Espiritualidade e Sociedade





Selma Trigo

>   Evangelização: um novo olhar na educação do espírito

Artigos, teses e publicações

Selma Trigo
>   Evangelização: um novo olhar na educação do espírito

 

Quando se pensa em educação, se faz necessário pensar nas transformações que os tempos atuais promovem nas áreas do conhecimento humano. Daí a necessidade de novas bases alicerçadas em ideias estimuladoras, através de métodos e técnicas que promovam na criança e no jovem o prazer de conhecer e de ser, oferecendo oportunidades para criar através de desafios, reconstruindo o conhecimento em realidade na própria vida.

Daí tanto na educação familiar e escolar, como na evangelização nos centros espíritas as bases essenciais na construção do espírito somam, promovendo modificações do pensar do espírito, a começar nas fases iniciais do desenvolvimento das crianças.

Baseado em tudo isso, vamos então refletir como estamos trabalhando junto às crianças e jovens nas evangelizações nos centros espíritas.

O que nós evangelizadores de espíritos temos criado de diferente ou de interessante para que nossas crianças sintam-se estimuladas a participar da evangelização, com interesse em melhor conhecer Jesus, sua vida e obra e os valores por ele ensinados?

Os evangelizadores nas casas espíritas estão conseguindo romper paradigmas baseados em conceitos próprios? Têm buscado conhecer o “universo infantil” através de suas fases próprias de aprendizagem, no que tange às etapas do desenvolvimento para que possam levar às crianças compreensão e significado de sua existência e da vida, como um todo, baseados na Lei de Deus?

Não estamos mais em tempo de ficar sem ampliar o próprio conhecimento como educadores de espíritos na evangelização infantil e juvenil, para melhor servir.

Na evangelização infantil e juvenil é importante levar as crianças e jovens a chegar a conclusões lógicas, utilizando da razão, através da observação, comparação e análise, buscando na prática tais conclusões. Ficar só no campo das ideias não trará resultados consistentes, pois para a criança chegar ao estado de percepção, ela necessita usar as estruturas mentais interiores fazendo associações, chegando a conclusões e dessa forma construir novas estruturas mentais. Não temos como fugir dos conceitos de Piaget. O evangelizador precisa conhecer as bases teóricas de Piaget, que é algo simples, conhecer o modelo pedagógico da Doutrina Espírita, ter embasamento doutrinário e ser criativo.

Com base nessas afirmativas, não tem como não inserir nas atividades propostas a cada grupo de faixa etária, a arte de forma geral, como a música, o teatro, a dança, as artes plásticas e a literatura, ampliando assim, a percepção sensorial, intelectual e afetiva, proporcionando a interação do meio físico e espiritual que a Doutrina Espírita favorece no enriquecimento da sensibilização, despertando assim, o “germe” da perfeição. Esse aprimoramento está também pautado na bagagem do passado que a criança traz de outras existências, em que bem trabalhada, no presente, em valores intectuais, morais e espirituais, desenvolvem inspirações superiores na criança, favorecendo assim a compreensão do mundo em que vive, construindo um futuro mais promissor quando alcançar a fase da adolescência onde o espírito torna-se mais consciente de si mesmo, sabendo assim melhor utilizar seu livre-arbítrio com sentimento cristão o que sinaliza o verdadeiro significado da autonomia moral.

O evangelizador quando tem uma visão global de seu papel de educador de espírito, compreende que a evangelização é uma profilaxia para a mente do espírito, pois as funções psíquicas são aprimoradas como podemos destacar a área dos sentimentos, pois estão intimamente ligados ao campo moral, favorecendo o desabrochar das virtudes.

Então questionamos: Como aperfeiçoar sentimentos sem educação? Como transformar valores sem utilizar elementos educativos adequados ao aprendizado? Em primeiro lugar o evangelizador não deve transmitir conhecimento pronto. Cumprir programa não é o fator mais preocupante em todo processo de evangelizar, mas verificar a real necessidade do evangelizando, criando métodos de assimilação do conhecimento de forma que venham absorver os ensinamentos doutrinários através das Leis Universais de forma natural, onde as bases doutrinária, gradativamente, etapa por etapa, possam ser compreendidas e aplicadas pelas crianças em suas vivências diárias numa verticalidade de aprendizagem moral e espiritual.

Estamos tratando aqui do método em que a criança constrói, ou mesmo manuseia, o material elaborado pelo evangelizador onde temas aparentemente complexos, por exemplo, em O Livro dos Espíritos, como ideia de Deus, períspirito e outros, possam ser compreendidos com mais facilidade pelos evangelizandos. A questão é preparar o material baseado no tema e na medida do desenvolvimento da aula construir com as próprias crianças, de forma lúdica, os conceitos. Caso haja oportunidade, de acordo com o espaço junto à Natureza, fica ainda mais agradável. Ou mesmo vídeos que levem a criança a viajar nas belezas de Deus.

Além de tudo que foi citado, o evangelizador precisa aprimorar-se através de treinamentos, cursos, encontros, etc, que são promovidos por muitas instituições espíritas. Como também, conhecer as diversas propostas pedagógicas, antigas ou atuais, dos grandes educadores.

É possível trabalhar com materiais simples, como os recicláveis e outros recursos para melhor compreensão e favorecimento à aprendizagem. Quanto à evangelização junto aos jovens, entre muitas opções a utilização de vídeos pautados na realidade da vida ou mesmo científicos, não tão complexos, podem ser passados e em torno do tema promover debates interessantes, sempre baseados nos temas propostos do estudo. Caso não haja possibilidade desse recurso, a utilização do próprio celular como ferramenta de pesquisa para o momento. Com certeza será de extremo interesse deles.

O que não dá mais é pra ficar somente no discurso como palestra, que torna improdutivo o trabalho, tendo em vista o tempo de concentração das crianças e jovens. Novos tempos! Novas propostas pedagógicas!

Referências Bibliográficas:

Cerqueira Filho, Alírio de. Inteligência das Emoções: um método revolucionário para desenvolver a inteligência emocional. Cuiabá: Plenitude Humana, 2013.

Luciano Siviere Varanda e Alzira Bessa França Amui – 36º de Evangelização de Espíritos – Tema: Evangelização de Espírito é um Novo Paradigma? – Sacramento – MG – Julho – 2007.

Sentimento: a Força do Espírito. Alzira Bessa França Amui e Luciano Siviere Varanda – Sacramento – MG – 2004.

Princípios que Fundamentam a Educação do Espírito – Equipe Eurípedes Barsanulfo – Organizado por Alzira Bessa França Amui Editora Esperança e Caridade – Sacramento, MG – Brasil.

Walter Oliveira Alves. Práticas Pedagógicas na Evangelização – Conteúdo e Metodologia – Instituto de Difusão Espírita – Araras- Estado de São Paulo - Brasil

 

 

Fonte: https://celd.xyz/wp-content/uploads/10-Revista_CELD_Outubro_2017.pdf

 

 

 

* * *

 

 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
|  B  |   C  |   D   |  F   |  G  |   H  |   I   |  J     K   |   L    M  |   N   |   O   |   P  
-  Q  |   R  |  S  |   T   |   U   |   V    |   W   |   X    |   Y    |    Z  
Allan Kardec      -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :