Espiritualidade e Sociedade





Geylson Kaio

>    Sociedade e Espiritismo: uma transformação necessária

Artigos, teses e publicações

Geylson Kaio
>    Sociedade e Espiritismo: uma transformação necessária



 

“Muitas pessoas pensam, por outro lado, que O Livro dos Espíritos esgotou a série de perguntas de moral e de filosofia; é um erro; por isso, é talvez útil indicar a fonte de onde se pode tirar assuntos de estudo, por assim dizer, ilimitados”
KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns.
Tradução Salvador Gentile, revisão de Elias Barbosa. Araras, SP. IDE, 59ª edição, 2001

 

 

Primeiro, é importante lembrar que o Espiritismo é maior do que a soma de suas partes. Maior do que cada pessoa em particular, do que cada instituição ou segmento espírita organizado.

Quando se afirma que o Espiritismo é uma representação do ensino coletivo dos Espíritos – e aí devemos entender que os Espíritos são seres que povoam o universo e constituem uma das forças da natureza, podendo estar na dimensão dos encarnados ou dos desencarnados – se afirma também, que a construção do ensino Espírita, com base na coletividade, é uma das forças de autoridade do seu movimento transformador.

A sabedoria espiritual de Allan Kardec e a permanente assessoria dos bons Espíritos sempre o colocaram na trilha das idéias progressistas e humanitárias. A sua contribuição pessoal foi tão decisiva e determinante para a nova ordem dos acontecimentos futuros do Espiritismo, que a concepção de uma Doutrina filosófica, de profundas conseqüências éticas e morais, sem as barreiras separatistas da religião, fizeram do Espiritismo uma das ferramentas mais importantes de evolução da humanidade inteira.

O sectarismo e o exclusivismo arbitrário, autocrata, são próprios daqueles que se jactam maiores do que o são. E, neste sentido, Allan Kardec é imune. É imune porque seu pensamento e suas idéias sempre se pautaram pelas bases da ciência da época e pelo bom senso de tudo o que está relacionado ao progresso do Espiritismo. Ele realmente foi o grande iniciador de um movimento de idéias progressistas e transformadoras em assuntos ontológicos, transcendentes, espirituais e sociais.

Quando vemos suas afirmações no livro “O que é o Espiritismo”, por exemplo, percebemos o quanto ele esteve preocupado com o justo entendimento do Espiritismo, que não impõe nada a ninguém, demonstrando que o seu lugar no mundo é o centro, o meio, independente de toda e qualquer questão dogmática. E que o mais importante para um Espírita é a prática do bem. Allan Kardec via o Espiritismo como uma grande potência que revolucionaria o mundo com seus princípios e sua filosofia libertadora. Uma síntese de conhecimentos e princípios espirituais.

Mas aqui cabe uma outra reflexão que se faz urgente para nós espíritas: como renovar o mundo, se não estamos envolvidos direta e afirmativamente nas questões sociais que assolam o planeta? Como construir uma relação harmoniosa com o outro, quando a sociedade em que vivemos está doente? Como estreitar os laços sociais e familiares, se não conseguimos nos libertar do orgulho e do egoísmo avassaladores?

É necessária uma renovação na mentalidade de todos nós que pensamos o Espiritismo apenas nos limites dos Centros e Instituições Espíritas. É necessária uma reorganização do fazer Espírita. É necessária uma maior participação social dos Espíritas nas políticas públicas do país. É necessária uma parceria que vise à totalidade do Espiritismo e não apenas a sua representação simbólica na sociedade. É necessária uma renovação social. Mas antes de tudo, é necessária uma vontade firme de começar mudando a si mesmo. Conhece-te a ti mesmo.

 


* Geylson Kaio – Psicólogo Clínico; Educador Espírita e Vice-presidente da ASSEPE.

 

 

Fonte: http://livrepensarespirita.blogspot.com/2008/04/sociedade-e-espiritismo-uma-transformao.html

 

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :