Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar
se as empresas que se declaram socialmente responsáveis divulgam
informações financeiras específicas sobre os
recursos gastos em benefício público (investimento
social privado) e, também, verificar se há diferença
significativa da dimensão desses gastos entre empresas cujos
produtos estão associados a externalidades negativas e as
organizações participantes do Índice de Sustentabilidade
Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
A amostra foi formada por 52 empresas, segregando-se em: 34 organizações
participantes do ISE e 18 empresas das indústrias de fumo,
bebidas alcoólicas e armas. Os dados foram obtidos dos relatórios
anuais dos exercícios de 2005 e 2004, páginas eletrônicas
e balanços sociais das respectivas empresas, do banco de
dados eletrônicos da Bovespa e, ainda, de questionários
enviados aos gestores cujas empresas não explicitavam, publicamente,
seus projetos sociais.
Os resultados apontaram que nem todas as organizações
que declaram realizar investimentos sociais evidenciam tal fato.
Na amostra, 11,8% das entidades componentes do ISE e 72,2% das organizações
vinculadas a externalidades negativas, não divulgam informações
financeiras sobre o valor de gastos sociais, gerando dúvidas
sobre a existência ou a dimensão dos investimentos
à comunidade. As duas únicas empresas de fumo (CTA
Continental e Souza Cruz) que evidenciam informações,
entretanto, destacam-se por apresentarem média de investimentos
sociais maiores do que a das empresas do ISE, indicando que há
incentivos específicos para tal comportamento.