Espiritualidade e Sociedade



Elton Rodrigues

>     A Alma das Coisas: Ensaio sobre os fenômenos da psicometria

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Elton Rodrigues
>   A Alma das Coisas: Ensaio sobre os fenômenos da psicometria

 

Há temas dentro da Doutrina Espírita que geram tanto espanto, tantos questionamentos nos estudantes – não apenas nos neófitos – que estes, por consequência imediata, buscam informações de forma desenfreada e, muitas vezes, encontram explicações equivocadas ou truncadas.

E qual é o resultado mais provável desta série de acontecimentos? De forma geral, temos um aumento do número de pessoas com percepções equivocadas sobre Doutrina e sobre os fenômenos explicados por ela. É por isso, dentre outros fatores, que encontramos inúmeras páginas na internet, grupos online, livros e palestras transferindo informações falsas, baseadas em achismos. É um ciclo, que só será freado com um serviço de informações seguras sobre os mesmos temas. Não é algo simples de empreender e, tampouco, com resultados ligeiros. Todavia, e este é o motivo desta introdução, a dedicação a uma pesquisa mais profunda sobre os temas abordados pela Doutrina Espírita faz parte, não apenas deste corpo editorial, como também, da Associação de Física e Espiritismo do Rio de Janeiro – AFERJ, mas de considerável número de grupos, no Brasil ou não. Com a ajuda dos senhores e das senhoras que nos leem, avaliando e comentando os nossos artigos, só temos a melhorar esse serviço de divulgação doutrinária.

Um desses temas que suscitam muitas dúvidas é a Psicometria. Não estamos falando da Psicometria idealizada por Francis Galton, criador de testes para medir processos mentais. A Psicometria como “teoria da medida em ciências para explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas e propor técnicas de medida dos processos mentais” (1) é uma teoria e uma técnica voltada à psicologia e à educação. Estamos falando da Psicometria, termo cunhado pelo médico Joseph Rhodes Buchanan em 18422, ou seja, anterior à publicação de O Livro dos Espíritos, que descreve a capacidade extra-sensorial de alguns seres, os psicômetras, de extrair o conteúdo de algum objeto ou de um ambiente, impressos fora da nossa realidade física.

Na Doutrina Espírita, “a psicometria é uma variedade da psicoscopia (3), isto é, uma faculdade que tem o médium de estabelecer contato com toda a vida psíquica de alguém, coisa ou ambiente, podendo perscrutar o passado, presente e futuro. O médium localiza no tempo e no espaço o objeto de suas pesquisas, seguindo-o por uma espécie de ‘rastreamento’ psíquico” (4).

Buchanan explicava o fenômeno utilizando termos científicos. Dizia ele que nossos nervos emitiam uma vibração elétrica a que deu o nome de aura nervosa. Enquanto fazia experimentos em torno da psicometria, publicava seus resultados no Journal of Man, por ele mesmo criado em 1849. Depois, reunindo esses artigos, publicou um livro intitulado Manual of Psychometry (5).

Um dos melhores resultados, dos experimentos feitos por Buchanan, foi com um jovem chamado Charles Inman. Este jovem, recebendo cartas fechadas dadas por Buchanan, conseguia ler o caráter dos seus respectivos autores e, além disso, se mostrou capaz de saber até o estado de espírito destes (6).

Buchanan desencarnou na Califórnia, no início do século XX, sem que as suas pesquisas fossem aceitas pela Academia. Isso nos parece ser explicado pelo fato da chegada, a partir de 1848, do espiritualismo moderno e de uma grande mudança ocorrida na opinião pública a respeito desses fenômenos. Contudo, o trabalho de Buchanan não foi infrutífero. William Denton, cidadão inglês, continuou e superou a obra de Buchanan.

Denton nasceu em Darlington, Inglaterra, em janeiro de 1823. Foi para os Estados Unidos com 25 anos, e permaneceu em Cincinatti, onde Buchanan fundara seu instituto de estudos de psicometria. (7) É bem provável que os dois tenham sido conhecidos ou até mesmo amigos próximos. Denton se casou com Elizabeth Foote e se mudou para Ohio. “Como sua grande paixão intelectual era geologia, deu início às suas próprias experimentações com finalidade de apurar se a psicometria funcionava com espécies minerais” (8). Nós conhecemos a obra de William Denton a partir das pesquisas feitas por Hermínio de Miranda, em seu livro “Memória Cósmica”. Nesta obra, Hermínio examina, de forma magistral, uma das obras deste grande pesquisador inglês: The Soul of Things (9).

Algo muito interessante ocorria na família de Denton. Tanto sua esposa Elizabeth, quanto sua irmã Anne
Denton, eram grandes psicômetras. Desta forma, Denton conseguiu realizar diversos experimentos. Um dos resultados mais interessantes foi conquistado pela esposa de Denton. Elizabeth Denton identificou a
origem de uma rocha de origem vulcânica, sem nenhum conhecimento de geologia, acompanhou a sua trajetória da região das geleiras no norte, para o sul, descreveu a influência das correntes marítimas neste deslocamento, a presença de gelo e água acima, durante o deslocamento, até o seu depósito em uma bacia, em lugar amplo. Todas as informações eram corretas, segundo o geólogo. Além deste, inúmeros outros resultados magníficos foram obtidos por Denton e suas sensitivas.

Em outro experimento, Elizabeth, avaliou um fragmento de afresco recolhido na “Casa de Cícero”, em Pompéia. A sensitiva percebe toda a casa, as pessoas, os sentimentos. Percebe, também, toda a dor, toda a confusão gerada pela terrível catástrofe. O psicômetra não apenas vê o cenário, a topografia e demais aspectos materiais, mas também o clima psicológico, as emoções vividas por todos da região estudada.

Ernesto Bozzano foi um outro grande investigador da psicometria. Em sua obra “Os Enigmas da Psicometria”, Bozzano analisa as diferentes modalidades dos fenômenos psicométricos e telestésicos (10), incluindo-os na clarividência e procurando desvendar-lhes os enigmas. Relata diversos casos que indicam haver uma relação psicométrica entre pessoas vivas, animais, vegetais e matéria inanimada. Diz Ernesto Boz zano (11), sobre a psicometria: “As modalidades segundo as quais se estabelece a conexão entre o sensitivo e a pessoa ou meio concernente ao objeto “psicometrado” distinguem, efetivamente, a psicometria das outras formas de clarividência. No sonambulismo provocado, é o próprio operador quem estabelece a relação entre o sensitivo e a pessoa ou o meio colimados. Na ausência de operador, é o consulente que, por sua presen ça, faculta a ligação entre o sensitivo e ele próprio ou a pessoa e o meio distantes. Na clarividência utilizada por quiromancia, cartomancia, visão do cristal, os diversos objetos ou processos empregados podem considerar-se como simples estimulantes, próprios para suscitar o estado psicológico favorável ao desembaraço das faculdades subconscientes. Na psicometria, muito pelo contrário, parece evidente que os objetos apresentados ao sensitivo, longe de atuarem como simples estimulantes, constituem verdadeiros intermediários adequados, que, à falta de condições experimentais favoráveis, servem para estabelecer a relação entre a pessoa ou meio distantes, mercê de uma influência real, impregnada no objeto, pelo seu possuidor”.

Esta magistral explicação nos remete ao capítulo 26, de Nos Domínios da Mediunidade. Neste capítulo, André Luiz, acompanhado por Hilário e o orientador Áulus, entraram em um museu. Diz o orientador para os seus tutelados (12): “Numa instituição como esta, é possível realizar interessantíssimos estudos. Decerto, já ouviram referências à psicometria. Em boa expressão sinonímica, como o é usada na Psicologia experimental, significa ‘registro, apreciação da atividade intelectual’, entretanto, nos trabalhos mediúnicos, esta palavra designa a faculdade de ler impressões e recordações ao contato de objetos comuns”.

André Luiz, observou, nos objetos expostos no museu, que a grande maioria estava revestida “de fluidos opacos, que formavam uma massa acinzentada ou pardacenta, na qual transpareciam pontos luminosos” (13). Áulus, percebendo a curiosidade de André, afirma que aquelas substâncias fluídicas são uma consequência das lembranças e visitas daqueles que foram os donos dos objetos. Como exercício, ainda no mesmo capítulo, Áulus indica um relógio antigo à André. Instantaneamente, “me assomou aos olhos mentais linda reunião familiar”, diz André, “em que venerando casal se entretinha a palestrar com quatro jovens em pleno viço primaveril”. André ainda na sua percepção, conseguiu visualizar o recinto, o mobiliário, as flores e as telas que enfeitavam o local. Áulus explica: “O relógio está envolvido pelas correntes mentais dos irmãos que ainda se apegam a ele, assim como o fio de cobre na condução da energia está sensibilizado pela corrente elétrica.

A psicometria pode ser dividida, conforme a utilização e objetivos almejados, em três tipos. O exemplo supracitado pode ser classificado como Vidência Psicométrica Retrocognitiva. Historicamente, foi o primeiro tipo a ser realmente estudado e é o de ocorrência mais comum. A Vidência Psicométrica Investigativa tem servido a investigações de todo o tipo. A polícia, em alguns países, utiliza desta faculdade para localizarem corpos de vítimas, pessoas gravemente feridas, desaparecidas tendo como elemento indutor uma fotografia ou uma peça de vestuário. Além destas, temos a faculdade de prever o futuro das pessoas, em contato com um elemento indutor: Vidência Psicométrica Precognitiva.

O objetivo deste artigo não é encerrar o assunto. Também, para não alongar demasiadamente este texto, não incluímos outros casos interessantes para exemplificar a riqueza do fenômeno psicométrico. Todavia, indicamos a leitura de três obras que abordam o assunto: Memória Cósmica, de Hermínio de Miranda; Enigmas da Psicometria, de Ernesto Bozzano e Teoria da Mediunidade, de Zalmino Zimmermann.

A partir de Buchanan a vidência psicométrica passou a ser cada vez mais investigada. Inúmeros casos pesquisados e comprovados mostram que, seguidamente, este tipo de vidência é acompanhada da audiência (audiência psicométrica), de sensações olfativas e gustativa (14). Entre os metapsiquistas, criou-se, para esse tipo de percepção, a denominação “criptestesia pragmática” (15).

O exame das inúmeras experimentações ligadas à vidência psicométrica mostra, de forma inequívoca, que o processo funda-se, como já foi dito, em uma interação entre a aura do vidente e a aura do objeto, “impregnado de energias de várias categorias, a se traduzirem, para aquele em visões e sensações as mais diversas, dentro de tal quadro de realidade que, seguidamente, o ontem e, às vezes, o amanhã, parecem desaparecer, tornando-se tudo atual e transparente” (16).




Referências


1 – Psicometria, Luiz Pasquali, Rev. esc. enferm. USP vol.43 no.spe São Paulo Dec. 2009

2 – Encyclopedia of Occultism and Parapsychology, Part 2, Kessinger Publishing, LLC, 2003  

3 – Vidência. Capacidade de ver a dimensão psíquica dos seres. Nome científico da vidência; clarividência, lucidez sonam
búlica.

4 – Dicionário de Filosofia Espírita, L. Palhano Jr., CELD, 3ª Ed., 2008.

5 – Memória Cósmica, capítulo 3, Hermínio C. Miranda, Lachâtre, 2ª Ed., 2008.

6 – Memória Cósmica, capítulo 3, Hermínio C. Miranda, Lachâtre, 2ª Ed., 2008.

7 – Memória Cósmica, capítulo 4, Hermínio C. Miranda, Lachâtre, 2ª Ed., 2008.

8 – Memória Cósmica, capítulo 4, Hermínio C. Miranda, Lachâtre, 2ª Ed., 2008.

9 – O título de nosso artigo é uma referência à obra de William Denton.

10 – Telepatia

11 – Gli Enigmi dela Psicometria, Introdução, Ernesto Bozzano, Casa Editrice Luce e Ombra, 1920.

12 – Nos Domínios da Mediunidade, capítulo 26 André Luiz, Francisco Xavier, FEB, 1ª Ed. Especial, 2010.

13 – Nos Domínios da Mediunidade, capítulo 26 André Luiz, Francisco Xavier, FEB, 1ª Ed. Especial, 2010.

14 – Teoria da Mediunidade, capítulo VI, Zalmino Zimmermann, Editora Allan Kardec, 1ª Ed., 2011.

15 – Charles Richet

16 – Teoria da Mediunidade, capítulo VI, Zalmino Zimmermann, Editora Allan Kardec, 1ª Ed., 2011.

 


* Elton Rodrigues - Licenciado em Física (UFRJ) e Mestrando em Biofísica (CBPF).
É membro fundador da Associação Física e Espiritismo da Cidade do Rio de Janeiro (AFE-RIO) e editor da revista O Fóton.

Fonte: Revista O Fóton - Volume 5 • Maio de 2017

 



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