Resumo
O presente artigo pretende analisar o processo de
cura na religião ayahuasqueira brasileira Santo Daime no CEFLURIS
(Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra)
com base no paradigma da corporeidade (embodiment) proposto por Thomas
Csordas (2008). Csordas investe na ideia de que a experiência
religiosa é um observatório privilegiado das relações
entre corporeidade e significação, lançando as
bases de uma antropologia psicológica que vem se destacando
por sua abordagem fenomenológica.
Nesse sentido, a análise apresenta uma descrição
etnográfica e um estudo de caso sobre o sistema de cura/doença
no Santo Daime designado de “cura espiritual”, fundamentado
na reencarnação e no consumo ritual da ayahuasca, que
encontramos na igreja “Céu de São Miguel”,
localizada no município de Picada Verão, próximo
a Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.
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Jéssica Greganich, Universidade Federal do
Rio Grande do Sul
Mestre em Antropología Social na Universidade
Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS).
Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13171
DOI: https://doi.org/10.22456/1982-2650.12604
GREGANICH, J. Cura e reencarnação: o processo
de "cura espiritual" no Santo Daime. Ciencias Sociales
y Religión/Ciências Sociais e Religião, Campinas,
SP, v. 12, n. 12, p. 107–129, 2020. DOI: 10.22456/1982-2650.12604.
Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13171
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