Espiritualidade e Sociedade





Selma Trigo

>   A reencarnação como processo educativo - Terra, planeta-escola

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Selma Trigo
>   A reencarnação como processo educativo - Terra, planeta-escola

 

 

Por muitas vezes, através dos vários artigos, “batemos numa mesma tecla” ao som das orientações espirituais trazidas pelo nosso mentor espiritual Dr. Hermann, “PARA EDUCAR É PRECISO EDUCAR-SE!”

O tom dessa afirmativa ecoa numa leveza responsável de comprometimento individual e coletivo, no que concerne à educação, pois enquanto não soubermos bem dedilhar essa nota, teremos que repeti-la, quantas vezes forem necessárias, até absorvermos seu real significado.

Ser educador de espírito é uma missão, nas várias áreas de ação educativa, seja como pais, responsáveis, professores e evangelizadores, pois são todos preparados no plano espiritual para bem exercerem suas missões em nosso planeta-escola, pois Deus, na sua bondade divina, promove orientações necessárias, através de espíritos voltados a essa área de ação. Haja vista, a presença de Jesus em nosso orbi, há mais de 2000 anos, deixando sua “marca” de educador através de muitos exemplos que repercutem até hoje em nossos dias.

Quando pensamos em educação de espírito, pensamos sem sombra de dúvida, na educação desde de o momento da concepção. Aliás, é importante compreender que a educação de espírito é contínua nos dois planos da vida dele. Ela, a educação, não para de ser acionada num processo continuo e natural. Mas quando se trata de reencarnação é na concepção que todo processo se (re)inicia.

Vejamos o que nos diz a questão 167, de O Livro dos Espíritos, para melhor compreensão. Kardec perguntou aos Espíritos em que momento a alma se une ao corpo, e os espíritos responderam: “A união começa na concepção, mas só se completa no momento do nascimento.

Em cada reencarnação o espírito mergulha em novas energias, que vão formar sua estrutura espiritual de forma a construir novos momentos, com finalidades para suas múltiplas encarnações.

É preciso estar atento quanto às vibrações que alimentam o recém-encarnado e as crianças de uma forma geral, pois a chamada memória continua, que o espírito tem em si mesmo, exerce força no pensamento. Assim sendo, a educação recebida na nova encarnação, deverá favorecer a renovação das vibrações do campo mental em que o espírito se encontra.

A proposta da educação junto às crianças e jovens, deve estar pautada na busca da verdade, na consciência de si mesmo como espírito imortal, no auxílio, no direcionamento dos pensamentos do espírito, garantindo assim, uma reorganização das energias da memória atual. Essa memória tem como finalidade ligar o passado ao presente, através de energias ligadas ao perispírito que permanecem registradas por vivências anteriores. Daí o esquecimento do passado para evitar que lembranças antigas vibrem de forma mais intensa na estrutura mental, o que não impede de influenciar na atual existência.

Assim o objetivo da educação de espírito vai sendo alcançado através do despertamento da vontade, uma das potências da alma mais importantes, que impulsiona as demais potências, promovendo no espírito o esforço natural de mudança interior, sofrendo assim, menos influências externas e transformando e/ou eliminando as experiências anteriores destrutivas a sua própria evolução.

O lar precisa ser uma fonte de luz e paz, onde as energias emanadas por todos os envolvidos, possam alimentar e fortalecer o recém-encarnado, favorecendo seu equilíbrio emocional e espiritual. Daí cuidar das emanações das palavras, sentimentos e outro tipo de mensagem que adentre à casa, pois além desses aspectos, o espírito terá que se deparar com as vibrações externas na medida de seu crescimento, no campo social e até climático, pois não sabemos o local que viveram em outras vidas. Por que não?!

Para o educador, não basta conhecer o espírito, é preciso saber os métodos educativos seja pela intuição dos ensinamentos recebidos na espiritualidade, seja pelo conhecimento prático-educativo da vida, de forma a aplicá-los favorecendo às crianças uma nova forma de progresso consciente e ativo, em cada fase de seu desenvolvimento.

Por tudo isso, a ambientação do lar, é fator importante, pois precisa atender às necessidades espirituais de cada espírito. Só assim a criança desenvolverá sentimentos melhores na relação com as pessoas as quais conviverá.

No livro, O Espírito e seu Processo de Evolução, de Alzira Bessa e Luciano Varanda, tem um trecho que nos diz assim: “O espírito, ao adaptar-se diante de uma nova reencarnação, precisa ser muito amparado para que tenha sucesso (...).” E em O Livro dos Espíritos, Kardec na questão 208 questiona os espíritos sobre o grau de influência que os pais exercem sobre seus filhos após seu nascimento e os espíritos responderam que a influência dos pais é muito grande.

É preciso, pois, que todos estejam conscientes de suas responsabilidades e se disponham ao esforço de vencer sua própria tendência de repetir com as gerações novas as práticas educacionais de seu tempo de criança. Estamos vivendo uma nova realidade e os desafios que se apresentam são grandes, mas se houver amor, todos os obstáculos serão vencidos, é o que dizem as professoras Dalva Leite e Leila Brandão, no livro Na Medida Certa – Educação Infantil na Visão Espírita.

Mas para que tudo isso possa ocorrer com sucesso, é preciso que os educadores, em especial os pais, estejam compromissados com Jesus na renovação do Espírito Imortal.

 

Referências Bibliográficas:

- Kardec, A. O Livro dos Espíritos. Editora – 2ª ed. Rio de Janeiro: CELD, 2011.
- Canhoto, Américo Marques. A Reforma Íntima no Berço. 1ª ed. São Paulo: Editora Bezerra de Menezes, 2003.
- Varanda, Luciano S. / Amui, Alzira Bessa França. A Libertação do Espírito. 1ª ed. janeiro/ 2011, Sacramento, MG.

 

 

 

Fonte: Revista CELD de Estudos Espíritas
https://celd.xyz/wp-content/uploads/04-Revista_CELD_Abril-2018.pdf

 

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