

Assim sendo, todo patrimônio espiritual permanece nos arquivos do campo mental do espírito e que, no mundo espiritual, continuará o processo evolutivo, ficando assim registrado todas as mudanças intelectuais e morais conquistadas por ele.

Ao apresentarmos a organização e função do perispírito, desejamos deixar claro a importância e grandiosidade da reencarnação e os recursos preciosos da ação educativa que ela oferece nos transtornos comportamentais ou síndromes, tendo, como recurso importante, o amor incondicional baseado em muita conversa com o espírito, mesmo que esse esteja contido num corpo deficitário às ações naturais.

Analisando a questão 373, em O Livro dos Espíritos, Kardec, refletindo sobre os bloqueios da inteligência, perguntou aos espíritos se um corpo de idiota
(1) pode abrigar um espírito que animou um homem de gênio na existência precedente. E os espíritos responderam: “Sim, o gênio, às vezes, torna-se um flagelo quando dele se abusa”. Assim, uma criança que renasce com graves bloqueios na inteligência pode ser um espírito que possui poderosas estruturas mentais, mas que precisa desenvolver o aspecto moral. Por isso a ação da Lei Divina age em benefício desse espírito mantendo-o contido nos limites de sua ação do pensar e agir.

É importante que o meio onde a criança conviva favoreça atenção, proteção, carinho, regras, limites (quando necessário) e diálogo, pois a confiança e segurança são necessárias para melhor equilíbrio no campo da emoção.

Depois da família, a escola é fundamental para um melhor desempenho cognitivo, dentro das possibilidades que a criança possa oferecer e principalmente no que tange à ação social. O Centro Espírita, também, por sua vez, favorece uma ação efetiva no contexto espiritual por meio da evangelização e passes, promovendo uma harmonização no campo físico-psíquico-espiritual.

Entre os transtornos comportamentais e síndromes, podemos citar o TA — Transtorno de Ansiedade — sentimento vago e desagradável medo persistente; FOBIAS desde as mais simples às mais complexas — como a fobia social, que são aquelas crianças e jovens, por exemplo, que têm medo de ir ao quadro, levantar as mão, etc.; o TOC — Transtorno Obsessivo Compulsivo — que é um comportamento caracterizado pelo pensamento repetitivo e sem sentido e compulsões, como: lavar as mãos sempre, organização e verificação excessiva; o TBH — Transtorno Bipolar do Humor ou Transtorno Bipolar, no qual a alteração de humor pode se apresentar de uma irritação a euforia; TDA/H —Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade onde predomina de sinais de desatenção; o Autismo Infantil; Síndrome de Asperger — é o autismo em alto grau; síndrome de Rett (mais frequente nas meninas) — promove a perda dos movimentos e comunicação (é confundida com autismo) e a Síndrome de Down — a pessoa apresenta deficiência intelectual e algumas características físicas específicas. E não podemos esquecer também que dentro da síndrome de Down existem outras características específicas.

Diante dessa pequena observação, podemos assim dizer que os bloqueios são “ações pedagógicas divinas importantes, para melhor favorecer o espírito reencarnante, que, por sua rebeldia espiritual, precisa ser orientado através de uma metodologia específica, que fornecerá a ele maior compreensão do aprendizado”.

As orientações são necessárias para sua evolução, mediante técnicas baseadas no amor, no qual as vibrações de carinho e dedicação venham amenizar as suas emoções, de forma a propiciar um equilíbrio capaz de ajudá-lo a perceber com mais clareza e paz interior, o verdadeiro significado do seu existir, utilizando adequada e conscientemente seu livre-arbítrio.

E encerrando nossa reflexão, podemos citar Joanna de Ângelis, no livro Leis Morais, que traz
para todos a consolação numa beleza de amor verdadeiro diante dessas questões quando diz:
(...) Se te repousas no berço dos sonhos desfeitos um filhinho (...) deficiente de qualquer natureza, esquece-lhe a aparência e assiste-o com amor.

Não te chega ao trono do sentimento por acaso.
Antigo companheiro vencido, suplica ajuda (...)

Dá-lhe ternura, canta-lhe um poema de esperança, ajuda-o (...).

 

 

Nota:
(1) Interpretado de forma diferente nos dias de hoje, quando o termo ganha um aspecto por demais pejorativo, à época de Kardec, meados do século 19, idiotia referia-se a algum distúrbio mental.

 

 

Referências Bibliográficas:

Educação do Espírito — Introdução à Pedagogia Espírita — Walter Oliveira Alves — Editora Ide.

O que é Evangelização de Espíritos — Obra Mediúnica — Espírito Eurípedes Barsanulfo — Editora Esperança e Caridade.

Vida e Sexo, introdução, ditado pelo Espírito Emmanuel — Obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, 26 ed. — RJ. FEB, 2010.

O Livro dos Espíritos, Ed. CELD. 2010

Apostila do 12o Seminário de Pedagogia Espírita na Educação — Realizado dia 1/5/2016 — CELD.

Revista A&E - atividades e experiências — Ano 9 — no 5 — setembro de 2008 — Editora
Positivo.

 

 

Fonte: https://celd.xyz/wp-content/uploads/01-Revista_CELD_Janeiro-2017.pdf

 

 

 

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