Espiritualidade e Sociedade





Ari Pedro Oro; Erico Tavares de Carvalho; Juan Scuro

>   O Sacrifício de Animais nas Religiões Afro-Brasileiras: uma polêmica recorrente no Rio Grande do Sul

Artigos, teses e publicações

Ari Pedro Oro; Erico Tavares de Carvalho; Juan Scuro
>    O Sacrifício de Animais nas Religiões Afro-Brasileiras: uma polêmica recorrente no Rio Grande do Sul

 

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Resumo


Este artigo versa sobre uma ampla polêmica gerada pela apresentação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no início de 2015, de um projeto de lei, proposto por uma deputada evangélica e ativista na defesa dos direitos dos animais. Fundamentalmente, o projeto visava proibir o sacrifício de animais pelas religiões afro-brasileiras no estado do Rio Grande do Sul. O texto retoma e atualiza as disputas e debates gerados por um projeto semelhante apresentado há dez anos neste mesmo Estado. Ambos possuem a recorrência de terem sido propostos por legisladores declaradamente evangélicos e visarem a interdição da imolação de animais nas religiões afro-riograndenses. São analisados os discursos e argumentos acionados pelos atores sociais defensores e contrários ao projeto, o que coloca em confronto não apenas concepções cosmológicas distintas, mas também diferentes entendimentos acerca da liberdade religiosa no Brasil.

 

 

Introdução


O sacrifício de animais celebrado nas religiões de matriz africana constitui um tema controverso e polêmico nas sociedades latino-americanas. Enquanto para os membros dessas religiões o sacrifício detém importante centralidade devido aos significados simbólicos a ele atribuídos, sendo, ademais, a sua realização assegurada pelo dispositivo constitucional da liberdade religiosa, para outros atores e instituições sociais o sacrifício representa uma afronta contra os direitos dos animais e uma demonstração de primitivismo, incompatível com os princípios e valores da modernidade. No Rio Grande do Sul, o tema do sacrifício de animais foi objeto de grande debate público entre os anos 2003 e 2005 quando o então deputado estadual evangélico Manoel Maria dos Santos embutiu, sem sucesso, na Lei do Código Estadual de Proteção dos Animais, a proibição do sacrifício de animais em cerimônias religiosas, subentenda-se, as religiões afro-brasileiras. Dez anos mais tarde esta questão voltou com força à cena pública rio-grandense, motivada novamente pela iniciativa de um membro do parlamento, a deputada estadual Regina Becker Fortunati, também evangélica, que retomou a tentativa de proibir o sacrifício de animais. Este texto recupera ambos os debates, originados na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, ouvindo as vozes dos diversos atores implicados na questão, e evidenciando as lógicas e epistemologias em confronto. Mais especificamente, a estrutura do texto procura promover uma reflexão em torno destes confrontos a partir de uma perspectiva pós-colonial que evidencia as formas imperantes de produção de Outros “não alinhados” com as epistemologias e discursos dominantes. Para introduzir esta perspectiva apresentamos na sequência um episódio ocorrido na Índia, que nos abre o caminho analítico pretendido neste artigo. Após discorrer sobre esse evento, o texto retoma as polêmicas anteriores em torno da questão do sacrifício de animais no Rio Grande do Sul para, em seguida, se ocupar de fatos atuais. Finalmente, são analisados os discursos favoráveis e desfavoráveis ao último projeto que transitou na Assembleia Legislativa, levando em consideração as contribuições de pesquisadores brasileiros e do olhar des-colonial.

 

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Ari Pedro Oro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Brasil

Erico Tavares de Carvalho
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Brasil

Juan Scuro
Doutor em Antropologia Social
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Brasil

 

 

Fonte: https://www.scielo.br/j/rs/a/WBN34d6m7tZkgQjdKVTSzPk/?lang=pt 
> https://doi.org/10.1590/0100-85872017v37n2cap09

 

 

 



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