Espiritualidade e Sociedade



Rosely Sayão


>   Qual é o melhor tipo de família?

Artigos, teses e publicações

Rosely Sayão
>   Qual é o melhor tipo de família?

 

_________________________________________________________

Há famílias formadas por pai e mãe, duas mães, pais separados...
_________________________________________________________

 

 

Você já reparou que as famílias de seus colegas, primos e amigos são diferentes da sua? Hoje, no mundo todo, existem famílias de diversos tipos.

Há aquelas que são formadas por pai, mãe e filhos, todos morando na mesma casa. Há também as que já foram assim um dia, mas os pais acabaram se separando e agora não vivem mais juntos --só que continuam sendo uma família.

Ah! E, depois que um casal se separa, tanto a mãe quanto o pai podem se casar com outras pessoas. Nesses casos, madrasta e padrasto passam a fazer parte do núcleo familiar.

Há mulheres que escolheram ter filhos sozinhas --algumas engravidaram, outras adotaram um filho. E aí a família é formada pela mãe com o filho. Também acontece de, por algum motivo, a criança não poder ser criada pela mãe ou pelo pai, aí ela passa a viver com os avós, por exemplo.

Nossa! Quantos modelos diferentes, não é? Mas fique sabendo que ainda há mais. Há famílias formadas por duas mulheres ou então por dois homens com seus respectivos filhos. E há outros tipos que a gente nem conhece ainda.

Sabe qual o melhor modelo de família? Esse é um segredo que vou contar para você: a melhor é a sua. De vez em quando, parece que os pais ou nossos responsáveis só atrapalham, não é verdade?

Não deixam a gente fazer isso ou aquilo, cobram um monte de coisas...

Nessas horas, dá vontade de mudar de família, não é? Algumas vezes, a mãe ou o pai de seus colegas parecem mais legais. Mas isso é só porque você não vive com eles todos os dias.

Saiba que passar por esses momentos é normal. Você já pensou que as famílias de alguns amigos são estranhas? Em geral, achamos isso só porque elas não são parecidas com o que estamos acostumados. Ou porque algum adulto acabou dizendo isso.

Então, lembre-se de que qualquer tipo de família pode ser boa para os filhos. Mundo bom é mundo com muitas diferenças: é nesse lugar onde você vive!


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

 



Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/223227-qual-e-o-melhor-tipo-de-familia.shtml



topo