Espiritualidade e Sociedade





José Pedro Simões


>   O Assistencialismo Espírita

Artigos, teses e publicações

José Pedro Simões *
>   O Assistencialismo Espírita

 


Resumo:

 

O artigo aborda o tema do assistencialismo nas propostas e práticas espíritas. A despeito do esforço realizado por esse grupo religioso para superar as marcas assistencialistas, os argumentos apresentados reforçam a sua manutenção tanto nas concepções quanto nas atividades realizadas.

Para demonstrar esse argumento, primeiro, o assistencialismo é abordado teoricamente, para em seguida, recorrer aos documentos da Federação Espírita Brasileira, que estabelecem diretrizes na área assistencial e a duas pesquisas realizadas em Santa Catarina.

Com esse conjunto de dados foi possível observar que, no conteúdo e na forma, os trabalhos assistenciais espíritas continuam predominantemente orientados por diretrizes e conceitos religiosos, não se afastando das marcas assistencialistas.

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

José Pedro Simões - Doutor em Sociologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasil.

 

 

 

Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/26858/20156

 

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
|  B  |   C  |   D   |  F   |  G  |   H  |   I   |  J     K   |   L    M  |   N   |   O   |   P  
-  Q  |   R  |  S  |   T   |   U   |   V    |   W   |   X    |   Y    |    Z  
Allan Kardec      -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :