Espiritualidade e Sociedade





Emerson Sena da Silveira

>   Atores religiosos populares e midiático-consumismo católico

Artigos, teses e publicações

Emerson Sena da Silveira
>   Atores religiosos populares e midiático-consumismo católico

 

 

 

Resumo

Propõe-se, com o presente artigo, refletir sobre as implicações da cultura de consumo bem como da mídia sobre os atores religiosos populares, a partir do estudo de uma comunidade católico-carismática de estrato popular. Perpassarão as reflexões questionamentos tais como as mediações entre os atores religiosos, por meio de suas atividades, e a dimensão das forças midiáticas e do consumo. Partindo dessas considerações, constata-se que os fluxos e fronteiras entre mídia, consumo e carismatismo católico põem em pauta novas formas de hibridação entre religião e mundo pós-moderno.

 

Introdução

Cultura de consumo e mídia. Atores religiosos populares e comunidades católico-carismáticas. Pensados isoladamente, esses dois blocos, em princípio, nada têm em comum. Todavia, em se tratando do estudo sobre comunidades católico-carismáticas e determinados eventos religiosos, bem como das novas mediações no campo religioso, é preciso, antes, perscrutar isoladamente o significado do termo popular, as implicações entre mídia, consumo e religiosidade e a relação entre mídia-consumo e atores religiosos populares.

 

>>>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

Emerson Sena da Silveira

Doutor e pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF, onde é também professor. Membro do Grupo de Pesquisa Antropologia das Fronteiras Conceituais (UFJF). Publicou Corpo, emoção e rito: antropologia dos carismáticos católicos, Porto Alegre, Armazém Digital, 2008.

 

 

Fonte: PLURA, Revista de Estudos de Religião, vol.1, nº 1, 2010, p. 178-201

 

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
|  B  |   C  |   D   |  F   |  G  |   H  |   I   |  J     K   |   L    M  |   N   |   O   |   P  
-  Q  |   R  |  S  |   T   |   U   |   V    |   W   |   X    |   Y    |    Z  
Allan Kardec      -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :