Resumo
O presente estudo teve por
objetivo identificar o perfil e motivações dos alunos
de uma instituição de ensino público, confessional
e médio técnico profissionalizante da cidade de Curitiba,
neste caso o Colégio Estadual Santa Cândida. Com base
na investigação da realidade do Colégio estudado,
procurou-se levantar informações que propiciem a discussão
e a busca de caminhos que possam sinalizar formas de ação
e estratégias que visem melhorar a qualidade do ensino e
rendimento dos alunos de nível médio e técnico
profissionalizante.
Para tal, em primeiro momento,
foi realizada uma revisão de literatura em livros, artigos,
e fontes da web que discorrem sobre o assunto. Na segunda etapa
do trabalho, foi aplicado um questionário, destinado aos
alunos da faixa etária de 15 a 20 anos, que estudaram durante
o ano de 2017, no Colégio Estadual Santa Cândida. Posteriormente,
os dados coletados através desse instrumento foram analisados
e os resultados expressados em forma quantitativa e estatística.
Com base na análise, observou-se que a grande maioria dos
alunos declara-se estudante como sua principal ocupação,
no entanto, não dedica a maior parte do seu tempo e dos seus
recursos para esta atividade. Muitos não trabalham e dedicam
menos de cinco horas para estudo, mas compreendem que sua principal
ocupação é ser estudante. Gastam seus recursos
financeiros com supérfluos, investindo pouco em sua formação
intelectual.
Com base nos resultados da
pesquisa, identifica-se a necessidade de um trabalho de conscientização
desses jovens no sentido desses compreenderem melhor as suas prioridades
e a si mesmo, o que poderia melhorar e maximizar a formação
a sua formação acadêmica e profissional.
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