Espiritualidade e Sociedade



David Grossvater

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David Grossvater
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Esta rara obra foi lançada em abril de 1966 pelo escritor espírita da Venezuela, David Grossvater.

Nascido em Cracóvia, na Polônia, em 16 de outubro de 1911, Grossvater emigrou para o Brasil na adolescência. Morou em Porto Alegre-RS, onde tomou contato com o Espiritismo, tendo frequentado centros espíritas daquela cidade. Ao ter idade para servir o exército, transferiu-se para a Venezuela, em 1930.

Na Venezuela, tomou contato com o movimento espiritualista criado pelo intelectual e escritor espírita espanhol Joaquín Trincado Mateo (1866-1935), radicado em Buenos Aires, Argentina.

Assim como o revolucionário nicaraguense Augusto César Sandino, Grossvater se aproximou do chamado Trincadismo, mas logo rompeu com este singular movimento espiritualista por discordar de suas teorias sobre a origem do homem e do espírito. Entusiasmou-se com a obra Evolução em Dois Mundos, do espírito André Luiz, psicografada pelo médium mineiro Chico Xavier (1910-2002) e com A Grande Síntese, a principal obra do filósofo espiritualista italiano Pietro Ubaldi (1886-1972).

Em função da discordância com as ideias de Joaquín Trincado e a rejeição à feição cristã imprimida por Allan Kardec em sua obra, Grossvater desenvolveu uma forma peculiar de ver a Doutrina Espírita, que denominou de Espiritismo Laico, em contraposição ao Espiritismo Cristão e ao Espiritismo Trincadista. Em seu pensamento, pode-se notar a marcante influência das ideias do cientista espírita francês Gabriel Delanne (1857-1926), da Metap-
síquica, de André Luiz/Chico Xavier e de Pietro Ubaldi.

Grossvater influenciou várias lideranças espíritas da Venezuela e outros países da América Latina. O movimento laico, criado por ele, que chamava de evolucionismo anticriacionista, atravessou fronteiras.

Em uma das palestras de Grossvater no CIMA, o futuro presidente da Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA) e escritor espírita, Jon Aizpúrua, na plateia, então adolescente, ateu e bastante influenciado pelo marxismo, aceitou o desafio proposto pelo palestrante em ler e debater com ele O Livro dos Espíritos, a principal obra do fundador do Espiritismo, Allan Kardec: nunca mais parou de estudá-la. Sua iniciação espírita começou a partir deste episódio. Aizpúrua herdou o legado de Grossvater e assumiu a liderança do CIMA, no entanto, com uma visão mais kardecista do que a de seu mestre, sem todavia romper com a concepção laica, filosófico-científica e livre-pensadora, marcas registradas do movimento criado por Grossvater.

A síntese de seu pensamento se encontra nesta obra, Espiritismo Laico, muito combatida e pouco lida. Nela podemos vislumbrar o poder de suas profundas reflexões e o confronto do pensamento espírita com outras áreas do conhecimento, especialmente a biologia, a psicologia e a metapsíquica. De valor histórico inestimável e, apesar de datado em muitos aspectos, este livro, há muito tempo esgotado, influenciou o chamado movimento laico no
Brasil, nos anos 1960, especialmente o Movimento Universitário Espírita (MUE) e vários espíritas brasileiros.

 

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