Espiritualidade e Sociedade





Airton Luiz Jungblut


>   O uso religioso da Internet no Brasil

Artigos, teses e publicações

Airton Luiz Jungblut
>   O uso religioso da Internet no Brasil

 

 

 

Resumo

A intenção deste texto é socializar algumas observações feitas nestes últimos dez anos a respeito da utilização que indivíduos, grupos e instituições têm feito da Internet para tornar públicas no Brasil suas crenças e traços identitários religiosos. Com isso, pretende-se contribuir para a compreensão do, até certo ponto, recente “mercado religioso brasileiro”, observando mais atentamente o impacto dessa nova mídia neste processo. Outrossim, buscar-se-á verificar até que ponto a noção de “mercado religioso” proposta por autores como Rodney Stark, William Sims Bainbridge, Laurence Iannaccone e Roger Finke, se mostra útil à prospecção de elementos analíticos interessantes para a compreensão da utilização que indivíduos e grupos fazem da Internet.

 

>>>   texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Airton Luiz Jungblut

Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-RS


 

 

 

Fonte: PLURA, Revista de Estudos de Religião, vol.1, nº 1, 2010, p. 202-212

 

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :