Selma Trigo
> Evangelização: um novo olhar na educação
do espírito
Quando se pensa em educação,
se faz necessário pensar nas transformações que
os tempos atuais promovem nas áreas do conhecimento humano.
Daí a necessidade de novas bases alicerçadas em ideias
estimuladoras, através de métodos e técnicas
que promovam na criança e no jovem o prazer de conhecer e de
ser, oferecendo oportunidades para criar através de desafios,
reconstruindo o conhecimento em realidade na própria vida.
Daí tanto na educação familiar e escolar, como
na evangelização nos centros espíritas as bases
essenciais na construção do espírito somam, promovendo
modificações do pensar do espírito, a começar
nas fases iniciais do desenvolvimento das crianças.
Baseado em tudo isso, vamos então refletir como estamos trabalhando
junto às crianças e jovens nas evangelizações
nos centros espíritas.
O que nós evangelizadores de espíritos temos criado
de diferente ou de interessante para que nossas crianças sintam-se
estimuladas a participar da evangelização, com interesse
em melhor conhecer Jesus, sua vida e obra e os valores por ele ensinados?
Os evangelizadores nas casas espíritas estão conseguindo
romper paradigmas baseados em conceitos próprios? Têm
buscado conhecer o “universo infantil” através
de suas fases próprias de aprendizagem, no que tange às
etapas do desenvolvimento para que possam levar às crianças
compreensão e significado de sua existência e da vida,
como um todo, baseados na Lei de Deus?
Não estamos mais em tempo de ficar sem ampliar o próprio
conhecimento como educadores de espíritos na evangelização
infantil e juvenil, para melhor servir.
Na evangelização infantil e juvenil é importante
levar as crianças e jovens a chegar a conclusões lógicas,
utilizando da razão, através da observação,
comparação e análise, buscando na prática
tais conclusões. Ficar só no campo das ideias não
trará resultados consistentes, pois para a criança chegar
ao estado de percepção, ela necessita usar as estruturas
mentais interiores fazendo associações, chegando a conclusões
e dessa forma construir novas estruturas mentais. Não temos
como fugir dos conceitos de Piaget. O evangelizador precisa conhecer
as bases teóricas de Piaget, que é algo simples, conhecer
o modelo pedagógico da Doutrina Espírita, ter embasamento
doutrinário e ser criativo.
Com base nessas afirmativas, não tem como não inserir
nas atividades propostas a cada grupo de faixa etária, a arte
de forma geral, como a música, o teatro, a dança, as
artes plásticas e a literatura, ampliando assim, a percepção
sensorial, intelectual e afetiva, proporcionando a interação
do meio físico e espiritual que a Doutrina Espírita
favorece no enriquecimento da sensibilização, despertando
assim, o “germe” da perfeição. Esse aprimoramento
está também pautado na bagagem do passado que a criança
traz de outras existências, em que bem trabalhada, no presente,
em valores intectuais, morais e espirituais, desenvolvem inspirações
superiores na criança, favorecendo assim a compreensão
do mundo em que vive, construindo um futuro mais promissor quando
alcançar a fase da adolescência onde o espírito
torna-se mais consciente de si mesmo, sabendo assim melhor utilizar
seu livre-arbítrio com sentimento cristão o que sinaliza
o verdadeiro significado da autonomia moral.
O evangelizador quando tem uma visão global de seu papel de
educador de espírito, compreende que a evangelização
é uma profilaxia para a mente do espírito, pois as funções
psíquicas são aprimoradas como podemos destacar a área
dos sentimentos, pois estão intimamente ligados ao campo moral,
favorecendo o desabrochar das virtudes.
Então questionamos: Como aperfeiçoar sentimentos sem
educação? Como transformar valores sem utilizar elementos
educativos adequados ao aprendizado? Em primeiro lugar o evangelizador
não deve transmitir conhecimento pronto. Cumprir programa não
é o fator mais preocupante em todo processo de evangelizar,
mas verificar a real necessidade do evangelizando, criando métodos
de assimilação do conhecimento de forma que venham absorver
os ensinamentos doutrinários através das Leis Universais
de forma natural, onde as bases doutrinária, gradativamente,
etapa por etapa, possam ser compreendidas e aplicadas pelas crianças
em suas vivências diárias numa verticalidade de aprendizagem
moral e espiritual.
Estamos tratando aqui do método em que a criança constrói,
ou mesmo manuseia, o material elaborado pelo evangelizador onde temas
aparentemente complexos, por exemplo, em O Livro dos Espíritos,
como ideia de Deus, períspirito e outros, possam ser compreendidos
com mais facilidade pelos evangelizandos. A questão é
preparar o material baseado no tema e na medida do desenvolvimento
da aula construir com as próprias crianças, de forma
lúdica, os conceitos. Caso haja oportunidade, de acordo com
o espaço junto à Natureza, fica ainda mais agradável.
Ou mesmo vídeos que levem a criança a viajar nas belezas
de Deus.
Além de tudo que foi citado, o evangelizador precisa aprimorar-se
através de treinamentos, cursos, encontros, etc, que são
promovidos por muitas instituições espíritas.
Como também, conhecer as diversas propostas pedagógicas,
antigas ou atuais, dos grandes educadores.
É possível trabalhar com materiais simples, como os
recicláveis e outros recursos para melhor compreensão
e favorecimento à aprendizagem. Quanto à evangelização
junto aos jovens, entre muitas opções a utilização
de vídeos pautados na realidade da vida ou mesmo científicos,
não tão complexos, podem ser passados e em torno do
tema promover debates interessantes, sempre baseados nos temas propostos
do estudo. Caso não haja possibilidade desse recurso, a utilização
do próprio celular como ferramenta de pesquisa para o momento.
Com certeza será de extremo interesse deles.
O que não dá mais é pra ficar somente no discurso
como palestra, que torna improdutivo o trabalho, tendo em vista o
tempo de concentração das crianças e jovens.
Novos tempos! Novas propostas pedagógicas!
Referências Bibliográficas:
Cerqueira Filho, Alírio de.
Inteligência das Emoções: um método revolucionário
para desenvolver a inteligência emocional. Cuiabá:
Plenitude Humana, 2013.
Luciano Siviere Varanda e Alzira Bessa França Amui – 36º
de Evangelização de Espíritos – Tema: Evangelização
de Espírito é um Novo Paradigma? – Sacramento
– MG – Julho – 2007.
Sentimento: a Força do Espírito. Alzira Bessa
França Amui e Luciano Siviere Varanda – Sacramento –
MG – 2004.
Princípios que Fundamentam a Educação do Espírito
– Equipe Eurípedes Barsanulfo – Organizado por Alzira
Bessa França Amui Editora Esperança e Caridade –
Sacramento, MG – Brasil.
Walter Oliveira Alves. Práticas Pedagógicas na Evangelização
– Conteúdo e Metodologia – Instituto de Difusão
Espírita – Araras- Estado de São Paulo - Brasil
Fonte: https://celd.xyz/wp-content/uploads/10-Revista_CELD_Outubro_2017.pdf
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