Espiritualidade e Sociedade





Renan Santos Mattos

>   Que Espiritismo é esse: Fernando do Ó e o contexto religioso de Santa Maria/RS (1930-1940)

Artigos, teses e publicações

Renan Santos Mattos
>   Que Espiritismo é esse: Fernando do Ó e o contexto religioso de Santa Maria/RS (1930-1940)

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 

RESUMO

 

Diante do processo de pluralização do campo religioso brasileiro em finais do século XIX, quando se evidencia a constituição de um mercado competitivo de bens de salvação entre as diferentes vertentes religiosas, a presente dissertação investiga a trajetória de Fernando Souza do Ó. Ele foi uma importante liderança espírita da cidade de Santa Maria no processo de organização do movimento espírita local, ao assumir a função de “propagador” da doutrina no município no contexto de 1930 a 1940.

Nesse sentido, partimos da preocupação de como suas ideias representaram uma estratégia de inserção para o movimento espírita na cidade de Santa Maria, e para tanto, recorremos ao conjunto de escritos do autor veiculados na imprensa leiga (Diário do Interior) com o intuito de compreender como Fernando do Ó estabelecia diálogo com os diferentes agentes que compunham esse cenário, permitindo, a partir de sua atuação, evidenciar os conflitos e concorrências existentes no campo religioso na Cidade de Santa Maria.

A dissertação está vinculada a linha de pesquisa Migrações e Trabalho do PPGH/UFSM quando analisa as relações constitutivas de um campo de disputas entre novas organizações do trabalho e o processo de inserção desse personagem em realidades de migração.

Compõe-se de um capítulo de questões de trajetória e biografia, onde busca-se responder quem foi Fernando do Ó, e o que o legitima enquanto personagem importante do espiritismo na cidade.

O segundo capítulo trata da Experiência Espírita, logo, tem-se por objetivo apresentar o surgimento do espiritismo, caracterizando as questões teóricas propostas por Alan Kardec e as especificidades de constituição do movimento espírita na cidade. E, por fim, abordamos as posições políticas e filosóficas assumidas por Fernando do Ó no jornal Diário do Interior, referenciando assim as interpretações do personagem acercadas questões de seu tempo histórico.

 

 

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em História

Orientador: Prof. Dr. Beatriz Teixeira Weber

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Santa Maria, 15 de janeiro de 2014

 

 

>>>    texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/9646?show=full
https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/9646/MATTOS%2C%20RENAN%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

 

 

* * *

 

 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :