Jáder Sampaio

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"O Deus que a ciência reconhece ser um Deus de leis naturais, apenas, um Deus que faz "por atacado" e não "por varejo".
Ele não pode acomodar seus processos às conveniências dos indivíduos."
William James

 

 

No estudo do Iluminismo francês, McNall Burns examinou rapidamente as concepções religiosas e destacou o deísmo. Já escrevi anteriormente sobre o deísmo no Espiritismo Comentado, ao tratar do texto de Allan Kardec, As cinco alternativas da humanidade e referir-me às descobertas de Charles Darwin que o fizeram abrir mão do cristianismo. https://espiritismocomentado.blogspot.com/2019/02/darwin-deista-kardec-cristao-espirita.html

Todavia, Burns amplia a visão de deísmo, que passamos a resumir. Ele aponta sua criação, com alguma incerteza para Lord Herbert de Cherbury (1583-1648) e sua propagação pelos iluministas franceses, por autores ingleses como Alexander Pope e Lord Shaftesbury na Inglaterra e Thomas Paine, Ben Franklin e Jefferson, na América.

Os deístas não apenas condenavam as afirmações irracionais das religiões, mas consideravam a fé organizada um instrumento de exploração para enganar os ignorantes. Esse tipo de ataque, que precisa ser contextualizado, já que boa parte dos cargos eclesiásticos era remunerado pelo Estado na França, por exemplo, embora, verdade seja dita, houvesse um papel social da Igreja, como no caso da educação. Quando o povo, contudo, estava insatisfeito, havia um sentimento de injustiça, porque se pagavam impostos que eram usados pelo Estado e pela Igreja para interesses próprios.

O historiador norte-americano entende que os deístas queriam construir uma religião mais simples e “natural”, que propunha.

1. A existência de um Deus que criou as leis naturais;

2. seu afastamento do universo após a criação das leis, espécie de não-providencialismo, que emergia em função das “trocas e favores” que alguns religiosos tentavam conseguir com Deus;

3. orações, sacramentos e ritos são apenas atos exteriores, uma vez que não se consegue “subornar a Deus” para que ele derrogue as leis naturais em favor de uma pessoa;

4. não existe predestinação para o bem ou o mal, que é fruto do livre-arbítrio do homem na Terra e influencia o bem ou o mal que acontecerá na vida futura.

Como se vê, há semelhanças e diferenças das concepções deístas para as concepções espíritas, o que fez com que Kardec considerasse o espiritismo outra alternativa para a humanidade. Há também uma conexão entre o deísmo e a teologia ou religião natural, sobre a qual tratarei em outra matéria.

 

 

Referência

BURNS, Edward McNall. História da civilização ocidental. 23ª. ed. Porto Alegre: Globo, 1979

 

 

Fonte: Espiritismo Comentado
https://espiritismocomentado.blogspot.com/2021/12/um-pouco-mais-sobre-deismo.html?spref=fb

 

 

 

 

 

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