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Dissertação apresentada
ao curso de Mestrado em Ciências da Religião da Universidade
Católica
de Goiás como requisito parcial para a obtenção
do grau de mestre.
Orientadora: Profa Dra. Carolina Teles Lemos
Educação, profissão perigo. Burnout, depressão
e o tratamento espiritual no Espiritismo / Genivalda Araujo
Cravo dos Santos. – 2004
* * *
RESUMO
SANTOS, Genivalda Araujo Cravo dos. Educação,
profissão perigo: burnout, depressão e o tratamento
espiritual no espiritismo. Dissertação (Mestrado
em Ciências da Religião) – Universidade Católica
de Goiás,
Goiânia, 2004.
Pelo olhar das entrevistadas, dos pesquisadores e do espiritismo,
buscaremos apresentar subsídios sobre a relação
entre educação, saúde e religião.
A nossa metodologia científica foi desenvolvida com base
em um olhar holístico, qualitativo e fenomenológico
e constatamos, na investigação, que a educação
é uma profissão perigo. A saúde das trabalhadoras
em educação entrevistadas não anda nada bem,
um retrato que será evidenciado no primeiro capítulo,
no qual demonstraremos quais as alternativas buscadas pelas entrevistadas
quando em anomia por causa da síndrome de burnout e da
depressão. Verificaremos que uma das alternativas buscada
é a religião, em especial por intermédio
do tratamento espiritual espírita. No segundo capítulo,
analisaremos e compreenderemos o papel da religião na busca
de saúde, de nomia e de vida simbólica, e, no terceiro,
será analisado um pouco da história e da teodicéia
do espiritismo e do tratamento espiritual daquela religião.
Na conclusão, demonstraremos a corroboração
da nossa hipótese, esclarecendo que a religião,
na busca das pessoas pela saúde, desempenha o papel de
proporcionar conforto, respostas aos porquês das doenças
e o restabelecimento da vida simbólica e da nomia; e que
as trabalhadoras em educação buscam, no espiritismo,
o tratamento espiritual da síndrome de burnout e da depressão
pela crença no restabelecimento da vida simbólica
e da nomia por meio da teodicéia explicativa oferecida
por esta expressão religiosa.
SUMÁRIO
AGRADECIMENTOS 3
LISTA DE ILUSTRAÇÃO 7
LISTA DE SIGLAS 9
RESUMO 15
ABSTRACT 16
INTRODUÇÃO 17
CAPÍTULO I: PROFISSÃO PERIGO!: RETRATO DA SAÚDE
DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO 33
1.1 Algumas Funções, Papéis e Responsabilidades
das Trabalhadoras em Educação 33
1.2 Perfil Pessoal e Profissional das Trabalhadoras
em Educação Entrevistadas 40
1.3 Anatomia de um Trabalho Penoso e suas Conseqüências
49
1.3.1 A saúde mental das trabalhadoras em educação
54
1.3.1.1 O que é estresse, sintomas e conseqüências
57
1.3.1.2 O que é síndrome de burnout, sintomas e
conseqüências 59
1.3.1.3 O que é depressão, sintomas e conseqüências
64
1.3.1.4 Comparativo entre síndrome de burnout e depressão
e alguns relatos
sobre essas doenças 66
CAPÍTULO II: RELIGIÃO E SAÚDE: UMA BUSCA
DE NOMIA
E DE VIDA SÍMBOLICA PARA AS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO
71
2.1 Religião e Saúde: uma Experiência do Simbólico
74
2.2 Religião e Saúde: Algumas Abordagens Conceituais
sobre Doença, Cura e Saúde 79
2.3 Religião: Alguns Papéis, Sentidos, Significados
e Sistemas Simbólicos 83
2.4 A Experiência Religiosa das Entrevistadas 91
CAPÍTULO III: O TRATAMENTO ESPIRITUAL NO ESPIRITISMO
E A SUA TEODICÉIA 102
3.1 A História e a Teodicéia do Espiritismo 110
3.2 O Tratamento Espiritual no Espiritismo 121
3.3 O Espiritismo e a Síndrome de Burnout e a Depressão
128
3.4 O Olhar das Entrevistadas sobre o Tratamento Espiritual
no Espiritismo 131
3.5 Relação Educação, Saúde
e Religião 138
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