Espiritualidade e Sociedade





Tiago Medeiros Sales; Rosa Maria Salani Mota; Raimunda Hermelinda Maia Macena

>   Formulário de Envolvimento Espírita (FENE)

Artigos, teses e publicações

Tiago Medeiros Sales; Rosa Maria Salani Mota; Raimunda Hermelinda Maia Macena
>   Formulário de Envolvimento Espírita (FENE) - Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do nível de envolvimento espírita

 

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A U T O R E S

Tiago Medeiros Sales, PhD
Médico Psiquiatra. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará.
http://lattes.cnpq.br/5377778150728092

Rosa Maria Salani Mota, PhD
Estatística. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará.
Professora da UECE.
http://lattes.cnpq.br/1356235229892935

Raimunda Hermelinda Maia Macena, PhD
Enfermeira . Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará .
Professora da U F C .
http://lattes.cnpq.br/6728123164375829

 

Esta obra é uma adaptação de parte da tese: Magnitude e fatores
associados ao envolvimento espírita, transtornos mentais
comuns e ideação suicida: um estudo transversal no Ceará
.
Doutorado em Saúde Pública. Departamento de Saúde Coletiva.
Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza/CE, 2023.

 

SALES, Tiago Medeiros. Magnitude e fatores associados ao envolvimento espírita, transtornos mentais comuns e ideação suicida: um estudo seccional no Ceará. 2023. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73964

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INTRODUÇÃO

 

A saúde mental é o componente da saúde que representa as questões da mente, englobando aspectos biológicos, psicológicos e sociais. A saúde da mente, quando comprometida, traz inúmeros prejuízos para os indivíduos e para o coletivo (CAMPOS et al., 2009; SADOCK; SADOCK; RUIZ, 2017). Um importante fator causal relacionado aos transtornos mentais é a violência, que corresponde ao uso de força ou poder contra si próprio, ou contra outros, resultando em potencial sofrimento, morte, dano psicológico, entre outros prejuízos (WHO, 1996). A violência, em seus diversos tipos, representa um dos principais responsáveis pelos elevados índices de transtornos mentais, sendo reconhecida como um problema global de saúde pública (DAHLBERG; KRUG, 2006).

A violência autoinfligida, representada pela ideação suicida e pelo suicídio, e os Transtornos Mentais Comuns (TMCs), representados principalmente pela depressão, ansiedade e estresse, são aspectos relacionados ao adoecimento psíquico bastante pesquisados pelas ciências da saúde em geral. A psiquiatria, a psicologia, a neurociência, a saúde pública e outras áreas do conhecimento desenvolvem recursos terapêuticos para prevenir e tratar os transtornos mentais. Dentre estes recursos, a espiritualidade se apresenta como um aspecto humano potencialmente promotor de saúde.

Dentre os inúmeros conceitos para espiritualidade presentes na literatura, destaca-se o de Koenig (2012), que entende a espiritualidade como um aspecto da condição humana que representa à procura de cada pessoa por um significado e propósito de vida, e da relação com o sagrado e o transcendente. Neste caso, a ela pode ser expressada por meio de rituais religiosos e da prática religiosa institucionalizada, mas não necessariamente. Assim, a espiritualidade diferencia-se da religião, pois esta representa um sistema de crenças e rituais institucionalizados, enquanto a espiritualidade é particular e adogmática (KOENIG, 2012).

Foi demonstrado que a espiritualidade e o exercício religioso saudável são promotores de saúde mental e bem-estar em grande quantidade de pesquisas, desde mais antigas (ALLPORT, 1950; ALLPORT; ROSS, 1967; LARSON; SWYERS; MCCULLOUGH, 1998;
PARGAMENT; KOENIG; PEREZ, 2000), até mais recentes (BAZLEY; PAKENHAM; WATSON, 2019; 7FORMULÁRIO DE ENVOLVIMENTO ESPÍRITA LACE et al., 2020; PAUL VICTOR; TRESCHUK, 2020). Esta importância da espiritualidade para a saúde mental é ressaltada por Koenig (2012, p. 173), que afirma: “[...] aprender a respeitar o poder dessas crenças e utilizá-las para acelerar a cura e a recuperação total do paciente deve ser prioridade para a medicina e o atendimento médico moderno”.

Práticas espirituais e religiosas são utilizadas por todas as sociedade como um recurso de saúde, seja pela questão da fé, do apoio comunitário, do autocuidado promovido pela cultura religiosa ou por questões mais particulares (PERES et al., 2018; VITORINO et al., 2018); sendo evidenciado o cuidado espiritual como um recurso de saúde até no contexto aversivo da pandemia de COVID-19 (TAVARES, 2020). No Brasil, o sistema de saúde pública tem se mostrado insuficiente para tratar aspectos da saúde mental e do suicídio (MACHADO; SANTOS, 2015), o que estimula uma demanda por assistências espirituais e religiosas com inclinação psicológica, haja vista a tradição cultural cristã da maior parte da população brasileira (IBGE, 2010). Dentre as diferentes linhas espirituais promovidas pelas culturas religiosas cristãs, está a doutrina espírita e seu modelo de assistência.

 

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Fonte: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/74736/1/2023_liv_tmsales.pdf

 

 

 



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