Espiritualidade e Sociedade





Alexandre Serafim


>   Espiritualidade no cuidado ao paciente infanto-juvenil

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Alexandre Serafim
>    Espiritualidade no cuidado ao paciente infanto-juvenil

 

texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

(início do texto)

 

Nas últimas décadas, os estudos sobre espiritualidade e saúde têm demonstrado uma importante relação entre religiosidade e qualidade de vida, onde paz psíquica, serenidade, redução de estados ansiosos e melhor enfrentamento de adversidades, entre outros fatores, têm sido descritos na literatura.

Desta forma, inserir a saúde espiritual na saúde física e, consequentemente, na saúde da família poderá trazer benefícios à saúde integral da criança.

O sistema nervoso, desde o início da sua formação na vida intrauterina até o final da primeira infância, quando a criança completa 6 anos e 11 meses, mostra uma intensa atividade na estruturação de todo o tecido cerebral, com inúmeras conexões. Mecanismos que determinam a proliferação das células nervosas, suas diferenciações para as mais variadas funções e a migração dessas diversas células a locais específicos para uma precisa execução das suas atividades definindo uma organização basicamente perfeita na especificidade do que cada uma em sua área de ação deve realizar. Estes são fatores muito bem estudados pela embriologia, anatomia e fisiologia, cujos avanços sempre trazem novos conhecimentos sobre os mecanismos da atividade cerebral e sua ascensão sobre os demais órgãos e sistemas do corpo humano.

Além de toda esta capacidade, o cérebro é dotado de interessante mecanismo de reorganização, adaptação e ajuste de funções de acordo com estímulos recebidos, sejam eles nocivos ou agradáveis. Esta característica, batizada de plasticidade cerebral, mostra-nos como nosso cérebro, mesmo após sofrer alguma lesão ou dano, tem a capacidade de reorganização e de moldar-se a situações ambientais.

A ciência observa que este complexo mecanismo de adaptabilidade é muito mais intenso na primeira infância, período de rápido crescimento cerebral, chegando do nascimento aos 6 anos com basicamente o triplo do seu volume.

 

* continue a ler - texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

 

Fonte: Sociedade de Pediatria de São Paulo
- Núcleo de Estudos da Espiritualidade da Criança e do Adolescente da SPSP

https://www.spsp.org.br/PDF/NE%20Espiritualidade_Documento%20Cient%C3%ADfico_Espiritualidade%20Infanto-Juvenil_05Julho2022.pdf

 

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z  - Allan Kardec   - Special Page - Translated Titles

* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :