Espiritualidade e Sociedade





Derson Lopes Jr; Marco Figueiredo Milani Filho; Paulo Hayashi Jr.; Tristan Guillermo Torriani


>   Bibliometric Study on Spirituality in Organizations: An Overview of the Field

Artigos, teses e publicações

Derson Lopes Jr; Marco Figueiredo Milani Filho; Paulo Hayashi Jr.; Tristan Guillermo Torriani
>   Bibliometric Study on Spirituality in Organizations: An Overview of the Field

 


Resumo:

 

Objetivo da Pesquisa: Este artigo realiza um estudo bibliomérico sobre o tema Espiritualidade nas Organizações, de todos osartigos no Web of Science até 2021.

Enquadramento Teórico: Análise bibliométrica quantitativa sobre produção de literatura a respeito da espiritualidade nasorganizações.

Metodologia: A partir de um levantamento teórico subsidiado pela técnica da bibliometria, aprofundamos os principais autorese periódicos da área e oferecemos algumas sugestões para desenvolvimento de estudos futuros.

Resultados: Dentre os temas articulados com a espiritualidade nas organizações, alguns que merecem destaque são a liderança, oambiente de trabalho, os valores individuais e organizacionais e o desempenho. A espiritualidade não deve se restringir às questõeseconômicas e financeiras, pois sua natureza vai além dos aspectos materiais. Embora o tema da espiritualidade tenha começadona década de 1920, ainda existem grandes desafios no campo. Considerando as rápidas mudanças no mundo, seja em termos detecnologia, saúde pública ou pandemia, as recompensas parecem superar as dificuldades. Além disso, apesar da estreita ligaçãoentre espiritualidade e religião, a primeira não se restringe à segunda. Parece haver um campo de desenvolvimento mais rico,principalmente na vontade de alcançar o bem-estar individual e coletivo, que impacta positivamente no desempenho de todos.Esse conceito parece ser o objetivo final da gestão organizacional moderna.

Originalidade: A espiritualidade nas organizações ainda é um tema relativamente novo na literatura de administração, comopode ser visto neste artigo. Poucos estudos bibliométricos foram produzidos sobre o tema, o que torna este artigo original em seuobjetivo. Além disso, contribui para a discussão da espiritualidade no contexto organizacional ao romper com a visão instrumentalda espiritualidade como um meio de aumentar o desempenho organizacional; ao conceituar o indivíduo como um ser holísticocom o intuito de superar a abordagem dualista da relação mente-corpo; ao reconhecer o local de trabalho como algo mais do queum lugar para o corpo; e ao considerar a espiritualidade também em contextos organizacionais não-empresariais.

Contribuições Teóricas e Práticas: Apesar do recente crescimento do tema, a espiritualidade nas organizações ainda apresentagrandes desafios devido a sua natureza inerente. Um olhar mais atento ao que foi alcançado até agora no campo da espiritualidadenas organizações mostra a positividade de aprender com o passado, além de refletir sobre o futuro.

 


 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

 

Fonte: Administração Pública e Gestão Social, 2022, vol. 14, núm. 4, Octubre-Diciembre, ISSN: 2175-5787
> https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/13889/7629

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :