Jáder Sampaio

>    As Diferentes reuniões públicas, de Estudo e de formação dos trabalhadores espíritas



Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Jáder Sampaio
>    As Diferentes reuniões públicas, de Estudo e de formação dos trabalhadores espíritas

 

 


"Declaração" de membro titular da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em Paris, na época de Allan Kardec

 

 

A divulgação do espiritismo, bem como o atendimento fraterno em associação à atividade de passes são duas frentes de atividade das sociedades espíritas em geral, associados às reuniões públicas.

Era muito comum no Brasil, os centros manterem reuniões públicas com estudo de “O Livro dos Espíritos” na primeira parte, seguido de “O Evangelho segundo o espiritismo” na segunda. Na metade do século passado já era comum a realização de reuniões mediúnicas de caráter privativo, evitando-se a realização de reuniões mediúnicas públicas, por diversas justificativas, incluindo aí uma forma de proteção institucional contra a criminalização do espiritismo, mas também preocupados com a integridade do médium e a união de pensamentos dos participantes da reunião.

Os membros de reuniões públicas eram aos poucos integrados às demais atividades da sociedade espírita, na medida em que demonstrassem interesse, frequência e aprendizagem, nos pequenos grupos, nos quais os dirigentes participam também das demais "frentes de trabalho" da casa espírita.

Há quarenta anos, em nossa casa, quando se desejava fundar uma nova reunião mediúnica ou preparar alguém para participar de uma reunião mediúnica, fazia-se um estudo continuado de “O Livro dos Médiuns”.

Com o tempo e a preocupação com a preparação das pessoas para as atividades próprias da casa espírita, bem como a ampliação de alguns centros espíritas na capital mineira, surgiram novas iniciativas de formação dos trabalhadores espíritas.

Em Minas Gerais houve uma iniciativa do Grupo Emmanuel, dirigido por diversos estudiosos, que consideravam importante o estudo do Novo Testamento (e do Antigo Testamento, eventualmente) que acabou substituindo nas reuniões o estudo de “O evangelho segundo o espiritismo” (que ficou como uma das fontes utilizadas nesse estudo), o que disseminou o pensamento de Emmanuel sobre a mensagem cristã e fez surgir novas iniciativas de exegese espírita dos evangelhos.

Para a formação dos trabalhadores da casa espírita, foram surgindo ciclos de estudos de doutrina e de mediunidade, especificamente, em diversos lugares no Brasil. Já tínhamos um ciclo de estudos de mediunidade na União Espírita Mineira, quando surgiu o COEM (Curso de Orientação Espírita e Mediúnica), uma proposta de estudos impressa no Paraná, salvo engano. Já existiam iniciativas em São Paulo, como os diversos cursos de formação propostos por Armond, como o de “Aprendizes do Evangelho”, por exemplo. As propostas incorporavam a nova literatura mediúnica produzida no Brasil, o que envolvia a obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, ditadas por Emmanuel e André Luiz, os livros de Cairbar Schutel e Vinícius e muitos outros autores que são vistos como obras subsidiárias. A FEESP chegou a publicar inúmeros livros de apoio aos seus cursos, que talvez hoje se encontrem nas bibliotecas dos núcleos espíritas mais bem estruturados.

Sociedades Espíritas como o Grupo Scheilla, em Belo Horizonte, articularam as iniciativas de formação ao acesso às atividades nos grupos. Nela funcionam paralelamente as reuniões públicas, muito concorridas e os cursos de formação, que ficaram conhecidos pelo grupo pelo nome de módulos, porque há uma introdução à doutrina espírita, uma preparação para a mediunidade, um módulo dedicado ao estudo dos evangelhos e um quarto módulo de apresentação sistemática das diversas atividades da casa, como reuniões de passe, etc. As reuniões públicas tratam de doutrina e temas espíritas de interesse do público que procura a casa espírita em busca de informação, consolo, apoio e orientação.

A Federação Espírita Brasileira, por fim, considerando todas essas iniciativas em curso, em âmbito nacional, diferentes entre si, propôs os cursos de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE, que tiveram a sua versão de preparação para a mediunidade em dois volumes e posteriormente o Estudo aprofundado da Doutrina Espírita – EADE. Inicialmente apostilas, agora vendidas em forma de livros, trazem roteiros de estudo com referências a diversos autores espíritas. Propõe que os responsáveis por essa formação sejam mais facilitadores que palestrantes e incentivam os participantes ao estudo e à leitura orientada. Foram criados cursos de formação e trocas de experiência entre as pessoas que trabalham com o ESDE e houve adesão das federativas, especialmente a União Espírita Mineira.

Nesse momento temos, então, as reuniões públicas que se mantiveram como algo voltado aos que procuram o espiritismo em busca de auxílio e orientação e os grupos de estudo que visavam a formar o espírita e a preparar o trabalhador. Três iniciativas diferentes, que ao contrário do que se pensa, atraíram públicos diferentes. As reuniões públicas deveriam ser uma “porta de entrada” ao espiritismo e à casa espírita, mas muitas pessoas a transformaram em uma espécie de lugar de frequência semanal, assistindo a palestra, tomando o passe, sem conhecer as outras iniciativas que existem no núcleo que frequentam. Surgiram também, aqui e acolá, dirigentes cuja única ligação com a casa é a direção da reunião pública, o que fazem como um “mestre de cerimônias”, sem criar um vínculo entre os membros.

Estas transformações trouxeram algumas polêmicas ao meio espírita, que não cabem nesse artigo, por não dar para desenvolver os temas a contento: a questão da centralidade ou não de Kardec nas reuniões públicas e atividades de formação dos trabalhadores espíritas, a questão dos novos autores e das novas editoras espíritas, alguns desses com perfil místico, de sincretismo oriental ou com as matrizes africanas, outros com afirmações sobre o mundo espiritual, isoladas e aparentemente contraditórias com a literatura geralmente aceita pelo movimento espírita. Junto a elas corre a questão da incorporação dos novos autores, coerentes com a doutrina espírita, com livros bem escritos, no que tange à racionalidade e fundamentação espírita.

Espero que o final de ano, sempre marcado pela ideia de “fim de ciclo” e de parada para avaliação, nos permita refletir em nossas casas espíritas como estamos recebendo e preparando as pessoas que nos procuram com diversos objetivos, como os que buscam auxílio, os que buscam a introdução ao conhecimento espírita, os que buscam aprofundamento e estudo aprofundados e os interessados em integrar-se nas múltiplas atividades da comunidade espírita.

 

 

 

Fonte: https://espiritismocomentado.blogspot.com/2022/01/as-diferentes-reunioes-publicas-de.html?spref=fb

 

 

 

 

Visitem o blog de Jáder Sampaio:

>   Espiritismo Comentado - http://espiritismocomentado.blogspot.com.br

Leiam outros textos de Jáder Sampaio:

>  Ação social espírita no século XXI
>  Allan Kardec advoga uma certeza instintiva da existência de Deus?
>  Allan Kardec e o Islamismo
>  Allan Kardec e os diferentes espíritas
>  Alma, Espíritos e espírito: qual a diferença para Allan Kardec?
>  André Luiz : Cruz ou Chagas
>  Apocalipse Gnóstico de Paulo de Tarso e a Reencarnação (O)
>  Astrid Sayegh - entrevista por Jáder Sampaio
>  As bases científicas do espiritismo por Delanne

>  Boicote na Casa Espírita
>  Caçadores de Bruxas
>  Carlos Imbassahy e a jovem médium Aurora
>  As Cartas Psicografadas de Chico Xavier
>  Carlos Alvarado escreve sobre possibilidades de estudos de transe mediúnico
>  A Casa de Chico Xavier
>  O Chico dos Pobres
>  Chico Xavier e Roberto Muskat
>  A Ciência como empreendimento coletivo
>  Cientista norte-americana escreve sobre passes e desobssessão no Brasil
>  Cinco Espíritos escrevem por dois médiuns: Chico Xavier e Divaldo Franco
>  Com o Chico no cinema
>  Como estudar Hermínio Miranda no Centro Espírita?
>  Como foi e vem sendo construído o Movimento Espírita no Estado de São Paulo?
>  Como foi Escrito “O Livro dos Espíritos”?
>  Como foi fundada a Federação Espírita Brasileira?
>  Comunicabilidade dos Espíritos é uma premissa metafísica no Espiritismo? (A)
>  Construção da Psicologia Espírita (A)
>  Convênios de Creches Espíritas com o Poder Público
>  Criptestesia de Charles Richet e a Hipnose (A)
>  Curiosa ligação de uma médium de Pernambuco com uma instituição de São Bernardo do Campo (A)
>  Darwin, Deísta; Kardec, Cristão-Espírita
>  Delanne : pesquisador de Espiritismo
>  Deolindo Amorim conhece Carlos Imbassahy
>  Deus criou o vírus da Covid-19?
>  Devem os Centros Espíritas Manter Creches?
>  As Diferentes reuniões públicas, de Estudo e de formação dos trabalhadores espíritas
>  Os dois conceitos de natureza em Allan Kardec
>  Educação Espírita da Criança
>  EIDÔLON ou Sombra: em busca da ideia de Perispírito na Grécia Antiga
>  Encontrando Jesus a partir da análise dos Evangelhos
>  A Experiência religiosa afeta o cérebro?
>  Espiritismo: Ciência Natural ou Filosofia?
>  Espiritismo: crença compartilhada ou doutrina filosófica?
>  Espiritismo é a Verdade Absoluta?
>  Espiritismo e Totalitarismo: História do Espiritismo na Hungria
>  Espiritismo, Misticismo, Sentimento Religioso e Positivismo: uma resposa de Léon Denis
>  O Espiritismo na Áustria
>  Espiritismo na Universidade?
>  Espiritismo na Zona Rural Fluminense
>  Espiritismo ou espiritismo?
>  Estudo sem Conteúdo
>  Estupro de menor e aborto - que pensar?
>  Éthos, Sincretismo e Identidade do Espiritismo Brasileiro
>  Flammarion : um astrônomo diante do mundo dos Espíritos
>  O Gênio céltico : traduzida a obra mais polêmica de Léon Denis
>  Grupo da Fraternidade Irmã Ló
>  Há milagres
>  Há um século e meio - Viagem espírita de 1862
>  Herculano Pires, Ernest Renan e Charles Guignebert
>  A Humildade de Deolindo Amorim
>  A Importância do vínculo psicológico na evangelização de crianças de comunidades
>  Iniciativas Brasileiras e Francesas de preservação da Memória Espírita
>  O Insight de Allan Kardec
>  Interrupção temporária da mediunidade
>  As Irmãs Fox, Conan Doyle e o Espiritismo Brasileiro
>  Isolamento de Grupos nos Centro Espírita
>  Judeus e Helenistas no Cristianismo Nascente em Jerusalém
>  Kardec, a Alma do mundo e o Panteísmo
>  Kardec e Husserl: um anacronismo?
>  Kardec e o ensino moral de base cristã
>  Kardec, o filme na sala de aula
>  Lammenais, a Religião e Allan Kardec
>  Letargia e Catalepsia
>  A LIHPE, a Universidade e o Movimento Espírita
>  O Livro dos Médiuns: esse desconhecido
>  Livros, tablets, downloads e pirataria: uma conversa necessária e cultura em uma organização do terceiro setor
>  O Médium de Jerônimo de Praga estudou o Cristianismo
>  Mediunidade no Laboratório (A)
>  Mediunidade : pesquisa e história
>  Mediunidade e Tipos Psicológicos
>  Mediunidade Intuitiva
>  Meu filho deve ir para a Mocidade antes do tempo?
>  Muitos resultados negativos na análise de cartas psicografadas por médiuns brasileiros
>  Museu Histórico, Museus Espíritas
>  Nos Bastidores da Obsessão e "O Céu e o Inferno"
>  Origem da restrição às evocações de espíritos no Brasil
>  Orígenes, Reencarnacionista Cristão?
>  A Páscoa e os espíritas
>  Pedro, Tu me Amas?
>  Pequenas editoras, Grandes autores
>  A Pesquisa Qualitativa Entre a Fenomenologia e o Empirismo-Formal
>  Pesquisadores norte-americanos estudam médiuns - Julie Beischel (PhD) e Gary Schawrtz (PhD) publicaram na revista Explore, os resultados de uma pesquisa com médiuns de base experimental
>  Por que acreditamos em reencarnação?
>  A Prática de Aborto afeta a saúde mental da mulher?
>  Prece diminui enxaqueca?
>  O Problema da Territorialização das Sociedades Espíritas
>  Os Profetas entre os Judeus, os Cristãos e os Espíritas
>  Proposta de Associações Municipais de Creches Espíritas
>  Provação, Prova, Expiação e Missão
>  Quais são as diferenças entre "O Evangelho Segundo João" e os três evangelhos sinóticos?
>  Qual a diferença entre Medicina Alternativa e Medicina Complementar?
>  O que é Medianímico?
>  O que é Monomania, termo psiquiátrico empregado por Allan Kardec?
>  O que é a Terceira Parte da nossa reunião mediúnica
>  O que são questões filosóficas? A Vida
>  O que um Papel Kraft tem a ver com Deus?
>  Quem é O Sal da Terra?
>  Quem é o próximo?
>  Quem foi Alfred Russel Wallace?
>  "Quem foi Jesus" é encenado em Belo Horizonte
>  A questão de Deus: Kardec, Tomás de Aquino e John Duns Scotus
>  Reencarnação na França antes de Kardec
>  A Religião e a Modernidade
>  Religião pode ser boa para a saúde mental?
>  Resenha do livro O Espiritismo, uma nova filosofia, de Maurice Lachâtre: entre Kardec, o anarquismo e o socialismo do século XIX
>  Reuniões mediúnicas à distância: psicografar ou não?
>  Sensações dos Médiuns
>  Schemata
>  Sinais de nascença em "A Tragédia de Santa Maria"
>  Sobre o conceito de Espírito
>  Sofrimento e mecanismos de defesa de voluntários
>  Solstício e o Natal (O)
>  A Teoria da Presciência exposta por Allan Kardec
>  Tertuliano e os Cristãos do Segundo Século
>  Textos Cristãos nos tempos de Paulo de Tarso, segundo Emmanuel (Os)
>  Texto Evangélico contém mitos? (O)?
>  Trabalhadores, Frequentadores ou Assistidos?
>  Os Trabalhadores da Vinha
>  Trajetória da "Sociedade Anônima" segundo Simoni Privato - Século XIX
>  Transição: uma visão racional
>  Tratamento "Espiritual" em mulheres com Artrite reumatoite na Dinamarca
>  Tratamento Espiritual (Healing) beneficia pacientes com sintomas crônicos?
>  Tratamentos semelhantes ao Passe e à Prece: Palavras que permitem acessar pesquisas científicas
>  Três Diferentes Tipos de Pesquisas sobre a Mediunidade
>  Um estudo compreensivo sobre a psicografia
>  Um Novo Velho Grande Livro : "Mesopotâmia: luz na noite do tempo", do Espírito Josepho
>  Um pouco mais sobre Deísmo
>  Uma análise de 91 estudos de diferentes formas de tratamentos espirituais
>  Uma dissertação de Mestrado sobre a Epístola de Paulo aos Coríntios
>  Uma História de Amélie Gabrielle Boudet
>  Uma pesquisa contemporânea sobre mesas girantes
>  União Espírita Mineira publica cobertura completa do 14º ENLHIPE
>  Vamos?
>  Vidência e Clarividência : uma revisão dos conceitos na literatura espírita, metapsíquica e parapsicológica
>  Voluntários: um estudo sobre a motivação de pessoas e cultura em uma organização do terceiro setor
>  Yvonne e o Ambiente Metaetérico
>  Yvonne, as Irmãs de Sion e os detalhes de suas narrativas
>  Yvonne A. Pereira e seus livros

 

Vejam também:

Alina Gomide Vasconcelos; Jáder dos Reis Sampaio; Elizabeth Nascimento
>  PMK: Medidas válidas para a predição do desempenho no trabalho?

 


>   voltar para a página inicial


 



topo