O que é o Espiritismo - Fora
da caridade não há salvação.
Introdução ao conhecimento do mundo invisível pelas
manifestações dos espíritos
Contendo o resumo dos princípios da Doutrina Espírita
e a resposta às principais objeções
Preâmbulo
As pessoas que não têm do Espiritismo senão um conhecimento
superficial são naturalmente levadas a fazer certas indagações,
às quais um estudo completo lhes daria, sem dúvida, a
solução. Mas o tempo e, freqüentemente, a vontade,
lhes faltam para se consagrarem às observações
continuadas. Quereriam, antes de empreender essa tarefa, saber ao menos
do que se trata e se vale a pena dela se ocuparem. Pareceu-nos útil,
pois, apresentar, em um quadro restrito, a resposta a algumas das questões
fundamentais que nos são diariamente dirigidas. Isso será,
para o leitor, uma primeira iniciação e, para nós,
tempo ganho pela dispensa de repetir constantemente a mesma coisa.
O primeiro capítulo contém, sob a forma de diálogos,
respostas às objeções mais comuns da parte daqueles
que ignoram os primeiros fundamentos da Doutrina, assim como a refutação
dos principais argumentos dos seus opositores. Essa forma nos pareceu
mais conveniente, porque não tem a aridez da forma dogmática.
O segundo capítulo é consagrado à exposição
sumária das partes da ciência prática e experimental,
sobre as quais, na falta de uma instrução completa, o
observador novato deve dirigir sua atenção para julgar
com conhecimento de causa. É de alguma forma o resumo de O
Livro dos Médiuns. As objeções
nascem, o mais freqüentemente, de idéias falsas que são
feitas, a priori, sobre o que não se conhece. Corrigir essas
idéias é antecipar-se às objeções:
tal é o objeto deste pequeno escrito.
O terceiro capítulo pode ser considerado como o resumo de O
Livro dos Espíritos.
É a solução, pela Doutrina Espírita, de
um certo número de problemas do mais alto interesse de ordem
psicológica, moral e filosófica, que são colocados
diariamente, e aos quais nenhuma filosofia deu, ainda, soluções
satisfatórias. Que se procure resolvê-los por outra teoria,
e sem a chave que nos oferece o Espiritismo, e ver-se-á que elas
são as respostas mais lógicas e que melhor satisfazem
à razão.
Este resumo não é somente útil para os iniciantes
que poderão nele, em pouco tempo e sem muito esforço,
haurir as noções mais essenciais, mas também o
é para os adeptos aos quais ele fornece os meios para responder
às primeiras objeções que não deixam de
lhe fazer, e, de outra parte, porque aqui encontrarão reunidos,
em um quadro restrito, e sob um mesmo exame, os princípios que
eles não devem jamais perder de vista.
Para responder, desde agora e sumariamente, à questão
formulada no título deste opúsculo, nós diremos
que:
O Espiritismo é ao
mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina
filosófica. Como ciência prática, ele consiste
nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos;
como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais
que decorrem dessas relações.
Pode-se defini-lo assim:
O Espiritismo é uma
ciência que trata da natureza, da origem e da destinação
dos Espíritos, e das suas relações com o mundo
corporal.
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