Espiritualidade e Sociedade





Wania Amélia Belchior Mesquita

>   Correndo atrás da prosperidade: trabalho e empreendedorismo entre fiéis neopentecostais

Artigos, teses e publicações

Wania Amélia Belchior Mesquita
>    Correndo atrás da prosperidade: trabalho e empreendedorismo entre fiéis neopentecostais

 

 

 

Resumo

Tendo como pano de fundo as mudanças ocorridas no cenário religioso brasileiro nas últimas décadas, este artigo procura analisar como a Igreja Universal do Reino de Deus estabelece as idéias expressas a partir da Teologia da Prosperidade com a concepção de trabalho, empreendedorismo e ganhos materiais.

Através de entrevistas com féis, busca-se examinar como os elementos doutrinários orientam a vidas destes adeptos, o modo como interpretam e cumprem as prescrições religiosas e o seu direcionamento para o trabalho e o sucesso.

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Wania Amélia Belchior Mesquita
Universidade Estatal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutorado em Sociología no Instituto Universitário de Investigações do Rio de Janeiro / SBI. Catedrático da Universidade Estatal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

 

 

Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13233

DOI: https://doi.org/10.22456/1982-2650.2517

MESQUITA, W. A. B. . Correndo atrás da prosperidade: trabalho e empreendedorismo entre fiéis neopentecostais. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Campinas, SP, v. 9, n. 9, p. 195–215, 2020. DOI: 10.22456/1982-2650.2517. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13233

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :