UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO POPULAR
Dissertação apresentada ao Programa
de PósGraduação em Educação
(Stricto Sensu), do Centro de Educação - CE, da
Universidade Federal da Paraíba - UFPB, como requisito
parcial às exigências para obtenção
do título de mestre em educação. Área
de Concentração: Educação Popular,
Comunicação e Cultura. Linha de Pesquisa: Educação
e Movimentos Sociais. Orientador: Prof. Dr. Wilson Honorato Aragão
JOÃO PESSOA – PB
2006

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RESUMO
Esta pesquisa voltou-se para as práticas
educativas desenvolvidas pela União Espírita Deus, Amor
e Caridade fundada em 1931, conhecida popularmente, a partir de 1959,
como Casa da Vovozinha. Essa investigação procurou analisar
as atividades desenvolvidas por essa instituição, as
quais tivessem um caráter educativo, focalizando a relação
entre corpo e espírito.
Ao longo dessa
pesquisa, desenvolvemos um processo de análise, realizando
entrevistas, nas quais coletamos os dados necessários para
construção desse estudo. Além disso, confrontamos
esses dados com os documentos representados pelos livros de atas e
estatutos, como também na análise de fotos, permitindo
uma triangulação de fontes.
Durante a realização
da pesquisa, constatamos que a União Espírita Deus,
Amor e Caridade foi fundada num momento de grave crise social, política
e econômica da sociedade paraibana, portanto, as pessoas precisavam
de ajuda material, como também de outra concepção
e visão de mundo. Verificamos que todas as atividades desenvolvidas
pela Casa da Vovozinha foram consideradas educativas, compreendendo
essa educação como um processo de desabrochar das virtudes
morais, inatas no ser humano, o qual pode ocorrer em qualquer instância
da vida humana e não apenas nos ambientes formais de ensino.
Nessa vivência
moral, o conceito de práxis como ação-reflexão
foi fundamental, para evitar verbalismos e ativismos, ou seja, palavreados
e ações desprovidas de uma ação reflexiva.
Os resultados do trabalho revelaram também que a educação
do espírito sobrepunha-se à educação do
corpo, mostrando uma visão cartesiana de corpo e espírito,
ou seja, elementos constituídos diferentemente, sendo o corpo
o instrumento de evolução para o espírito e este
último, representando o princípio inteligente.
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