Espiritualidade e Sociedade





Jorge Botelho Moniz

>    Teorias da secularização e o modelo da economia religiosa
uma análise comparativa

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Jorge Botelho Moniz
>    Teorias da secularização e o modelo da economia religiosa: uma análise comparativa

 

 

 

Resumo

Muito se tem escrito sobre a secularização, mas poucas têm sido as investigações profundas sobre as suas camadas internas e sobre as alternativas mais sólidas e sistemáticas que lhe seguiram. No nosso ver, isto refletiu-se em dificuldades de compreensão interpretativa e de aprofundamento teórico-analítico que são necessárias e possíveis de ultrapassar.

Para cumprir tal desiderato, escolhemos um desenho de investigação que engloba as estratégias da descrição densa e do método comparativo e dividimos o trabalho em duas partes essenciais.

Em primeiro lugar, analisamos os principais substratos da secularização, nomeadamente a diferenciação funcional, a racionalização a societalização, a segurança existencial e a diversidade, igualitarismo e individualismo. Em segundo lugar, introduzimos aquela que, para o estado da arte, é a principal e mais desafiante alternativa às teorias da secularização – a economia religiosa –, examinando-a à luz dos seus pressupostos fundamentais. No final do trabalho, para efeitos de maior sistematização, oferecemos um quadro de análise com a comparação dos principais axiomas das duas teorias.

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Jorge Botelho Moniz
Universidade Nova de Lisboa, Universidade Federal de Santa Catarina e Observatório Político-Brasil

Estudante de doutorado em Ciências Políticas na Universidade Nova de Lisboa. Becario de doutorado da Fundacão para a Ciência e Tecnología (FCT-Portugal) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investigador associado do Observatório Político.

 

Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/12515

DOI: https://doi.org/10.22456/1982-2650.68122

BOTELHO MONIZ, J. Teorias da secularização e o modelo da economia religiosa: uma análise comparativa. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Campinas, SP, v. 19, n. 26, p. 52–74, 2017. DOI: 10.22456/1982-2650.68122. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/12515.

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual