Espiritualidade e Sociedade





Luzia Mathias

>   Compartilhar

Artigos, teses e publicações

Luzia Mathias
>   Compartilhar

 

 

Aproveita o teu dia e vai semeando au-
xílios, esparzindo bondade de que esteja
rica a tua vida, e provarás o licor da alegria
na taça da felicidade de servir.

— Joanna de Ângelis —

 

 

Por enquanto, ainda estamos precisando ser ensinados a fazer aquilo que é o mais elementar procedimento de saúde espiritual, do mesmo modo que ainda temos que ser ensinados a adotar alimentação saudável, ter atividade física, meditar, respirar adequadamente, para termos saúde física.

Vamos pensar juntos sobre isso...

Quais auxílios posso distribuir semeando amor nos corações?

De que manifestações de bondade já sou capaz de esparzir como água refrescante sobre o jardim ressecado?

De que riquezas desfruto em minha vida e que me cabe compartilhar?

Será que já penso no ato do compartilhamento como uma condição de saúde?

Vamos então aproveitar juntos essa leitura para que ela possa nos despertar nos motivar, a sermos mais proativos no ato saudável de compartilhar.

Nós sempre podemos ensinar o que sabemos, com humildade e paciência.

Nós sempre podemos elogiar ao invés de criticar.

Nós sempre podemos dedicar tempo, ouvido, mãos que ajudem em alguma tarefa.

Nós sempre podemos olhar e sorrir, ao invés de olhar com indiferença. Podemos indicar um livro, um serviço, um trabalho, um espaço, um passeio, uma oportunidade de renovação de vidas.

Podemos sempre calar a notícia ou a palavra que alguém atirou sobre nós, nos causando mal estar. Por que levar isso adiante?

O idoso quer contar suas histórias repetidas, a criança quer atenção para suas habilidades, o jovem quer reconhecimento de seus talentos. Por que negar alegando falta de tempo ou de paciência?


Ás vezes, basta um e-mail de agradecimento pelo esforço que fazem e aquele que estivesse talvez a ponto de desistir, recupera o ânimo.

Todas as virtudes são moedas valiosas no banco do AMOR: coragem, esperança, tolerância, acolhimento, fé, disponibilidade, compaixão, alegria de viver. Se estamos em débito, aprendamos a capitalizar o que a Espiritualidade Superior distribui a mancheias, a quem tem ouvidos de ouvir e olhos de ver. Mas se nosso saldo é minimamente positivo cabe-nos compartilhar, fazer depósitos nas contas daqueles que se acham em estado de falência, sem julgamento e sem cobranças.

A proposta de Joanna de Ângelis, na frase em epígrafe, é que façamos isso DIARIAMENTE.

De que dons minha vida está rica?

E como posso semear e esparzir esses dons no tempo e no espaço que me couber viver?

Afinal, quem não quer provar o licor da alegria, na taça da felicidade de servir?

 

 

 

 

Fonte: Revista CELD de Estudos Espíritas
https://celd.xyz/wp-content/uploads/02-Revista_CELD_Fevereiro-2020.pdf

 

 

 

* * *

 

 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
|  B  |   C  |   D   |  F   |  G  |   H  |   I   |  J     K   |   L    M  |   N   |   O   |   P  
-  Q  |   R  |  S  |   T   |   U   |   V    |   W   |   X    |   Y    |    Z  
Allan Kardec      -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :