Paulo
da Silva Neto Sobrinho
> Contra os Desafios sobre provas da vida após morte
*
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Muitos se fiam em pessoas como o mágico
ilusionista James Randi que oferece um milhão de dólares
para que alguém produza algum fenômeno paranormal, sob
as condições impostas pelo próprio, como se isso
provasse que eles não existem.
Por outro lado, também encontramos alguns pseudo-cientistas que,
se não argumentam isso, ficam felizes com o desafio; inclusive
um deles ofereceu 10.000 dólares, que diz ter sido em nome da
Parapsicologia Internacional, ninharia perto do oferecido por Randi;
não sabemos se isso é por não terem caixa para
bancar aquele valor ou se lhes faltam confiança de que ninguém
conseguirá produzir algum fenômeno.
Mas encontramos o outro lado da moeda. O advogado Victor Zammit, no
seu site na Internet (http://www.victorzammit.com/index.html),
também oferece $1.000.000 aos que forem capazes de refutar as
provas existentes da vida após a morte; obviamente, que as estamos
incluindo entre os fenômenos paranormais, desafio que já
completou oito anos.
Não seremos nós quem irá argumentar; deixaremos,
por oportuno, a palavra a Rémy Chauvin. De uma de suas falas,
constante do livro Linha direta do além, que
o escreveu em parceria com o Pe. François Brune, transcrevemos:
Nossos antepassados, antes de nós
pensaram na prestidigitação, que conheciam bem, para
interpretar esses fenômenos. Houdin chegou a jurar que
desmascararia um outro médium... e não conseguiu fazê-lo!
Cito isso para responder aos racionalistas de hoje que oferecem somas
consideráveis de dinheiro àquele que lhes demonstrar
um fenômeno paranormal, acrescentando que qualquer presdigitador
é capaz de fazer o mesmo. A primeira assertiva é
verdadeira: um presdigitador pode fazer melhor que os parapsicólogos
se deixarmos que organize a experiência, e sobretudo se puder
aproximar-se do material utilizado nos testes. Mas ele nada consegue
se não preparar por conta própria as condições
nas quais terá lugar a experiência. Em segundo lugar,
aceitar fazer uma demonstração em público, perante
uma plateia excitada e pessoas deliberadamente hostis, é uma
verdadeira loucura. Qualquer parapsicólogo sabe que os testes
não dão certo em semelhantes condições...
A hostilidade ambiente é sentida pelos sujeitos e paraliza-os.
É o efeito antipsi, baste conhecido pelos experimentadores
mais sérios. (BRUNE, F. e CHAUVIN,
R. Linha Direta do além: transcomunicação instrumental:
realidade oiu utopia? Sobradinho: Edicel, 1994, p. 309). (grifo
nosso).
E, para que você, leitor, não
possa ficar totalmente perdido sobre a pessoa que deu essa opinião,
trazemos a sua biografia:
Remy (Andrew Joseph) Chauvin (nascido
em 10 de outubro 1913) é um biólogo e entomologista
francês Honorário professor emérito da Sorbonne,
Doutor em Ciências, Mestre em Pesquisa desde 1946. Também
é conhecido por defender os direitos dos animais e por estar
interessado em temas como o paranormal, a vida após a morte,
o psi sujeitos capazes de fenômeno psíquico ou o OVNI
e UFO.
Filho de Mary-Louise e do biólogo Tapin, ele completou os seus
estudos secundários no Colégio de Laval, em seguida
quatro anos de faculdade de medicina, na Faculdade de Paris. Ele obteve
seu doutorado em ciências naturais em 1941.
Ele é um biólogo, naturalista, entomologista, professor
honorário emérito da Sorbonne (Doutor em Ciências,
ex-professor de etologia e sociologia animal em 1959 - ex-aluno e
assistente de Pierre-Paul Grasse (1895-1985), e é também
um membro do CNRS desde 1942 (Research Fellow, em seguida, cientista
sênior em 1946), professor do Instituto de la Recherche Scientifique
Outre-Mer (fisiologia e biologia do inseto, de 1944 a 1953), diretor
de pesquisa o Laboratório INRA de Apicultura Investigação
Bures-sur-Yvette, de 1948 a 1964 (a casa de Júlio Lair [1]),
professor de Psicofisiologia da Faculdade Geral de Estrasburgo, em
1964, e professor de Sociologia dos animais na Universidade René
Descartes (Paris V - Sorbonne).
Membro da Sociedade Zoológica da Índia desde 1950, e
vencedor da Academia das Ciências em 1956 (Preços Schenk),
ele conduziu, por sua vez, três laboratórios na década
de 1960: o Laboratório de Biologia da abelha do INRA de Bures-sur-Yvette,
de 1948 a 1964, o laboratório de psico-fisiologia de Estrasburgo,
1964 a 1968, e o Laboratório de Etologia experimental da École
Pratique des Hautes Etudes em Mittainville, a partir de 1969 (Universidade
de Paris). Ele continuou suas pesquisas sobre o comportamento social
dos insetos no castelo de Ivoy-le-Pré, no início dos
anos 1990.
Seus trabalhos sobre insetos e aves (muitas vezes, é ajudado
por sua esposa) são muito respeitados. Autor de mais de cinquenta
obras - principalmente dedicado a etologia animal (Ciência do
comportamento) - e mais de 250 publicações em jornais
científicos, revistas especializadas, tais como insetos e abelhas
e flores (mas também Em questão de Louis Pauwels, entre
1974 e 1977), é também membro do conselho editorial
da Agência Internacional de Bruxelas revisão Pierre Teilhard
de Chardin, em 1960, um membro do conselho editorial do Journal of
Scientific Exploration, o Conselho Científico da Universidade
Interdisciplinar de Paris (UIP), desde 1995, e membro honorário
da plasticidade associação Ciências Arts.
Em setembro 1977 foi co-fundador da “Liga Francesa pelos direitos
dos animais”. Foi também um membro fundador da "Liga
Internacional científica para utilização da língua
francesa" (LISULF) em 10 dezembro 1979 (depois de participar
da Associação de Psychological Science da língua
francesa), um membro do "Museu das Línguas do mundo"
e conselheiro científico da Fundação Marcel et
Monique Odier de psico-física em Genebra desde 1992 (outros
membros: Louis Pauwels e Gabriel Veraldi). Em 2002, ele patrocinou
a associação de consumidores "Land of Bees",
com o professor Jean-Marie Pelt.
Membro da equipe jornalística do “Planète”
durante este período, esteve lado a lado com Bernard Heuvelmans,
Aime Michel, Jacques Bergier, e ainda com Louis Pauwels. Ele é
um membro honorário do Instituto Internacional de metapsíquica
(IMI).
Ele é casado com Bernadete Muckensturm.
Livros publicados:
- La vie de l'insecte et sa physiologie (A vida do
inseto e sua fisiologia);
- Ce qu'il faut savoir sur la vie de l'insecte, physiologie
et biologie (O que devemos saber sobre a vida do inseto, fisiologia
e da biologia);
- Traité de physiologie de l'insecte: les grandes
fonctions, le comportement, ecophysiologie (Tratado de fisiologia
de insetos: as principais funções, comportamento, Ecofisiologia);
- Cinq années d'activité de la station
de Recherches Apicoles de Bures-sur-Yvette (Cinco anos de Investigação
da Estação de pesquisa Apicoles Bures-sur-Yvette);
- Vie et mœurs des insectes (Vida e hábitos
dos insetos);
- Biologie de l'abeille (Biologia da abelha);
- Dieu des savants, Dieu de l'expérience (Deus
de estudiosos, a experiência de Deus);
- Le comportement social des animaux (O comportamento
social dos animais);
- Les sociétés animales, de l'abeille
au gorille (As sociedades animais, da abelha ao gorila);
- Techniques de combat chez les animaux, coll. L'Aventure
de la Vie (Técnicas de luta de animais, col. Aventura da Vida);
- Nos pouvoirs inconnus (sous le pseudo de Pierre Duval,
Jacques Bergier) (Nossos poderes desconhecidos (sob o pseudônimo
de Pierre Duval, Jacques Bergier);
- Le monde des insectes (O mundo dos insetos);
- Le comportement (+ L. Canestrelli) (Comportamento
(+ Canestrelli L.));
- Le monde des fourmis (O mundo das formigas);
- La science devant l'étrange (sous le pseudo
de Pierre Duval) (A ciência de frente ao desconhecido) (sob
o pseudônimo de Pierre Duval);
- L'attachement (+ D. Anzieu) (A ligação
(+ Anzieu));
- L'éthologie, étude biologique du comportement
animal (O estudo biológico do comportamento animal);
- Les surdoués (O talentoso);
- Du fond du cœur (No fundo do coração);
- Certaines choses que je ne m'explique pas (Algumas
coisas eu não posso explicar);
- Les abeilles et moi (As abelhas e eu);
- Le monde animal et ses comportements complexes (+
Bernadette Chauvin) (O mundo dos animais e seus comportamentos complexos
(+ Bernadette Chauvin));
- Les défis de la guerre future, éd.
Os desafios da futura guerra, ed. France-Empire, 1978 France-Empire,
1978
- Des fourmis et des hommes, éd. Formigas e
Homens, ed. France-Empire, 1979 France-Empire, 1979
- Le synode des fidèles, éd. O Sínodo
dos fiéis, ed. Vernoy, 1979 Duvernoy, 1979
- Les secrets des portulans (les cartes de l'inconnu)
(Segredos portulanos (mapas do desconhecido));
- La parapsychologie - Quand l'irrationnel rejoint
la science (Parapsicologia - Quando o irracional se junta a ciência);
- Des savants, pour quoi faire? (Estudiosos, para quê?);
- Complot dans notre église (idem «Le
Synode des fidèles», moins l'introduction, avec en plus
une postface et une conclusion) (Conspiração na nossa
igreja) (idem, "O Sínodo dos fiéis, com a introdução,
além de um epílogo e conclusão);
- Le modèle animal (+ Bernadette Chauvin) (O
modelo animal (+ Bernadette Chauvin));
- Les sociétés animales (As sociedades
animais);
- Voyage outre-terre (Viagem através da terra);
- Les veilleurs du temps (Os guardas do tempo);
- Sociétés animales et sociétés
humaines (Sociedades animais e as sociedades humanas);
- La biologie de l'esprit (A biologia da mente);
- La ruche et l'homme (O ramo e o homem);
- Dieu des fourmis, dieu des étoiles (Deus das
formigas, o deus das estrelas);
- La direction de la vie et la genèse de la
pensée (O sentido da vida e da gênese do pensamento);
- Des animaux et des hommes (Animais e Homens);
- L'instinct animal (O instinto animal);
- Une étrange passion, une vie pour les insectes
(Uma estranha paixão, uma vida para os insetos);
- La fonction psy (A função psicológica);
- Les conquérants aveugles, la science nous
menace-t-elle? (Conquistadores cega, a ciência nos ameaça?);
- Le nouveau golem (O Golem novo);
- En direct de l'au-delà (en collaboration avec
le Père François Brune) (Vida após a morte (em
colaboração com o Padre Francisco Brown);
- Le monde des fourmis (O mundo das formigas);
- L'avenir de dieu, propos d'un homme de science (O
futuro de Deus, sobre um homem de ciência);
- Le monde des oiseaux (O mundo das aves);
- Le darwinisme ou la fin d'un mythe (Darwinismo ou
o fim de um mito);
- Précis de psychophysiologie (Manual de Psicofisiologia);
- A l'écoute de l'au-delà (+ père
F. Brune) (Ouvindo o além (+ Pe. Brune);
- Le diable dans le bénitier (O diabo na bacia);
- L'énigme des abeilles
(O enigma das abelhas)
- L'homme, le singe et l'oiseau (O homem, macacos e
aves);
- Le paranormal au troisième millénaire
(O paranormal no terceiro milênio);
- Le bal des abeilles , tome 1 (A bola de abelhas,
Volume 1);
- Le retour des magiciens, le cri d'alarme d'un scientifique
(O retorno dos mágicos, o grito de alarme de um cientista);
- Le bal des abeilles, tome 2 (A bola de abelhas, Volume
2).
Fonte: http://fr.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9my_Chauvin
Acreditamos que existe grande possibilidade de
nos acusarem de estarmos tentando usar o “argumento de autoridade”;
mas, até com essa hipótese estamos admitindo a acusação;
porém, preferimos usar o “argumento da capacidade intelectiva”
(se é que exista!), para corroborar nosso pensamento. Quanto
ao primeiro (de autoridade), ele não é necessariamente
mau; caso o fosse, nos fóruns judiciais, incluindo até
mesmo as autoridades julgadoras, não se apelariam tanto para
tê-lo, justificando as mais variadas causas dos litigantes envolvidos.
Transcrevemos o que Desidério Murcho, cita da Enciclopédia
de termos lógico-filosóficos:
Usa-se muitas vezes a expressão
«argumento de autoridade» como sinônimo de «mau
argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos de
autoridade são maus; o progresso do conhecimento é impossível
sem recorrer a argumentos de autoridade; e pode-se distinguir com
alguma proficiência os bons dos maus argumentos de autoridade.
(fonte: http://dererummundi.blogspot.com/2007/04/argumentos-de-autoridade.html,
acesso em 09.10.2009, às 09:40hs).
É certo que muitos dos contrários
ao fenômeno também usam desse argumento; cabe-nos, portanto,
ver o que o tempo irá provar como verdadeiro. As pesquisas sobre
a vida após a morte estão, cada vez mais, dando-nos elementos
de convicção, enquanto que os ilusionistas e pseudo-cientistas
nada apresentam para provar o contrário; apegam-se ao desafio
lançado, como se só isso bastasse como “prova”.
Paulo da Silva Neto Sobrinho
Outubro/2009.
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Fonte: http://www.aeradoespirito.net/
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