A dissertação Anália
Franco e sua ação sócio-educacional na transição
do Império para a República (1868-1919) apresenta um estudo
histórico-biográfico sobre a educadora brasileira Anália
Franco. Anália Franco nasceu em Resende – RJ em 1853 e
em 1868 já atuava como professora auxiliar na província
de São Paulo.
Sua atuação como educadora foi marcada por uma convicta
preocupação social, levando-a a posicionamentos políticos
em um período em que as mulheres tinham pouco espaço na
vida pública. Após 1871, com a Lei do Ventre Livre, começa
sua primeira atividade sócio-educacional educando crianças
negras abandonadas e posicionando-se como abolicionista. Em 1901 Anália
fundou a Associação Feminina Beneficente e Instrutiva
de São Paulo que criou escolas maternais, creches, liceus, escolas
noturnas, oficinas profissionalizantes e asilos na capital paulista
e em outras cidades espalhadas pelo estado. Sua atividade estava voltada
para a mulher trabalhadora, pobre ou marginalizada pela sociedade, bem
como para suas crianças e órfãos. Anália
trabalhou intensamente pela educação dos mais pobres até
seu falecimento em 1919, quando foi vítima de gripe espanhola.
A pesquisa envolveu o contato direto com fontes primárias produzidas
pela própria educadora como alguns manuais educativos, relatórios
da Associação Feminina, atas e os periódicos: Álbum
das meninas e A voz maternal. Para a compreensão do significado
de sua atividade foi necessária uma contextualização
do Brasil na transição do Império para a República
e a inserção da educadora nesse contexto, que possibilitou
a formação de suas idéias de igualdade, liberdade
e, posteriormente, sua prática educativa.
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tese completa disponível em pdf - clique aqui para acessar
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vejam também
o resumo de sua no ENLIHPE 2009 com o vídeo de sua entrevista
com a autora realizada no 5º Encontro da Liga de Pesquisadores
do Espiritismo - ENLIHPE 2009
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