Clevisson J. Pereira
> Geografia da Religião,
Espaço Sagrado e o Culto de Ceia: Algumas espacialidades do Protestantismo
Batista e do Pentecostalismo Assembleiano
Doutor em
Geografia pelo PPGGeo/UFPR
Professor do Curso de Geografia,
Centro Universitário Campos de Andrade
Versão
modificada do trabalho apresentado no IV Seminário Religião
e Sociedade: O Espaço do Sagrado no Século XXI, Núcleo
Paranaense de Pesquisa em Religião – NUPPER, Curitiba,
UFPR, 2011.
Resumo
O presente trabalho, apoiado na categoria
espaço sagrado, explora parte dos meandros da experiência
religiosa protestante e pentecostal; principalmente aquelas que dizem
respeito às espacialidades da prática cúltica.
Para tanto, se vale de duas comunidades religiosas diferentes –
uma representada pela Primeira Igreja Batista de Curitiba e outra por
uma congregação da Igreja Evangélica Assembleia
de Deus de Curitiba – no intuito de prover realidades distintas,
mas que de certa forma partilham de um mesmo “momento ritual”:
o culto de ceia. Assim, com base em uma “mesma” dinâmica
religiosa – a do culto de ceia – este artigo estuda algumas
espacialidades presentes nos “espaços sagrados” do
culto batista e do culto assembleiano.
A intenção do presente artigo é evidenciar como
diferentes espacialidades, resultantes preponderantemente de distintas
“teologias”, estruturam e dão o tom dos espaços
de experiência religiosa de ambas as tradições de
fé evangélica – identificadas nos momentos de culto,
em especial no culto de ceia.
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INTRODUÇÃO
Na busca por elucidar como diferentes
expressões religiosas ocorrem no espaço social, a Geografia
Humana, através de um de seus campos de investigação
– a Geografia da Religião –, se vale de conceitos
e categorias para melhor compreender as diversas relações
do fenômeno religioso. Sabendo que tal fenômeno ultrapassa
os ditames do estritamente empírico, o geógrafo que se
lança aos estudos da religião deve contar com teorizações
capazes de abranger tanto as dimensões físicas como simbólicas.
Nesse sentido as reflexões provindas da Filosofia das Formas
Simbólicas de Ernst Cassirer auxiliam na construção
de uma Geografia da Religião mais abrangente.
Dentre alguns dos conceitos e categorias trabalhados pela Geografia
da Religião, a ideia de espaço sagrado transparece como
um dos mais cotados. Com a noção de espaço sagrado,
fundada nas reflexões das formas simbólicas, distintas
dimensões do fenômeno religioso são tomadas em seu
viés espacial – espacialidades – e analisadas segundo
sua estruturação na dinâmica da experiência
religiosa.
Procurando entender de forma mais detida algumas das manifestações
do Protestantismo e do Pentecostalismo, nos valemos das reflexões
e noção acima citadas para trilhar partes dos meandros
da experiência religiosa evangélica; não de maneira
comparativa, mas explorando diferenças, expomos algumas espacialidades
destas expressões de fé.
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Fonte: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/relegens/article/view/39094
PEREIRA, Clevisson J.. GEOGRAFIA DA RELIGIÃO, ESPAÇO SAGRADO
E O CULTO DE CEIA: ALGUMAS ESPACIALIDADES DO PROTESTANTISMO BATISTA
E DO PENTECOSTALISMO ASSEMBLEIANO. Revista Relegens Thréskeia,
[S.l.], v. 3, n. 2, p. 111-129, dez. 2014. ISSN 2317-3688.
Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/relegens/article/view/39094>.
Acesso em: 06 mar. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5380/rt.v3i2.39094.
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