Para os que lêem
a Bíblia, sem nenhum espírito pré-concebido
e, principalmente, sem se apegar aos dogmas teológicos
do passado, verá que nela a figura da mulher é
sempre de inferioridade em relação ao homem. É
óbvio que debitamos isso aos homens, portanto nada de
ser a vontade de Deus.
Por ser, naquele tempo, uma
sociedade extremamente machista, ou ao menos muito mais que
a atual, a mulher está retratada, no Livro Sagrado, sempre
como uma personagem inexpressiva. Refletindo, pois, a nosso
ver, e até que nos provem o contrário, apenas
a fatores culturais de um povo, ou talvez até mesmo de
toda uma época, onde o machismo era o fator que preponderava
nas relações entre homens e mulheres.
Fizemos uma pesquisa, e, por
ela, chegamos à conclusão que a Bíblia
é um livro no qual o machismo é colocado de forma
bem evidente. Causa-nos estranheza é o comportamento
da mulher, pois apesar disso é ela quem mais se apega
a esse livro.
Vejamos então os seguintes
questionamentos: Quem foi criado em primeiro lugar, o homem
ou a mulher? A mulher sendo tirada da costela do homem não
induz a pensarmos (ou, quem sabe, é o que querem que
pensemos) que a mulher estaria em condições de
inferioridade em relação ao homem? A quem normalmente
se atribui a "culpa" pelo pecado "original",
ao homem ou à mulher? Todas as genealogias constantes
da Bíblia são feitas em relação
aos homens ou em relação às mulheres? A
maioria dos personagens em destaque na Bíblia são
homens ou mulheres? Entre os 12 discípulos de Jesus tinha
algum que não era homem?
Para confirmar o que estamos
dizendo, vejamos, nas passagens bíblicas a seguir, alguns
exemplos que nos comprovam o evidente machismo impregnado nela:
Deuteronômio
5, 21: Não cobice a mulher do próximo.
(mandamento para os homens).
Deuteronômio
22, 13-15: Se um homem se casa com uma mulher
e começa a detestá-la depois de ter tido relações
com ela, acusando-a de atos vergonhosos e difamando-a publicamente,
dizendo: ‘Casei-me com esta mulher mas, quando me aproximei
dela, descobri que não era virgem, o pai e a mãe
da jovem pegarão a prova da virgindade dela e levarão
a prova aos anciãos da cidade para que julguem o caso.
Deuteronômio
24, 1: Quando um homem se casa com uma mulher e consuma
o matrimônio, se depois ele não gostar mais dela,
por ter visto nela alguma coisa inconveniente, escreva para
ela um documento de divórcio e o entregue a ela, deixando-a
sair de casa em liberdade.
Eclesiastes 7, 26:
Então descobri que a mulher é mais amarga do
que a morte, porque ela é uma armadilha, o seu coração
é uma rede e os seus braços são cadeias.
Quem agrada a Deus consegue dela escapar, mas o pecador se
deixa prender por ela.
Eclesiástico
7, 25: Arrume casamento para sua filha, e terá
realizado uma grande tarefa, mas faça que ela se casa
com homem sensato.
Eclesiástico
9, 2: Não se entregue a uma mulher, para que
ela não o domine.
Eclesiástico
25, 24: Foi pela mulher que começou o pecado,
e é por culpa dela que todos morremos.
Eclesiástico
42, 14: É melhor a maldade do homem do que
a bondade da mulher: a mulher cobre de vergonha e chega a
expor ao insulto.
E para que não fiquemos somente no Antigo Testamento,
já que alguém pode alegar que isso é coisa
do "Velho", vejamos também no Novo:
1 Coríntios
11, 7-9: O homem não deve cobrir a cabeça,
porque ele é a imagem e o reflexo de Deus, a mulher,
no entanto, é o reflexo do homem. Porque o homem não
foi tirado da mulher, mas a mulher do homem. Nem o homem foi
criado para a mulher, mas a mulher para o homem.
1 Coríntios
14, 34-35: Que as mulheres fiquem caladas nas assembléias,
como se faz em todas as igrejas dos cristãos, pois
não lhes é permitido tomar a palavra. Devem
ficar submissas, como diz também a lei. Se desejam
instruir-se sobre algum ponto, perguntem aos maridos em casa;
não é conveniente que a mulher fale nas assembléias.
Colossenses 3, 18:
Mulheres, sejam submissas a seus maridos, pois assim convém
a mulheres cristãs.
1 Timóteo 2,
9-14: Quanto às mulheres, que elas tenham
roupas decentes e se enfeitem com pudor e modéstia.
Não usem tranças, nem objetos de ouro, pérolas
ou vestuário suntuoso; pelo contrário, enfeitem-se
com boas obras, como convém a mulheres que dizem ser
piedosas. Durante a instrução, a mulher deve
ficar em silêncio, com toda a submissão. Eu não
permito que a mulher ensine ou domine o homem. Portanto, que
ela conserve o silêncio. Porque primeiro foi formado
Adão, depois Eva. E não foi Adão que
foi seduzido, mas a mulher que, seduzida, pecou. Entretanto,
ela será salva pela sua maternidade, desde que permaneça
com modéstia na fé, no amor e na santidade.
Todos nós conhecemos aquela passagem em que os escribas
e fariseus apresentando a Jesus uma mulher surpreendida em adultério
perguntaram-Lhe se deveriam cumprir a Lei de Moisés
que exigia o apedrejamento dela. É bom que ressaltemos
que se trata realmente de uma Lei de Moisés, pois se
fosse Lei de Deus todos os que se dizem seguidores da Bíblia
ou os que acham ser ela de capa a capa a palavra de Deus a cumpririam,
não é mesmo? Como não vemos, nos dias de
hoje, ninguém matando homens ou mulheres que cometeram
adultério, fica evidente não se tratar mesmo de
uma Lei Divina. Mas, chamamos a sua atenção ao
que consta dessa Lei: estabelecia que tanto o adúltero
quanto a adúltera deveriam ser punidos com a morte (Levítico
20, 10). Perguntamos, então, aonde foi parar o
adúltero? Temos que convir que uma mulher não
tem como adulterar sozinha já que, para isso, é
necessário um homem. É a velha questão,
numa sociedade machista em que também os homens é
que julgavam, será que iriam condenar um homem adúltero?
Achamos muito difícil. Assim, a pena cabia apenas às
pobres mulheres que cometessem tal delito, contrariando, portanto,
o que consta na Bíblia.
E, para que você, caro
leitor, possa ter uma visão do que a Doutrina
Espírita diz sobre a mulher, colocaremos algumas
questões de "O Livro dos Espíritos",
cujas respostas foram dadas pelos Espíritos Superiores
a Kardec. São elas:
202 – Quando se
é Espírito, prefere-se encarnar no corpo de um
homem ou de uma mulher?
- Isso pouco importa ao Espírito;
ele escolhe segundo as provas que deve suportar.
Os Espíritos se encarnam
homens ou mulheres porque eles não têm sexos. Como
devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posição
social, lhe oferece provas e deveres especiais, além
da oportunidade de adquirir experiência. Aquele que fosse
sempre homem não saberia senão o que sabem os
homens.
817 – Diante de
Deus, o homem e a mulher são iguais e têm os mesmos
direitos?
- Deus não deu a ambos
a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?
818 – De onde
se origina a inferioridade moral da mulher em certos países?
- Do império injusto
e cruel que o homem tomou sobre ela. É um resultado das
instituições sociais e do abuso da força
sobre a fraqueza. Entre os homens pouco avançados do
ponto de vista moral, a força faz o direito.
819 – Com que
objetivo a mulher é fisicamente mais fraca que o homem?
- Para lhe assinalar funções
particulares. O homem é para os trabalhos rudes, por
ser o mais forte; a mulher para os trabalhos suaves, e ambos
para se entreajudarem nas provas de uma vida plena de amargura.
820 – A fraqueza
física da mulher não a coloca naturalmente sob
a dependência do homem?
- Deus deu a uns a força
para proteger o fraco, e não para se servir dele.
Deus conformou a organização
de cada ser às funções que deve cumprir.
Se deu à mulher uma força física menor,
dotou-a, ao mesmo tempo, de maior sensibilidade, relacionada
com a delicadeza das funções maternais e a fraqueza
dos seres confiados aos seus cuidados.
821 – As funções
para as quais a mulher está destinada pela Natureza,
têm uma importância tão grande quanto às
dos homens?
- Sim, e maiores; é ela
que lhe dá as primeiras noções da vida.
822 – Os homens,
sendo iguais diante da lei de Deus, devem sê-lo, igualmente,
diante da lei dos homens?
- É o primeiro princípio
de justiça: Não façais aos outros o que
não quereríeis que vos fizessem.
- Segundo isso, uma legislação,
para ser perfeitamente justa, deve consagrar a igualdade dos
direitos entre o homem e a mulher?
- De direitos, sim: de funções
não. É preciso que cada um esteja colocado no
seu lugar. Que o homem se ocupe do exterior e a mulher do interior,
cada um segundo a sua aptidão. A lei humana, para ser
eqüitativa, deve consagrar a igualdade dos direitos entre
o homem e a mulher, pois todo privilégio concedido a
um, ou a outro, é contrário à justiça.
A emancipação da mulher segue o progresso da civilização,
sua subjugação caminha com a barbárie.
Os sexos, aliás, não existem senão pela
organização física, visto que os Espíritos
podem tomar um e outro, não havendo diferença
entre eles sob esse aspecto, e, por conseguinte, devem gozar
dos mesmos direitos.
A Filosofia Espírita nos deixa bem claro
que a condição de se ser mulher não indica
que o homem deve subjugá-la, quer física ou moralmente,
já que ambos possuem os mesmos direitos, apenas são
diferentes as suas funções, que estão intimamente
relacionadas à natureza da organização
física de cada um.
Mas, é bem interessante
que, muito antes de qualquer tipo de movimento pela
emancipação da mulher sair a "campo"
para lutar pela sua igualdade com o homem, o Espiritismo tratava
desta questão de forma clara e objetiva, dizendo sobre
a igualdade entre ambos, como fruto das orientações
dos Espíritos Superiores. Se a própria sociedade
como um todo vem pregando isso, temos um questionamento aos
que dizem coisas sobre o Espiritismo que ele não é,
qual seja: Será que todos os Espíritos que se
manifestam nas Casas Espíritas são mesmo demônios
como sempre apregoam determinadas correntes religiosas? Se o
são, temos que convir, que devem ter se tornado bonzinhos,
pelo menos os "demônios" que se manifestam nos
dias de hoje, pois aconselham exatamente o que a própria
sociedade vem fazendo e, diga-se de passagem, todos concordamos
que isso representa mesmo uma evolução dessa sociedade,
ou seja, a igualdade entre todos, até mesmo entre homens
e mulheres.
Out/2002.
Fonte: Publicado na Revista
Universo Espírita, nº 01, junho/2003, Ed. Universo