Tadeu
Sabóia
> Carne Vermelha e prática mediúnica
“E chamando
a si as turbas, lhes disse: Ouvi e entendei. Não é o que
entra pela boca o que faz imundo o homem, mas o que sai da boca, isso
é o que faz imundo o homem”.
Mateus, XV:11
“E respondendo Pedro, lhe disse: Explica-nos essa parábola.
E respondeu Jesus: Também vós outros estais ainda sem
inteligência?
Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce ao ventre,
e se lança depois num lugar escuso?
Mas as coisas que saem da boca vêm do coração,
e estas são as que fazem o homem imundo;
porque do coração é que saem os maus pensamentos,
os homicídios, os adultérios, as fornicações,
os furtos,
os falsos testemunhos, as blasfêmias.
Estas coisas são as que fazem imundo o homem.
O comer, porém, com as mãos por lavar, isso não
faz imundo o homem”.
Mateus, XV: 16-20
A ALIMENTAÇÃO DE CARNE VERMELHA É PREJUDICIAL?
O ato de comer sempre foi motivo de discussão
por parte de todos os povos. A abstenção de certos tipos
de alimentos era considerada sagrada e tinha variadas finalidades de
acordo com o povo, a época, a cultura e a região. É
inegável que uma alimentação equilibrada é
fundamental para a nossa saúde. E no tocante a mediunidade o
tema “alimentação” deve ser analisado com
maior atenção. Um médium consciente de suas responsabilidades
e deveres deve ter uma vida equilibrada em todos os aspectos. Com o
que come diuturnamente ele deve primar por este mesmo equilíbrio.
Difundiu-se no movimento espírita uma “idéia”
de que comer carne vermelha é proibido aos médiuns. Esta
“teoria”, oriunda do “misticismo igrejeiro”,
segundo José Herculano Pires, ou da contaminação
por idéias do orientalismo mágico é um flagrante
engano, do ponto de vista científico-doutrinário.
Observemos que Kardec não deixou o tema sem a devida analise
e estudo:
A abstenção de certos alimentos,
prescrita entre diversos povos, funda-se na razão? “Tudo
aquilo de que o homem se possa alimentar, sem prejuízo para a
sua saúde, é permitido. Mas os legisladores puderam interditar
alguns alimentos com uma finalidade útil. E para dar maior crédito
às suas leis apresentaram-nas como provindas de Deus”.
O Livro dos Espíritos, questão
nº 721
A alimentação animal, para
o homem, é contrária à lei natural? “Na vossa
constituição física, a carne nutre a carne, pois
do contrário o homem perece. A lei de conservação
impõe ao homem o dever de conservar as suas energias e a sua
saúde para poder cumprir a lei do trabalho. Ele deve alimentar-se,
portanto, segundo o exige a sua organização”.
O Livro dos Espíritos, questão nº 722
A abstenção de alimentos animais
ou outros, como expiação é meritória? “Sim,
se o homem se priva em favor dos outros, pois Deus não pode ver
mortificação quando não há privação
séria e útil. Eis porque dizemos que os que só
se privam em aparência são hipócritas”.(Ver
item 720.)
O Livro dos Espíritos, questão nº 724
As privações voluntárias,
com vistas a uma expiação igualmente voluntária,
têm algum mérito aos olhos de Deus?“Fazei o bem aos
outros e tereis maior mérito”.
O Livro dos Espíritos, questão nº 720
Os povos que levam ao excesso o escrúpulo
no tocante à destruição dos animais têm mérito
especial? “É um excesso, num sentimento que em si mesmo
é louvável, mas que se torna abusivo e cujo mérito
acaba neutralizado por abusos de toda espécie. Eles têm
mais temor supersticioso do que verdadeira bondade”.(grifo
nosso)
O Livro dos Espíritos, questão nº 736
... Amai, pois, a vossa alma, mas cuidai
também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades
que lhe são peculiares por força da própria natureza,
é desconhecer as leis de Deus. Não o castigueis pelas
faltas que o vosso livre arbítrio o fez cometer, e pelas quais
ele é tão responsável como o cavalo mal dirigido
o é, pelos acidentes que causa. Sereis por acaso mais perfeitos,
se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas,
menos orgulhosos e mais caridosos? Não, a perfeição
não está nisso, mas inteiramente nas reformas a que submeterdes
o vosso Espírito. Dobrai-o, subjugai-o, humilhai-o, mortificai-o:
é esse o meio de o tornar mais dócil à vontade
de Deus, e o único que conduz à perfeição.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V, Item 11
...Como era mais fácil observar a
prática dos atos exteriores, do que se reformar moralmente, de
lavar as mãos do que limpar o coração, os homens
se iludiam a si mesmos, acreditando-se quites com a justiça de
Deus, porque se habituavam a essas práticas e continuavam como
eram, sem se modificarem.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, CAP.
VIII, Item 10
Mas não foi só o codificador
que deixou bem claro a visão espírita do tema. Vemos que
outros orientadores encarnados e desencarnados também mantem
um posicionamento coerente. Vejamos o que nos orienta André Luiz:
A alimentação, durante as horas que precedem o serviço
de intercâmbio espiritual, será leve. Nada de empanturrar-se
o companheiro com viandas desnecessárias. Estômago cheio,
cérebro inábil. A digestão laboriosa consome grande
parcela de energia, impedindo a função mais clara e mais
ampla do pensamento, que exige segurança e leveza para exprimir-se
nas atividades da desobsessão. Aconselháveis os pratos
ligeiros e as quantidades mínimas, crendo-nos dispensados de
qualquer anotação em torno da impropriedade do álcool,
acrescendo observar que os amigos ainda necessitados do uso do fumo
e da carne, do café e dos temperos excitantes, estão convidados
a lhes reduzirem o uso, durante o dia determinado para a reunião,
quando não lhes seja possível a abstenção
total, compreendendo-se que a posição ideal será
sempre a do participante dos trabalhos que transpõe a porta do
templo sem quaisquer problemas alusivos à digestão.
André Luiz, Desobsessão,
Cap.II.
Em entrevista a Revista “0 Mensageiro” o estudioso da mediunidade
e medium Raul Teixeira declara:
P: Como deve ser a dieta alimentar dos médiuns nos dias
de trabalho mediúnico?
R: -A dieta alimentar dos médiuns deverá constituir-se
daquilo que lhes possa atender às necessidades, sem descambar
para os excessos ou tipos de alimentos que, por suas características,
poderão provocar implicações digestivas, perturbando
o trabalhador e, conseguintemente, os labores dos quais participe. Desse
modo, torna-se viável uma alimentação normal, evitando-se
os excessivos condimentos e gorduras que, independente das atividades
mediúnicas, prejudicam bastante o funcionamento orgânico.
P: A alimentação vegetariana será mais
aconselhável para os médiuns em geral?
R: A questão da dieta alimentar é fundamentalmente de
foro íntimo ou acatará a alguma necessidade de saúde,
devidamente prescrita. Afora isto, para o médium verdadeiro não
há a chamada alimentação ideal, embora recomende
o bom senso que se utilize uma alimentação que lhe não
sobrecarregue o organismo, principalmente nos dias de reunião
mediúnica, a fim de que não seja perturbado por qualquer
processo de conturbada digestão que, com certeza, lhe traria
diversos inconvenientes.
Aalimentação não define, por si só, o potencial
mediúnico dos médiuns que deverão dar muito
maior validade à sua vida moral do que à comida obviamente.
Algumas pessoas recomendam que não se comam carnes, nos
dias de tarefa mediúnica, enquanto outras recomendam
que não se deve tomar café ou chocolate, alegando problemas
das toxinas, da cafeína, etc., esquecendo-se que deveremos manter
uma alimentação mais frugal, a partir do período
em que já não tenha tempo o organismo para uma digestão
eficiente.
É mais compreensível, e me parece mais lógico,
que a pessoa coma no almoço o seu bife, se for o caso,
ou tome seu cafezinho pela manhã, do que passar todo o dia atormentada
pela vontade desses alimentos, sem conseguir retirar da cabeça
o seu uso, deixando de concentrar-se na tarefa, em razão da ansiedade
para chegar em casa, após a reunião, e comer ou beber
aquilo de que tem vontade.
Por outro lado, a resposta dos espíritos à questão
723 de O Livro dos Espíritos é bastante nítida
a esse respeito, deixando o espírita bem à vontade para
a necessária compreensão, até porque a alimentação
vegetariana não indica nada sobre o caráter do vegetariano.
Lembremo-nos que o “médium” Hitler era vegetariano
e que o médium Francisco Cândido Xavier se alimenta com
carne”.
Não é no intuito de negar o quanto é saudavel o
habito de se abster de carnes vermelhas, mas simplismente de mostrar
que o fato de ingerirmos este tipo de alimento não nos impede,
nem nos dasabilita da prática da mediunidade nos parametros seguros
da codificação.
Fonte: Boletim GEAE 536
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